Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Smart Sampa identifica procurado por violência doméstica no Parque Dom Pedro II e ultrapassa 2 mil presos em 2025
O Programa Smart Sampa ultrapassou nesta sexta-feira (14) a marca de 2 mil presos pelos mais variados crimes em 2025, marco alcançado um dia após mais um procurado pela Justiça ser localizado pelo sistema de inteligência. A detenção ocorreu no Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, após alerta emitido pelas câmeras inteligentes que monitoram o local.
Na quinta-feira (13), o sistema identificou um homem com mandado de prisão definitivo ativo. A equipe da Inspetoria Regional Mooca (IR-MO) foi acionada pela Central de Monitoramento e localizou Watson Vieira dos Santos, 43 anos, que estava no terminal vendendo produtos, quando foi abordado pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Conduzido ao 8º Distrito Policial, o homem teve a identidade confirmada pelas autoridades, que verificaram a existência de um mandado expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Miguel Paulista. Watson responde por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal em contexto de violência doméstica e extorsão, e possuía pena restante de 8 anos, 5 meses e 11 dias, a ser cumprida em regime fechado.
Antes de ser apresentado, ele passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Em seguida, foi registrado Boletim de Ocorrência de Captura de Procurado e emitido o Recibo de Entrega de Preso. O condenado permaneceu detido e à disposição da Justiça.
Sistema em expansão e integração com órgãos de segurança
O caso ocorre em um momento de ampliação contínua do Smart Sampa, que hoje conta com 40 mil câmeras inteligentes posicionadas em pontos estratégicos da cidade. A expansão tem fortalecido o monitoramento urbano e acelerado a resposta das equipes de segurança.
Desde janeiro, o sistema está integrado à plataforma federal Córtex, por meio de convênio firmado com o Ministério da Justiça, permitindo o acesso a bancos de dados nacionais com informações sobre veículos roubados e furtados.
Em setembro, foram instaladas câmeras com tecnologia OCR em 100 motocicletas da GCM e da Polícia Militar, ampliando a capacidade de fiscalização e identificação de veículos com adulteração ou restrições criminais. Já em outubro, a Prefeitura firmou convênio com a Polícia Federal para o compartilhamento de dados e apoio a investigações.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
