Subprefeitura Vila Prudente

Ações e Programas

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art.165, l da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA  apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

Acesse o Conteúdo do PPA 2022-2025

Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando as metas e objetivos da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas as finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

A LDO, prevista no art. 165, II da Constituição Federal, é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pelo período de um ano.

Nesse sentido, possibilita a realização das despesas de capital para o exercício seguinte, concretizando o Plano Plurianual (PPA), ou seja, a LDO confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Acesse o Conteúdo da LDO.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçametárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitar e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custo, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos a entidade públicas e privadas.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas no site da  Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal da Transparência.

Acesse o Conteúdo da LOA

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Os Planos de Ação das Subprefeituras fazem a articulação entre o planejamento territorial, as leis orçamentárias (como o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA) e o Programa de Metas de cada gestão, organizando as ações setoriais previstas de cada secretaria ou órgão público. Acesse todos os Planos de Ação das Subprefeituras clicando aqui.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.


 ORÇAMENTOS ANUAIS  

ORÇAMENTO

2025

ITEM

ORÇADO

ATUALIZADO

EMPENHADO

LIQUIDADO

VALORES

R$ 50.463.743,00

R$ 45.025.561,81

R$ 28.946.608,74

R$ 10.926.822,44

 

ORÇAMENTO

2024

ITEM

ORÇADO

ATUALIZADO

EMPENHADO

LIQUIDADO

VALORES

R$ 51.628.034,00

R$ 56.150.592,99

R$52.577.748,41

R$ 48.927.878,83

 

ORÇAMENTO

2023

ITEM

ORÇADO

ATUALIZADO

EMPENHADO

LIQUIDADO

VALORES

R$ 40.722.128,00

R$ 53.016.680,20

R$ 52.037.598,09

R$ 40.191.566,07

 * Sendo que o restante do Empenhado foi liquidado em 2024.(resto a paga).

ORÇAMENTO

2022

ITEM

ORÇADO

ATUALIZADO

EMPENHADO

LIQUIDADO

VALORES

R$35.268.391,00

R$ 32.345.488,85

R$ 30.205.540,31

R$ 27.274.641,73

 

ORÇAMENTO

2021

ITEM

ORÇADO

ATUALIZADO

EMPENHADO

LIQUIDADO

VALORES

R$31.603.306,00

R$ 31.176.739,39

R$ 28.028.856,22

R$ 25.084.171,22

 

Passagens e Diárias

Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página “Diárias e Passagens” no Portal da Transparência.

As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda n.º 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda n.º 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais), além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda.


Programa de Metas

Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:

Acesse o Programa de Metas 2025- 2028
Programa de Metas 2021-2024

Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP


O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidade e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme o Decreto 59.496/2020  e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos ou entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no órgão ou unidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV- Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br

Plano de Integridade e Boas Práticas da Subprefeitura Vila Prudente

Plano de Ação da Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas(ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº16.817/2027. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específico definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respeito Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEOAO), integrante da Secretaria de Governo Municipal

Acesse o Plano de Ação da Agenda 2030

Projeto Diálogo Aberto promovido pela Coordenadoria de Governo Aberto, em parceria com a Subprefeitura Vila Prudente

O Diálogo Aberto é um projeto anual que tem como objetivo principal prestar contas para a população sobre diferentes ações que foram realizadas na região ao longo do período proposto. A prestação de contas acontece através da preparação e disponibilização de relatórios anuais, acesse:

RELATÓRIO DIÁLOGO ABERTO 2025

RELATÓRIO DIÁLOGO ABERTO 2023/2024

RELATÓRIO DIÁLOGO ABERTO 2022

RELATORIO DIALOGO ABERTO 2021

RELATORIO DIALOGO ABERTO 1/2020

RELATORIO DIALOGO ABERTO 2/2019

RELATORIO DIALOGO ABERTO 1/2019

RELATORIO DIALOGO ABERTO 2/2018

RELATORIO DIALOGO ABERTO 1/2018