Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento
São Paulo alcança 4,4 milhões de quilos de alimentos recuperados doados e amplia seu Banco de Alimentos Municipal

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Michele Cunha
São Paulo, agosto de 2026 — Evitar o desperdício e fazer o alimento chegar a quem mais precisa. É com esse objetivo que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), vem ampliando suas ações de combate ao desperdício de alimentos. Por meio do Banco de Alimentos do Município, entre 2021 e julho de 2026, foram destinadas 4.468.000 kg de alimentos próprios para consumo. Somente em julho, foram 44 mil kg.
Um avanço gradual cujo intuito é retirar o Brasil entre os dez países que mais desperdiçam alimentos do mundo, segundo o Relatório do Índice de Desperdício Alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estudos mais amplos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escancaram o volume dos descartes praticados no Brasil: 46 a 55 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas no país, número que representaria 30% da população brasileira e aproximadamente R$ 60 bilhões em prejuízo, segundo o instituto, estabelecendo um desafio árduo de enfrentamento.
Como uma das maiores políticas para o combate ao desperdício, a SESANA administra o Banco de Alimentos, recém-completado 24 anos de existência, responsável pelo reaproveitamento integral de alimentos que chegam fora dos padrões comerciais — doados por redes de mercado e atacarejos ou mantimentos perto da validade ou inutilizados — recebidos de pessoas físicas ou jurídicas, e que, por sua vez, seriam normalmente descartados, destinando os alimentos próprios para consumo a entidades socioassistenciais que realizam trabalhos comunitários de combate à insegurança alimentar. Porém, todo item que chega ao Banco passa por uma triagem cuidadosa e manual realizada pelos funcionários, os quais atestam as condições sanitárias e de qualidade de cada um deles antes de liberá-los para doação. Conheça todo o procedimento adotado pelo Banco neste artigo.
“O trabalho do Banco de Alimentos é muito sério e grandioso: não estamos apenas salvando o descarte irregular de alimentos que estão em excelentes condições para uso, estamos reconhecendo e fortalecendo a rede de acolhimento e carinho de São Paulo, com 409 entidades cadastradas no Banco, que estão apoiando 16 mil famílias beneficiadas; estamos pensando nas gerações futuras do planeta, deixando de que esses resíduos poluam o solo e desocupem áreas urbanas para promover melhores condições sociais de moradia. Há uma proporção de que, para cada uma tonelada de alimento, 500 kg de CO² são emitidos para a decomposição da matéria orgânica. Nesse resultado de 5 anos de trabalho, conseguimos preservar 2,2 mil toneladas de gases poluentes do efeito estufa, deixando de aumentar: a temperatura do planeta, ocorrências de eventos climáticos severos, regulando as plantações de produtos agrícolas de São Paulo e permitindo criar uma extensa rede de apoio à segurança alimentar e nutricional e de abastecimento funcional e autossuficiente”, explica Vitor Arruda, secretário-executivo de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo.
O secretário-executivo ainda afirma que é muito importante o apoio de redes de mercado e atacarejos parceiros do Banco de Alimentos para o melhoramento dos processos e para atingir o máximo de pessoas que precisam, e também convida munícipes às políticas de doação de alimentos.
“Estive lendo uma matéria da própria ONU que mensura que 60% de todo o desperdício de alimentos mundial acontece dentro de residências. Ou seja, milhões de toneladas jogadas fora; 79 kg de comida por pessoa direto para o lixo. Isso mostra claramente uma falta de visibilidade geral sobre o que falta na sua cozinha e o que vai vencer primeiro para logo aproveitar. Os rótulos de vencimento também deixam enganar, podendo muito provavelmente alguns alimentos continuarem dignos para consumo mesmo com a data expirada, havendo necessidade de uma inspeção isolada e cuidadosa. Caso você tenha alimentos perecíveis ou não que não vai utilizar ou que está perto do vencimento, doe para o Banco; a sua doação pode ser bastante útil para uma família que necessite”, finaliza Vitor.
Pessoa física ou jurídica, empresa ou órgão público podem doar alimentos ao Banco, localizado na Vila Maria, zona norte, e fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira mais sobre o programa clicando aqui.
Acompanhe nossos serviços em nossos canais oficiais no Instagram e em nosso site oficial.
São Paulo possui o maior programa de Segurança Alimentar do planeta, segundo o Guinness.
Em dezembro de 2025, a cidade de São Paulo foi reconhecida internacionalmente pela GUINNESS WORLD RECORDS™ como detentora do maior programa municipal de segurança alimentar do planeta. Foram distribuídas mais de 933 toneladas de alimento em 24 horas, e a municipalidade alcançou um número superior a 3 milhões de refeições gratuitas por dia, contando com entregas de refeições prontas, produtos in natura e cestas básicas a pessoas de baixa renda.
Acesse todos os programas de segurança alimentar da Prefeitura de São Paulo clicando aqui.
Informações à imprensa
Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento
imprensasesana@prefeitura.sp.gov.br
Enzo Sapio Monello — Assessor de Imprensa
Giovanna Lameiras — Assessora de Imprensa
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
