Subprefeitura

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025 | Horário: 10:54
Compartilhe:

São Paulo é única cidade da América do Sul indicada para programa internacional de intercâmbio decultura

Programa Internacional de Liderança é um intercâmbio entre lideranças de cidades de países da Ásia, Europa, América do Sul e do Norte com foco em cultura

São Paulo, 10 de outubro de 2025 – São Paulo foi a única cidade da América do Sul indicada para participar do Programa Internacional de Liderança do World Cities Culture Forum de 2025, um programa entre líderes internacionais com foco em ampliar e fortalecer a cultura baseada nas experiências de diferentes locais do mundo.

A 3ª edição traz líderes de 19 cidades da Ásia, Europa, América do Sul e do Norte para compartilhar ações culturais que geraram impactos sociais significativos e, através dessas experiências, inspirar metrópoles a levar cultura para o centro da economia, tanto de dia quanto de noite, e assim, transformar os centros em lugares mais seguros para circulação.

São feitas visitas para mapear as mudanças nas cidades e identificar quais foram as adaptações e melhora nas políticas. Depois, são oferecidos aos líderes pesquisas, opiniões e ideias práticas para aplicar novas ações.

Os líderes selecionados para fazerem parte deste tour de estudos e visitas são de Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Boston (Estados Unidos), Colônia (Alemanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Cantão (China), Jacarta (Indonésia), Kiev (Ucrânia), Londres (Inglaterra), Los Angeles (cidade e condado, nos Estados Unidos), Milão (Itália), Montreal (Canadá), Nova Iorque (Estados Unidos), São Francisco (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Estocolmo (Suécia), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá), Varsóvia (Polônia).

O Programa de Liderança mostra o que é possível quando os líderes das cidades se juntam com ambição e mente aberta. Através de compartilhar nossas melhores ideias e aprender com as cidades, na prática. Nós estamos acelerando a mudança e desbloqueando o poder da cultura de transformar o futuro das cidades”, disse Justine Simons OBE, fundadora do World Cities Culture Forum e vice-prefeita de Londres para Cultura e Indústrias Criativas.

Desde 2018, o programa de liderança auxiliou mais de 185 líderes de 22 cidades do mundo a chegar em mudanças consideráveis. Os intercâmbios anteriores foram um dos principais incentivos para programas como o Creative Land Trust, que oferece espaços com preços acessíveis para artistas ao redor do mundo.

O World Cities é a frente das mudanças globais, desde crescimento da população e migração até mudanças climáticas e desigualdade. Para vencer esses desafios, é necessário que todas as cidades trabalhem juntas e aprendam umas com as outras. O programa de liderança leva à colaboração entre as cidades e acelera a mudança”, disse Laia Gasch, diretora do World Cities Culture Forum.

Confira os temas que serão tratados do World Cities Culture Forum de 2025:

  1. Como construir uma economia noturna resiliente

Cidades: Amsterdam (Holanda), Colônia (Alemanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Cantão (China), Londres (Inglaterra), São Francisco (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia) e Toronto (Canadá).

Sinopse: O foco desse intercâmbio é focar em abordagens e colaboração para construir uma economia noturna à prova do futuro e que coloque a cultura no centro de uma cidade que funciona 24 horas.

  1. Como desenvolver a economia prateada (para pessoas acima de 50 anos)

Cidades: Cantão (China) e Londres (Inglaterra)

Sinopse: Participantes deste intercâmbio vão mergulhar no papel da cultura em desenvolver o potencial da economia prateada para melhorar a qualidade de vida para adultos acima de 50 anos e criar cidades resilientes e amigas de todas as idades.

  1. Como repensar a comemoração em espaços urbanos

Cidades: Amsterdam (Holanda), Londres (Inglaterra), Nova Iorque (Estados Unidos), Kiev (Ucrânia) e Varsóvia (Polônia).

Sinopse: Em meio a históricos complexos de guerra, colonização, migração e justiça social, este intercâmbio explora como as cidades podem utilizar da melhor forma os espaços públicos e como representar narrativas conflitantes no espaço urbano.

  1. Como auxiliar a força do trabalho na economia criativa

Cidades: Boston (Estados Unidos) e São Paulo (Brasil).

Sinopse: Esse intercâmbio irá explorar modelos para certificar que a economia criativa da cidade continue dando certo mesmo no futuro através da conexão de Boston e São Paulo.

  1. Como co-criar arte pública

Cidades: Jacarta (Indonésia) e Milão (Itália)

Sinopse: Esse intercâmbio destaca como instituições culturais e comunidades podem colaborar para criar arte pública que reflete a identidade local e que promove o orgulho do munícipe.

  1. Como criar avenidas para pedestres

Cidades: Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra)

Sinopse: Barcelona traz a experiência que tem com a Avenida La Rambla, uma das vias mais movimentadas por pedestres que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho, na Cidade Velha, para compartilhar com Londres, que tem um projeto para transformar a Rua Oxford em um local sem circulação de veículos.

  1. Como criar uma cidade de filme bem sucedida

Cidades: Londres (Inglaterra), Los Angeles (Cidade e Condado, nos Estados Unidos), Nova Iorque (Estados Unidos), Montreal (Canadá), Toronto (Canadá) e Vancouver (Canadá)

Sinopse: Esse intercâmbio vai explorar estratégias para fomentar a colaboração e a resiliência entre as principais cidades onde filmes são gravados e compartilhar os desafios da indústria.

Sobre o World Cities Culture Forum

O World Cities Culture Forum é líder em networking global de líderes civis de até 45 cidades criativas em seis continentes. Nossos líderes compartilham ideias e soluções para construir um mundo onde cultura é o coração de cidades prósperas. Nós estabelecemos o princípio de que cultura é a corrente de ouro das cidades: são suporte a comunidades, melhoram a saúde e bem-estar, atraem turistas e impulsionam economias.

collections
Galeria de imagens