Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Prefeitura de São Paulo realiza 1ª edição da Copa SIAT por meio do Programa Redenção
Texto: Gustavo Oliveira
Nessa quinta-feira (21), a Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Redenção, promoveu a primeira edição da Copa SIAT, iniciativa esportiva que reuniu beneficiários dos serviços voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade e em uso abusivo de álcool e outras drogas.
O campeonato aconteceu na quadra do SIAT II Glicério e contou com seis times, compostos por beneficiários dos serviços do Consultório na Rua e dos SIATs II Armênia e Glicério.
A proposta da Copa SIAT segue a linha de outras ações já realizadas pelo Programa Redenção, como o Festival Bola na Rede, utilizando o esporte como ferramenta de cuidado, fortalecimento de vínculos e reinserção social. Mais do que promover lazer e convivência, a atividade busca aproximar as equipes técnicas dos beneficiários, ampliando as possibilidades de encaminhamentos e adesão aos serviços de saúde e assistência social.
“O lazer, o esporte e a cultura são fundamentais no processo terapêutico, tão importantes quanto a questão medicamentosa. Sem essas dimensões, o trabalho não se completa. A Copa mostra a força que temos quando unimos esforços, mas também evidencia a importância de ampliar o apoio e os projetos nessa direção”, afirmou Bianca Rodrigues, assistente social do SIAT II Glicério.
A ação integra a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Lei Municipal nº 17.089, de 20 de maio de 2019), que articula diferentes estratégias de prevenção, cuidado e reinserção social.
Além dos torneios esportivos, o Programa Redenção promove atividades culturais, oficinas e ações de conscientização em saúde, reforçando o compromisso da Prefeitura com a proteção social e a construção de novas oportunidades de vida para a população atendida.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk