Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

São Paulo apresenta programas de segurança alimentar no Fórum Global do Pacto de Milão

A cidade reforça seu protagonismo internacional ao participar do Fórum e mostra ao mundo os avanços realizados na cidade.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), representou a cidade no evento internacional “Pacto de Milão sobre Políticas de Alimentação Urbana” (Milan Urban Food Policy Pact – MUFPP), realizado em Milão, na Itália, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025. O encontro reuniu 167 cidades comprometidas com a construção de sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis, inclusivos e resilientes.

O Fórum Global do MUFPP é um acordo internacional que promove a cooperação entre governos locais em torno da transformação dos sistemas alimentares. A iniciativa ganha relevância diante da projeção de que, até 2050, mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas — cenário que desafia as formas de produção, distribuição e consumo de alimentos.

São Paulo aderiu ao Pacto de Milão em 2015, durante a Expo Milão, cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”. Desde então, a cidade consolida seu compromisso com a segurança alimentar, a sustentabilidade e a agenda climática global.

Durante o encontro, foram debatidos os desafios de garantir o abastecimento alimentar em quantidade e qualidade adequadas, especialmente frente às mudanças climáticas e à urbanização acelerada. Nesse contexto, São Paulo foi reconhecida como referência mundial, por manter um dos maiores e mais estruturados programas de Segurança Divulgação Fórum Global MUFPP Alimentar e Nutricional do planeta — com ações que abrangem toda a cadeia do sistema alimentar, da produção ao consumo, e asseguram o acesso a refeições saudáveis em todas as regiões da cidade, inclusive nas mais vulneráveis.

As políticas públicas paulistanas integram sustentabilidade, equidade e saúde, conectando programas de abastecimento, agricultura familiar, bancos de alimentos, cozinhas comunitárias, feiras livres e restaurantes populares. Todas as refeições servidas nos equipamentos públicos são elaboradas por nutricionistas, garantindo qualidade nutricional.

Além disso, as ações seguem os princípios da dieta da saúde planetária, incentivam circuitos curtos de produção e comercialização e estão alinhadas à Agenda 2030 da ONU, reafirmando o compromisso de São Paulo com sistemas alimentares mais sustentáveis, justos e inclusivos.

Programas de Segurança Alimentar da Cidade

Em São Paulo, são distribuídas diariamente cerca de 3 milhões de refeições, incluindo aquelas oferecidas na rede municipal de ensino. A capital mantém o maior programa de segurança alimentar do país, com foco no combate ao desperdício e na garantia do acesso à alimentação adequada. A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA) coordena nove programas voltados ao tema, em parceria com outras secretarias municipais que também desenvolvem ações para promover uma alimentação saudável e acessível a toda a população.

Entre os principais programas estão:

Rede Cozinha Escola (RCE) – distribui cerca de 400 refeições por dia em 65 unidades; • Armazém Solidário – oferece alimentos de qualidade com até 30% de desconto a famílias inscritas no CadÚnico e residentes na cidade;

Banco de Alimentos – recebe doações de pessoas físicas, jurídicas e feirantes, faz a triagem dos produtos próprios para consumo e os distribui a organizações da sociedade civil;

Cidade Solidária – entrega cerca de 5.500 cestas básicas por dia;

Rede Cozinha Cidadã – distribui 200 marmitas diariamente;

Bom Prato Paulistano, Feiras Livres, Mercados e Sacolões Municipais, entre outras iniciativas que integram o sistema de abastecimento e segurança alimentar da cidade.

collections
Galeria de imagens