Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento
Auditorias
A Auditoria Geral do Município (AUDI) é uma das sete Coordenadorias que compõe a Controladoria Geral do Município (CGM), órgão central do Sistema de Controle Interno da Prefeitura de São Paulo. Nessa estrutura, a AUDI tem, entre outras atribuições, a de realizar auditorias sobre a gestão dos recursos públicos municipais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados. Também é responsável por verificar a execução e os resultados da utilização desses recursos quanto aos programas de governo e à qualidade do gerenciamento.
Os serviços típicos de auditoria interna prestados pela AUDI compreendem:
I. Avaliação: trabalho por meio do qual os auditores internos realizam avaliações objetivas para fornecer declaraçõessobre condições determinadas em comparação com os critérios estabelecidos.
II. Consultoria: atividades de assessoria ao órgão ou serviços relacionados, cuja natureza e objetivo são acordados previamente e destinam-se a agregar valor e melhorar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controle da organização, sem que o auditor interno assuma responsabilidade de gestão.
Além desses, por força legal, a auditoria realiza serviços de apuração cujo foco principal é verificar atos e/ou fatos suspeitos e com indícios de ilegalidade e/ou de irregularidade praticados por agentes públicos ou privados na utilização de recursos públicos.
Por meio de seus serviços, a AUDI busca agregar valor à gestão pública municipal e melhorar as operações de uma organização, auxiliando-a na consecução de seus objetivos com foco na eficácia, eficiência, economicidade e efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, governança e controles internos.
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo - TCMSP fiscaliza e realiza o Controle Externo das receitas e despesas do Poder Executivo Municipal de São Paulo e de suas empresas públicas, autarquias, fundações, sociedades de economia mista, e também do Poder Legislativo (Câmara Municipal e do próprio TCMSP).
Por meio de auditorias (financeiras, de conformidade e operacionais) o TCMSP verifica a regularidade dos gastos públicos no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, se atentando para os princípios da legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções, renúncias de receitas e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Ordem de Serviço 007/2013
Orgão auditado: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)
Período de realização: 07/02/2013 a 16/05/2013.
Objetivo da auditoria: verificação dos procedimentos adotados quando da permissão de uso de área pública para fins comerciais e locação do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho para os clubes de futebol.
- Ordem de Serviço 013/2013
Orgão auditado: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU)
Período de realização: 21/02/2013 a 10/05/2013
Objetivo da auditoria: verificação do efetivo recolhimento aos cofres públicos das Outorgas Onerosas do Direito de Construir.
- Ordem de Serviço 088/2013
Órgão auditado: Secretaria Municipal de Educação (SME)
Período de realização: 19/09/2013 a 06/12/2013.
Objetivo da auditoria: verificar a regularidade do Contrato n.o 14/SME/2013, assinado em 03/05/2013 com a empresa Vulcasul Indústria e Comércio de Calçados Ltda.,. para o fornecimento de tênis aos estudantes da rede municipal.
Release: Baixa qualidade de tênis fornecido às escolas municipais leva a cancelamento de contrato
- Ordem de Serviço 089/2013
Órgão auditado: Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SDTE)
Período de realização: 12/09/2013 a 04/12/2013.
Objetivo da auditoria: verificar os recursos repassados pela Prefeitura de São Paulo, bem como a sua correta destinação, através do contrato 017/SEMDET/10, assinado entre a SDTE e o Instituto Mineiro de Desenvolvimento e Cidadania - IMDC, para a qualificação de 2.000 jovens.
- Ordens de Serviço 091,094 a 097/2013
Órgão auditado: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)
Período de realização: 23/09/2013 a 02/04/2014.
Objetivo da auditoria: verificar a correta execução de convênios firmados com a Federação Paulista de Futebol Sete Society - FPFSS, o Instituto de Desenvolvimento, Cultural, Esportivo e Social do Estado de São Paulo - IDECESP, a Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais - FEPLAN, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria e o Instituto Patrícia Medrado.
Release: Auditoria aponta irregularidades em convênios firmados com o IDECESP
