Subprefeitura

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025 | Horário: 15:41
Compartilhe:

São Paulo é reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa no cinema

Título é resultado de políticas públicas consistentes da Prefeitura de São Paulo para o audiovisual

São Paulo acaba de conquistar o título de Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema, passando a integrar uma seleta rede internacional que reconhece cidades onde a criatividade é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável.  A nomeação consagra o dinâmico ecossistema audiovisual paulistano, resultado de políticas públicas consistentes da Prefeitura de São Paulo e de uma rede que envolve produtores, criadores, exibidores, festivais e instituições de ensino. 

O reconhecimento consolida a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e reforça seu papel de liderança na economia criativa global. Ao integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), São Paulo amplia sua capacidade de cooperação internacional, abrindo caminho para novas parcerias, investimentos, geração de empregos e fortalecimento do turismo cultural.

A candidatura da cidade ao título foi conduzida pela Prefeitura de São Paulo, sob a liderança da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) e da Spcine, responsáveis pelo processo de inscrição e articulação junto aos órgãos nacionais e internacionais.

A escolha da cidade foi confirmada após análise do Comitê de Seleção do Governo Federal, composto pelos ministérios do Turismo, da Cultura e pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO. Ao todo, 23 cidades brasileiras tiveram suas propostas avaliadas, e São Paulo foi a selecionada para representar o país na categoria Cinema.

“A inovação que conquistou o título de Cidade Criativa da UNESCO não está apenas na tecnologia, mas na forma como São Paulo se relaciona com seus territórios e públicos. Sessões azuis, para pessoas autistas, programações voltadas a idosos, mães com bebês ou eventos pet friendly são exemplos de um audiovisual vivo, que escuta, acolhe e transforma”, afirma Emiliano Zapata, diretor de Inovações da Spcine. 
 

Sobre a Rede de Cidades Criativas

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, das quais 14 são brasileiras. Com esse resultado São Paulo passa a integrar o grupo, compartilhando boas práticas e desenvolvendo parcerias para impulsionar ainda mais sua indústria cinematográfica. 

"A inserção de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO coloca a nossa metrópole em um seleto grupo de cidades que são referência global em inovação e cultura. Esta é uma ferramenta poderosa para a diplomacia municipal, que permitirá trocas de experiências, atração de investimentos e a projeção da nossa riqueza cultural no exterior", completa a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

Iniciativas que fundamentaram a conquista

A candidatura de São Paulo foi sustentada por um conjunto pujante de ações e investimentos, no setor cinematográfico e do audiovisual. A existência da SPcine, que atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para cinema, TV, games e novas mídias. 

O apoio aos realizadores locais se expressa em diversas iniciativas da Prefeitura de São Paulo , como o Circuito Spcine, que leva cinema a bairros periféricos, e programas como Cinema em Bibliotecas e as sessões especiais da Virada Cultural, que garantem acesso gratuito à população. 

collections
Galeria de imagens