Notícia na íntegra

Sábado, 27 de Setembro de 2025 | Horário: 13:48
Compartilhe:

Prefeitura inaugura maior Casa de Cultura da capital em Cidade Ademar, na Zona Sul

Equipamento é o primeiro a contar com um estúdio para produção de podcasts e também dispõe de uma unidade do Telecentro, programa de inclusão digital da administração municipal

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, na manhã deste sábado (27), a Casa de Cultura Cidade Ademar “Danilo Miranda”, na Zona Sul. Com investimento de R$ 12,9 milhões, o equipamento cultural é o maior da cidade nessa modalidade e o primeiro a contar com um estúdio para produção de podcasts, além de oferecer oficinas, espetáculos e intervenções artísticas gratuitas para o público de todas as idades. A expectativa é atender até 5 mil pessoas por mês.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que a região não contava com um equipamento como esse e que todo o projeto — que incluiu responsabilidade social e ambiental — foi desenvolvido em conjunto com a comunidade. “É um espaço para que as pessoas possam vir e ter acesso à arte e à cultura. Nós teremos aqui uma série de atividades e, além disso, entregamos também um Telecentro”, disse Nunes, lembrando que recentemente também inaugurou um Centro Educacional Unificado (CEU) em Cidade Ademar.

Leia também: Com homenagem a Silvio Santos, Prefeitura inaugura o 1º CEU de Cidade Ademar, na Zona Sul

O local dispõe de duas salas de grande porte com pé-direito duplo, mezaninos, camarins e baias cênicas para apoio a oficinas e espetáculos. Há ainda um ponto de leitura, Telecentro e área de estudos. O projeto foi concebido com responsabilidade ambiental, incorporando energia solar para geração de eletricidade e aquecimento de água, além da captação e do reuso da água da chuva.

“O prefeito me pediu para levar mais ações culturais para as periferias e também para levar as pessoas da periferia ao centro, investindo no talento de quem não tem acesso. É isso que temos procurado fazer”, contou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

O funcionamento seguirá os mesmos horários das demais Casas de Cultura do município: de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 20h. As atrações da nova unidade serão divulgadas semanalmente na rede social @ccm.cidadeademar. Para participar, basta chegar no horário da atividade desejada.

"A região precisava muito de um equipamento como esse. Ele é necessário para toda a comunidade e, principalmente, para as crianças, para que possam ter um futuro melhor com cultura e educação. Temos muitas crianças que ficam nas ruas do bairro e, agora, elas terão um lugar para ir, participar de atividades, aprender e construir um futuro melhor”, disse Roseane Azevedo Ramos, 41 anos, auxiliar administrativa e integrante de um projeto social no bairro.

Para a aposentada Laurinda Santos, 75 anos, ter um espaço como esse próximo de casa é a realização de um sonho. “Essa Casa de Cultura chegou na hora certa. Sonhamos com isso por anos, pois as opções de lazer sempre foram muito distantes. Agora tenho um espaço para participar das atividades praticamente ao lado de casa”, destacou.

Cidade Ademar já recebia, desde 2020, uma programação itinerante da Casa de Cultura, que promoveu oficinas e eventos em espaços públicos. Foram investidos R$ 1,3 milhão em atividades nesse período, sempre com grande adesão do público.

Atrações da abertura

Para celebrar a inauguração, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa preparou uma programação gratuita e diversificada, que inclui música, dança, teatro, artes visuais, circo, literatura e cultura popular.

Entre os destaques estão as sessões de cinema do Circuito Spcine, com o filme Como Treinar o Seu Dragão, às 14h e às 16h30, com direito a pipoca.

O público também poderá assistir a apresentações como Vincent – Teatro Lambe Lambe, Cabaças com a Cia Forè, o show Nenê Amaral canta Tim Maia e a Congada São Benedito de Cotia, além de DJ Tony Di, Samba Rock di Quebrada, Mestre Caranguejo e a Poética do Berimbau, Mil Circolartes, KalungaErê e a contadora de histórias Patricia Ashant.

Sobre o homenageado

Nascido em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Danilo Santos de Miranda (1943–2023) foi um importante gestor cultural brasileiro. Líder cultural, formado em Filosofia, Administração e Ciências Sociais, realizou estudos complementares em gestão empresarial no Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial (IMD), na Suíça. Dedicou sua carreira ao Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo, onde começou a trabalhar em 1968 como assessor social. Em 1984, assumiu a direção da instituição, cargo que ocupou até seu falecimento em 29 de outubro de 2023.

Durante sua gestão, Miranda expandiu significativamente as atividades culturais, esportivas e educacionais do Sesc, promovendo bem-estar, inclusão, acessibilidade e lazer como ferramentas de transformação social. Considerava cultura e educação como facetas de uma mesma realidade — visão que norteava todas as suas ações na instituição.

Seu legado perdura por meio das iniciativas culturais e sociais que implementou, consolidando o Sesc como referência nacional e internacional em cultura, educação e desenvolvimento humano.

"Meu pai ficaria extremamente feliz e honrado com essa homenagem. Não existe outro meio de colocar em prática todos os sonhos dele senão pela ocupação de espaços públicos com arte, cultura e lazer, além do estabelecimento de relações interdisciplinares e concretas, que podem ser desenvolvidas neste espaço”, apontou Talita Miranda, filha do homenageado.

Cultura nos territórios

As Casas de Cultura têm papel fundamental na política cultural da cidade. Espalhadas por todas as regiões, elas aproximam a população da produção artística, promovem a formação de novos talentos e fortalecem a identidade cultural de cada território.

Atualmente, São Paulo conta com 20 unidades em funcionamento, incluindo a recém-inaugurada em Cidade Ademar.

Acesse prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/casas_de_cultura e saiba mais.

Mídias

Imagens de apoio
Discurso do prefeito e atendimento à imprensa

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn