Subprefeitura Sé
Prefeitura leva 16 rodas às bibliotecas para celebrar o Dia do Samba entre 2 e 14 de dezembro
A Prefeitura de São Paulo promove uma programação especial para celebrar o Dia Nacional do Samba. Entre os dias 2 e 14 de dezembro, mais de dez espaços culturais — incluindo bibliotecas de bairro, pontos de leitura e bosques de leitura — recebem 16 rodas de samba que valorizam a ancestralidade e a diversidade do gênero. Todas as atividades integram o programa Biblioteca Viva.
A primeira roda de samba a chegar às bibliotecas municipais é o FestERE, que convida o grupo Samba Pemba para cinco apresentações nas zonas Leste, Sul, Norte e Oeste. Formado por músicos de diferentes origens, a banda apresenta a essência do samba raiz, resgatando memórias que atravessam gerações e reforçando o samba como expressão de resistência e conexão.
A programação tem início em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, às 10h, na Biblioteca Milton Santos (Zona Leste). As apresentações seguem:
- 3/12, às 14h, Biblioteca Brito Broca (Zona Norte);
- 4/12, às 14h, Biblioteca Paulo Duarte (Zona Sul);
- 5/12, às 14h, Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Zona Leste);
- 12/12, às 10h, Biblioteca Camila Cerqueira César (Zona Oeste).
A partir de 4 de dezembro, o grupo Pegada de Gorila apresenta a roda “Samba e Mania da Gente”, levando autenticidade e ritmo contagiante aos espaços. O repertório eclético, combinado com músicas do álbum inédito Juntos até o arroz secar, embala bibliotecas e, principalmente, pontos e bosques de leitura. A agenda inclui:
- 4/12, às 14h, Biblioteca Sylvia Orthof;
- 6/12, às 14h, Bosque de Leitura do Parque Raposo Tavares;
- 7/12, às 11h, Ponto de Leitura do Parque Piqueri;
- 10/12, às 16h, Biblioteca Jayme Cortez;
- 13/12, às 14h, Bosque de Leitura Parque Anhanguera;
- 14/12, às 14h, Bosque de Leitura Parque do Trote.
Já os espaços culturais do Sistema Municipal de Bibliotecas recebem a roda “Samba no Ponto”, protagonizada por mulheres sambistas. A atração destaca a força feminina que mantém viva a tradição do samba e reafirma sua presença na história do gênero. As apresentações acontecem:
- 6/12, às 14h, Bosque de Leitura Parque do Carmo;
- 7/12, às 11h, Bosque de Leitura Parque do Trote;
- 12/12, às 16h, Ponto de Leitura Olido;
- 13/12, às 14h, Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio;
- 14/12, às 11h, Bosque de Leitura Parque Ibirapuera.
Instituído pela Lei nº 1.713-A, de 2007, o Dia Nacional do Samba é celebrado em 2 de dezembro, homenageando um dos principais patrimônios culturais do Brasil — reconhecido como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco.
Além das atividades do Dia do Samba, a programação de dezembro do Biblioteca Viva celebra também o Natal, o Dia do Palhaço, o Dia do Forró e os aniversários das bibliotecas Mário Schenberg e Clarice Lispector.
Confira o serviço completo das programações e outras atividades clicando aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk