Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 26 de Março de 2013 | Horário: 14:45
Compartilhe:

Secretaria de Assistência Social lança projeto para atender famílias em situação de rua

As famílias em situação de rua selecionadas receberão assistência integral desde moradia até capacitação para o trabalho

Com o objetivo de atender às demandas específicas e garantir a inclusão da população em situação de rua, principalmente às famílias com alta vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) criou o Projeto Família em Foco. Em consonância com a prioridade do prefeito Fernando Haddad em criar novas alternativas de atendimento a estas pessoas.

Inicialmente, 17 famílias receberão moradia, alimentação, vaga em creche ou escola, atendimento médico, capacitação profissional - por meio de uma parceria com o SENAI/SP e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - e encaminhamento para emprego.

A casa batizada de “Espaço Dom Luciano Mendes” será administrada pela Organização Social Bom Parto, e está sendo totalmente reformada com recursos da Secretaria de Assistência Social, que também será responsável pela inserção das famílias na rede de benefícios socioassistenciais, como por exemplo, Bolsa Família, BPC e demais programas de transferência de renda.

As famílias em situação de rua consideradas com alta vulnerabilidade têm integrantes com baixa escolaridade, desemprego, sem qualificação profissional, uso de álcool ou outras drogas, e filhos sem acesso à rede de ensino.

A missão é a reinserção delas na sociedade, desenvolvendo a autonomia por meio de um trabalho integrado das Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, Habitação, Saúde, Educação e Trabalho.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/Mooca) coordenará o projeto piloto, sob a Supervisão Regional da Assistência Social (SAS/Mooca) e do Comitê Intersetorial. As primeiras famílias a serem atendidas serão encaminhadas à casa pelos serviços especializados de abordagem social de rua.

O novo Centro de Acolhida que fica na rua Júlio de Castilho, 620/622, no bairro do Belém, zona leste da cidade, funcionará de forma ininterrupta por 24 horas, dispondo de dormitórios, refeitório/convivência, cozinha, sala de administração/atendimento técnico, lavanderia e sanitários.

“A idéia é promover o fortalecimento bio-psico-social e econômico das famílias acolhidas na perspectiva de reconstituição de vínculos e desenvolvimento de capacidades e habilidades, além de garantir a inclusão destas famílias no CadÚnico e em outros serviços, projetos e programas das políticas básicas de saúde, assistência, educação, trabalho e educação. Precisamos oferecer portas de saída para estas pessoas, temos que ajudá-las a serem protagonistas de suas vidas”, explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer.

A criação do Projeto Família em Foco consolida a proposta do Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal da População em Situação de Rua, criado pelo prefeito Fernando Haddad.

collections
Galeria de imagens