Subprefeitura Sé
Visita guiada às obras da Capela dos Aflitos acontece nesta quarta-feira (13)

São Paulo, 11 de agosto de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove ações educativas gratuitas em sítios arqueológicos da cidade de São Paulo durante a Semana de Valorização do Patrimônio.
Localizada no bairro da Liberdade, a Capela dos Aflitos, importante espaço para a história da comunidade preta, afrodiaspora e indígena mas também para a construção da história da cidade como um todo, já que a capela é reconhecida como um documento arquitetônico, cujo suas paredes, pisos e elementos ajudam foram essenciais para representar os acontecimentos estará aberto para visitação gratuita na quarta-feira (13) em quatro sessões: 10h, 11h30, 14h e 15h30, com acesso mediante inscrição prévia via forms.
Durante a visita guiada, os participantes terão a chance de conhecer os principais desafios da equipe técnica, como a leitura das transformações sofridas pelo edifício, a identificação empírica de técnicas construtivas vernáculas e a tomada de decisão diante da ausência de registros formais.
Como o espaço que vem passando por obras de restauração, essa ação será uma grande oportunidade para que estudantes, profissionais e interessados em patrimônio cultural e histórias da cidade de São Paulo se aprofundem no tema e conheçam esse importante patrimônio.
O Sítio Mirim e o Sítio Morrinhos também abrem as portas de seus sítios arqueológicos. O Sítio Mirim, localizado na Vila Jacuí, promove escavação arqueológica simulada, com o objetivo de aproximar os jovens à essa ciência, de uma forma lúdica e interativa. Na zona norte, o Sítio Morrinhos oferece uma oficina com momentos de introdução, mas também atividades práticas. Essas visitas são exclusivas para escolas e servidores do CASP.
Serviço
Atração: Visita Guiada às Obras da Capela dos Aflitos
Quando: Quarta-feira (13)
Horário: 10h, 11h30, 14h e 15h30
Sinopse: Durante a visita, serão apresentados os principais desafios enfrentados pela equipe técnica, incluindo a leitura crítica das transformações sofridas pelo edifício, a identificação empírica de técnicas construtivas vernáculas e a tomada de decisão diante da ausência de registros formais. A proposta é instigar o olhar do visitante para além da superfície, revelando os métodos utilizados para interpretar, preservar e comunicar a complexidade de um bem patrimonial que carrega, em si, o testemunho silencioso da história social, religiosa e urbana de São Paulo.
Quanto: Gratuito com inscrição prévia via forms:
https://docs.google.com/forms/d/1ugjB3s9f_pXEB-63pMJxhR9znlW3ii6MbFfAVjoTZfQ/edit?usp=drive_web&ouid=107795946540966955080
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk