Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
CRAS e CREAS Sé ampliam raio de atendimento da assistência social no Centro de São Paulo
A rede municipal de assistência social ganhou na manhã desta sexta-feira (3) mais dois equipamentos voltados ao amparo do cidadão na região central da cidade de São Paulo: o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) Sé. As unidades foram entregues pelo prefeito de São Paulo, que ressaltou a ampliação do sistema e a reformulação da infra-estrutura dirigida à população em vulnerabilidade social.
“O CRAS e o CREAS Sé mostram a realidade de crescimento da rede de assistência social da cidade de São Paulo. Desde o início da gestão temos reformulado o conceito de assistência social e trabalhamos como preconiza a lei. As unidades têm se tornado independentes, com atendimentos individualizados. É muito importante que a gente corresponda ao objetivo de atender bem a população”, afirmou o prefeito.
Acompanhado pela vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, o chefe do Executivo Municipal destacou a ampliação da rede de CRAS dentro das exigências do Sistema Único de Assistência Social - atualmente, existem 41 CRAS totalmente adaptados ao SUAS.
As unidades descentralizadas do CRAS ficam mais próximas da população, o que pode ser constatado pelo aumento no número de atendimentos. No primeiro trimestre de 2011, os CRAS atenderam 126.758 pessoas, representando um aumento de 58,6% em relação ao mesmo período de 2010. “Todos sabemos que estamos no rumo certo na recuperação e criação de novos equipamentos, na ampliação do programa e da assistência, e na organização e capacitação dos quadros”, observou o prefeito.
Para a vice-prefeita , o objetivo primordial dos dois equipamentos é subsidiar as famílias que vivem em cortiços na região central, uma realidade diferente das encontras em outras áreas da Capital. “Aqui no Centro, esses serviços assumem uma característica diferente, pois os moradores de cortiços têm dificuldades em acessar diversos programas de assistência social. Além disso, eles ajudarão as crianças que vivem nesse tipo de moradia. Ou seja, é um conjunto de ações que visa fortalecer e agregar a família”.
A inauguração do CRAS e a reforma do CREAS contaram com um investimento de R$ 855 mil. As obras incluíram a pintura interna e externa do imóvel, adequação dos ambientes como recepção, salas de atendimento, colocação de divisórias, restauração de piso, troca da rede elétrica e paisagismo.
Instalados no mesmo prédio, o CRAS e o CREAS Sé estão localizados na Avenida Tiradentes, 749, na Luz. Os dois equipamentos atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
O CRAS Sé
O CRAS Sé oferece serviços e benefícios diversos, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, inclusão de famílias na rede sócio-assistencial conveniada, concessão de benefícios eventuais, concessão de carteira do idoso para transporte interestadual, orientação e encaminhamento para inclusão de pessoas com Deficiência e pessoas idosas no BPC (Benefício da Prestação Continuada), orientação e encaminhamento à rede de serviços municipais e estaduais.
A estrutura oferece aos usuários: sala de espera com televisão, salas para atendimento individual e sala para reunião com grupos e famílias e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. O espaço disponibiliza ainda fraldário e área lúdica para as crianças. Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos, entre outros profissionais, está à disposição para atender as demandas da população do distrito.
A unidade atende a demanda de oito distritos da região central da Capital: Consolação, Santa Cecília, Bom Retiro, República, Sé, Bela Vista, Liberdade e Cambuci. Com 275 m², o local tem capacidade de receber até 5 mil pessoas por mês.
CREAS Sé
Trabalhando de maneira integrada com o CRAS, o CREAS Sé foi inaugurado em dezembro de 2008. Com a reforma, recebeu uma brinquedoteca, salas de atendimentos individuais, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e entrada exclusiva, além da sala de apoio técnico e fraldário já existentes. Ele proporcionará atendimento especializado nas situações das violações dos direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos.
O espaço tem capacidade para atender 120 famílias por mês. Uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e advogado é responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, saúde, educação e aos órgãos de defesa dos direitos. Além disso, o serviço funciona articulado com os órgãos de defesa dos direitos como o Ministério Público, Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude e Defensoria Pública.
Com 10 unidades na Capital, o CREAS é uma unidade pública estatal, responsável, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), pela oferta de apoio, orientação e acompanhamento especializado para famílias e indivíduos que sofreram ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, situação de rua, cumprimentos de medidas sócio-educativas, entre outras ações.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk