Subprefeitura Butantã
Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade

Nessa quarta-feira (5), os estudantes da Rede Municipal de Ensino que se destacaram na ação “Olho na COP 30” foram homenageados em um evento que integrou a programação do Summit Agenda SP+Verde, realizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e a USP, reunindo lideranças nacionais e internacionais para discutir desenvolvimento sustentável e economia verde.
Durante o evento, oito escolas da Rede Municipal foram homenageadas por suas produções na iniciativa que envolveu mais de 15 mil estudantes, 578 professores e 91 unidades educacionais. As produções foram divididas em três frentes criativas: slogans (2º ano), produções artísticas (5º ano) e propostas (9º ano), todas elaboradas de forma colaborativa e com protagonismo estudantil.
O secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou a homenagem e parabenizou o empenho de todas as escolas na ação que mostrou que sustentabilidade e educação caminham juntas na construção de uma geração que pensa globalmente e age localmente, com consciência e responsabilidade.
“É uma grande alegria estar aqui hoje para celebrar o compromisso, a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes e educadores. O projeto nasceu com um propósito muito especial: incentivar nossas escolas a refletirem sobre a justiça climática e o futuro do planeta, mostrando que cada ação, por menor que pareça, pode gerar um impacto positivo”, declarou Padula.
Durante a cerimônia, os estudantes entregaram uma carta aos secretários municipais e estaduais, expressando ideias, compromissos e demandas das comunidades escolares em defesa do meio ambiente e da justiça climática.
Confira as unidades homenageadas:
Categoria Slogan – 2º anos
EMEF Professor Ayrton Oliveira Sampaio: “CUIDE DO AR, VÁ DE BICICLETA”
Representada pelas estudantes: Ester Moreira Martins da Silva e Geovanna Soares de Souza
EMEF José do Patrocínio: “NOSSO MUNDO ESTÁ POLUÍDO VAMOS MUDAR ISSO”
Representada pelos estudantes: Carolina Gomes da Silva e Samuel Pisani Bernardo
EMEF Prof. Roberto Patrício: “CADA CANTINHO TEM QUE TER UM VERDINHO”
Representada pelas estudantes: Gabrielly Martins Marques da Silva e Heloa Andrade da Silva
Categoria Produção Artística – 5º anos
EMEF DES. Arthur Whitaker: Representada pelos estudantes: Estela Freitas Alves e Vitor dos Santos
EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima: Representada pelos estudantes: Thais Misheli Aro Ramos Luccas e Rafael De Jesus Das Neves Silva
EMEF Humberto de Campos: Representada pelos estudantes: Julia Larissa Rodrigues Curaca e Arthur Alves Rubin
Categoria Proposta – 9º anos
- EMEF Marli Ferraz Torres Bonfim:
Saídas de Campo: Estudo sobre o conceito de Racismo Ambiental.
Elaboração de Documentário: “A gente olha um para o outro e começa a transformação por aqui, porque Justiça Ambiental também é Justiça Social”.
Representada pelas estudantes: Eduarda Chiaguetti e Lorena Campos
- EMEF Pera Marmelo
“Utilizando o Microbit, aprendemos a programar e montamos um termômetro e um sensor de luminosidade, capazes de registrar dados ambientais da escola.”
“Fizemos uma visita pedagógica ao Laboratório de Climatologia da USP. Construímos um pluviômetro com garrafa PET para medir a quantidade de chuva na nossa região.”
Representada pelos estudantes: Maria Eduarda de Medeiros e Arthur Gabriel Silva
- EMEF Des. Sebastião Nogueira de Lima
Saída de campo – Mapeamento socioambiental participativo – Problemas socioambientais mais urgentes: acúmulo de lixo, o vazamento de esgoto e a ocupação de espaços por usuários de drogas.
Proposta de iniciar um projeto de reflorestamento na própria escola – Agentes de transformação.
Representada pelas estudantes: Thais Misheli Aro Ramos e Isabelle Natalia De Morais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk