Secretaria Executiva do Programa Mananciais
C40 Cities Finance Facility visita o Programa Mananciais no Jardim Orion II
O Jardim Orion II, que está em processo de seleção para receber apoio do CFF para busca de financiamento internacional, foi o foco das atividades. O projeto para o Jd. Orion II inclui a recuperação ambiental de córregos e da margem da represa, implantação de parque linear, construção de unidades habitacionais para reassentamento de famílias e o uso de Soluções baseadas na Natureza no sistema de drenagem urbana, visando a melhoria da qualidade das águas.
A programação de cinco dias foi intensa e muito produtiva. As atividades começaram na segunda-feira (18), com uma reunião de alto nível no histórico Edifício Martinelli, reunindo representantes de diversas Secretarias Municipais: Fazenda (SF), Planejamento e Eficiência (SEPLAN), Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Mudanças Climáticas (SECLIMA), Verde e Meio ambiente (SVMA), Saúde (SMS), Subprefeituras (SMSUB), Limpeza Urbana (SELIMP) e Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), além de SpUrbanismo e SpTrans.
Nos dias seguintes, a equipe do C40 CFF participou de encontros técnicos para discutir os detalhes do projeto no Jardim Orion II. Também realizaram uma visita de campo à região, acompanhados por representantes das Secretarias do Verde e Meio ambiente (SVMA), de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), de Relações Internacionais (SMRI), além da Guarda Ambiental, para conhecer de perto os desafios e as potencialidades locais.
A agenda incluiu ainda uma visita ao Cantinho do Céu, referência em urbanização e revitalização conduzida pelo Programa Mananciais, que serviu como exemplo inspirador de transformação urbana. A missão foi concluída com uma reunião de fechamento e consolidação das discussões, com a presença de todas as Secretarias.
Esse intercâmbio representa um passo importante para o fortalecimento da parceria entre o Programa Mananciais e a C40 CFF, ampliando as perspectivas de investimento e abrindo caminho para novas oportunidades de desenvolvimento sustentável em São Paulo.
Para que uma cidade receba o apoio do CFF é necessário passar por um processo de seleção rigoroso, com mais de 10 meses de duração e quatro etapas. São Paulo iniciou o processo de aplicação para o CFF em fevereiro de 2025, junto com mais de 200 cidades de todo o mundo, e agora é uma das 8 cidades que avançaram para a quarta e última etapa do processo, que incluii a vinda de uma missão do C40/GIZ para aprofundamento de questões relativas ao projeto. O Programa Mananciais, nos dois próximos meses, receberá a notificação sobre a aprovação do apoio do CFF.
Entenda o que é a C40 Cities Finance Facility (CFF)
A C40 é uma iniciativa que ajuda cidades de economias emergentes e em desenvolvimento a preparar e a concretizar projetos de sustentabilidade e resiliência climática, transformando a sua visão em propostas de investimento viáveis para o financiamento. Implementada pelo C40 Cities e pela GIZ (a empresa alemã de cooperação internacional), a CFF fornece assistência técnica para que as cidades possam mobilizar e aceder a diferentes fontes de financiamento, como investimentos de bancos, fundos de pensão e agências de desenvolvimento. O objetivo principal do CFF é fechar a lacuna de financiamento para projetos de infraestrutura urbana sustentável, permitindo que cidades em todo o mundo implementem soluções inovadoras para enfrentar a crise climática e os desafios socioeconómicos locais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk