Subprefeitura

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025 | Horário: 09:11
Compartilhe:

Prefeitura realiza oitava edição do Avança Saúde – Mulher no sábado (18)

Exames preventivos e encaminhamentos para realização de mamografia serão oferecidos nas 479 UBSs da cidade, que estarão abertas das 8h às 17h

A Prefeitura realiza neste sábado (18) a oitava edição do Avança Saúde – Mulher. A ação acontece em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços oferecidos na Atenção Primária e promover o cuidado integral ao bem-estar da população do sexo feminino.

Serão oferecidos, durante todo o dia, exames preventivos como o Papanicolau, e encaminhamentos para realização da mamografia, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama.

A iniciativa, referente ao Outubro Rosa, mês voltado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, busca incentivar o autocuidado, fortalecer a educação em saúde e ampliar o acesso aos serviços de prevenção e promoção de bem-estar para mulheres usuárias do SUS, incluindo mulheres cisgênero, travestis e transexuais.

As UBSs realizarão, ainda, atualização vacinal e busca ativa para vacinação contra o HPV. Na ocasião, haverá o Dia D de multivacinação. A população poderá encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

Atendimento

As atividades nas UBSs serão realizadas em formato de estações, da seguinte forma:

         •        Acolhimento e atualização cadastral;

         •        Realização de testes rápidos;

         •        Atendimento do enfermeiro;

         •        Consulta médica;

         •        Orientação farmacêutica;

         •        Bem viver;

         •        Saúde Bucal;

         •        Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, com aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB);

         •        Modera SP e Tabagismo.

Ações educativas individuais e em grupo, com temas como práticas integrativas e complementares (Pics), alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência, diversidade, maternidade, climatério, saúde mental e autoexame das mamas farão parte da estação Bem Viver.

collections
Galeria de imagens