Notícia na íntegra

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025 | Horário: 11:46
Compartilhe:

Projetos especiais de mobilidade urbana, mais de 9 mil obras entregues e 1.138 em execução mudam a cara de São Paulo

Grandes obras, tecnologia e sustentabilidade marcam o ciclo de modernização que redesenha a capital e aponta o caminho para o século

A Prefeitura está preparando uma revolução na cidade, com obras que vão mudar não apenas a paisagem, mas também vão moldar o futuro, garantir novos eixos de desenvolvimento e abrir caminho para um novo ciclo de crescimento sustentável e inclusivo. Um conjunto de obras e projetos estruturantes, muitos deles em processo de licitação, vai redefinir paisagens, recuperar espaços históricos, criar novas áreas verdes e aproximar regiões que há décadas aguardam revitalização. Mais do que erguer novas construções, o que está em curso é uma visão de cidade que combina desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida.

Todos os projetos tiveram ampla participação da população, com audiências e consultas públicas, presenciais e virtuais.

No coração do centro histórico, o Parque Dom Pedro II volta a ocupar o papel de protagonista. Após décadas de degradação, a área passará por uma requalificação completa em parceria com a iniciativa privada. O projeto prevê 100 mil m² de novas áreas verdes, dois reservatórios de águas pluviais, um novo terminal intermodal de transporte, além de praças, boulevard e galeria comercial. A iniciativa promete devolver vitalidade e segurança à região, estimulando o comércio, valorizando imóveis e atraindo novos empreendimentos — um passo decisivo para reconectar o centro à vida da cidade. Já licitado, o projeto passa pela fase de verificação da documentação. Os próximos passos são a confirmação da vencedora e a homologação para assinatura.

A algumas quadras dali, a Esplanada da Liberdade está prestes a transformar o cenário entre os viadutos Guilherme de Almeida, Mie Ken, Cidade de Osaka e Shuhei Uetsuka. O projeto vai criar um novo espaço público sobre a Radial Leste-Oeste, com praças, áreas de lazer, quiosques, serviços e o novo Espaço de Cultura da Liberdade, que oferecerá programação gratuita e acesso 24 horas por dia. A proposta é clara: converter o concreto em convivência, criando um ponto de encontro vibrante e seguro no coração da capital. A sessão de licitação será em novembro.

Já o Boulevard Marquês de São Vicente, paralelo à Marginal Tietê, vai redefinir a ligação entre a região Oeste, o centro expandido e a zona Leste: as intervenções vão transformar uma área historicamente árida em um corredor verde, conectando bairros, ampliando áreas de lazer e incentivando a mobilidade ativa. Com 6,9 km de extensão, o projeto prevê uma via arborizada com 12 km de ciclovias, 90 mil m² de parque linear, 69,7 mil m² de novas calçadas e prioridade para o transporte coletivo. A proposta integra o Programa de Metas 2025–2028 e dialoga com outras ações estratégicas, como a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, o Programa Requalifica Centro, a Subvenção Econômica, o VLT Bonde São Paulo e a revitalização dos calçadões. O projeto está em fase de estudos preliminares e o edital de obras tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2026.


Um dos projetos emblemáticos e já em licitação é o prolongamento do Complexo Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, que prevê a construção de dois túneis e um Parque Linear de 314 mil m², beneficiando cerca de 700 mil pessoas. Além de melhorar a mobilidade, a obra vai transformar a paisagem da região com áreas verdes e sistemas inteligentes de tráfego, que incluem câmeras, sensores e semáforos integrados para otimizar o fluxo de veículos.

Uma outra intervenção de enorme importância e que também está em fase de licitação é o Túnel Sena Madureira, na Vila Mariana, com traçado priorizando a sustentabilidade e inclusão social. O novo desenho do projeto, também em fase de licitação, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e composto por dois túneis (Norte e Sul) para integrar os bairros Ipiranga, Saúde, Vila Mariana, Itaim Bibi e Morumbi, impactando positivamente mais de 800 mil pessoas diariamente. A obra é estratégica para desafogar um dos principais pontos de congestionamento da cidade, no cruzamento das ruas Sena Madureira e Domingos de Morais, e conectar o túnel Jânio Quadros à Av. Ricardo Jafet, melhorando a fluidez do trânsito em toda a Zona Sul.

Essas iniciativas fazem parte do maior programa de modernização da capital nas últimas décadas. Entre 2021 e julho de 2025, a Prefeitura investiu R$ 55 bilhões em obras e infraestrutura urbana, com mais de 9 mil intervenções concluídas e outras 1.138 em execução, consolidando o mais intenso ciclo de investimentos municipais de que se tem registro.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn