Secretaria de Turismo

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 | Horário: 12:32
Compartilhe:

Edifício Martinelli retoma programação de visitas guiadas gratuitas para o público

Projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo terá início em 5 de agosto e espera receber cerca de 8.000 pessoas por ano

 

 

O Edifício Martinelli, icônico patrimônio cultural da cidade de São Paulo, abre novamente os últimos andares para receber o público com visitas guiadas gratuitas. A programação acontece às terças-feiras, a partir do dia 05 de agosto em seis horários diferentes e espera receber até 150 pessoas por semana, em grupos formados por até 25 pessoas cada um. 

Cada visita guiada será conduzida por um guia do programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, e terá 45 minutos de duração para que o público possa apreciar a cidade vista de cima e saber mais sobre a história deste que é um dos maiores pontos turísticos do país, com capacidade para receber mais de 1 milhão de pessoas por ano após a conclusão da reforma. 

 

Nesta nova fase, as visitas guiadas gratuitas acontecem nos horários de 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30, com dois períodos disponíveis a mais, além de aumentar o tempo de visitação em 50% e diminuir o número de pessoas em relação a fase de  reinauguração, que funcionou até o mês de julho do ano passado e teve que ser interrompida em virtude das eleições municipais. As reservas podem ser feitas diretamente pela plataforma Sympla.


Criado em 2024 para comemorar o centenário do início da construção do Edifício Martinelli, o projeto M100 abriu espaço para receber uma infinita variedade de ações criativas, como moda, design, workshop, dança e música, e recebeu um público superior a 100 mil pessoas vindas de todas as parte do Brasil e outros países com as visitas guiadas gratuitas e atingiu cerca de três milhões com sua presença on-line. 

 

A segunda fase do projeto, iniciada em 2025, conta com mais de 100 fornecedores entre escritórios de arquitetura, construtoras, estúdios de restauro histórico, consultores e curadores culturais na continuação do processo da obra de revitalização, que já está sendo feito e será continuado por fases. Ou seja, durante todo o ano o gigante paulistano continuará, de outra forma, disponível para a arte, a cultura e os encontros, em locais e meses específicos, respeitando o processo de obras. Será uma evolução orgânica e participativa, sem perder o contato com a cidade, depois de ficar anos distante da população. 
 

Com cafés, bares, restaurantes e um espaço de museu de mais de 500 metros quadrados, o novo Martinelli, será um dos maiores complexos criativos do Brasil e espera abrigar ainda mais projetos e eventos culturais para ocupar os cinco andares disponíveis para o público, sendo o térreo, o subsolo e os andares 25, 26, 27 e 28 e receber mais de 1 milhão de pessoas por ano, o colocando ao lado dos maiores pontos turísticos do Brasil, como o Cristo Redentor (2.5 milhões), Cataratas do Iguaçu (1.8 milhões), Masp (600 mil) e Mercado Municipal de São Paulo (2 milhões).

​​​​​​​Serviço: Vai de Roteiro - Edifício Martinelli. Toda terça-feira a partir do dia 05 de agosto de 2025. Horários: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.
Endereço: Rua São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo. Gratuito. Mais informações: cotur@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens