Subprefeitura Butantã
Praças da região do Butantã tem recorde de adoção e munícipes ganham com o feito
O número de praças adotadas no bairro do Butantã em 2019, tiveram um crescimento significativo. Em 2018, eram 216 praças, atualmente, a região conta com 303 praças adotadas. Esses números, têm um maior significado para os munícipes.
As praças são importantes locais para os munícipes, são espaços onde podem ser praticadas atividades físicas, opções de lazer são disponibilizadas para todas as faixas etárias, há grande contato com a natureza e uma grande liberdade para encontros de grupos sociais.
O crescimento dos termos de cooperação é um marco importante na manutenção destes importantes espaços, a prefeitura junto com a sociedade trabalham juntas para manter estes recantos da vida urbana em perfeito estado de conservação.
Na Praça João Afonso de Souza Castellano um grupo de moradores não apenas cuida do pedaço, mas também organiza todo tipo de evento no espaço. A praça já recebeu cafés da manhã comunitários, encontros para terceira idade e até festas de halloween.
Junto com um grupo de artesãos a Subprefeitura do Butantã conseguiu organizar, neste ano, três Feiras de Artes e Artesanato. A primeira foi lançada em junho na Praça São Francisco, desde então os eventos foram só sucesso. Tivemos depois as feiras das praças Zaphira Leite e Vinícius de Moraes.
Além de promover o desenvolvimento econômico, as Feiras de Artes e Artesanato tem ajudado a ocupar estes espaços públicos, trazendo cada vez mais munícipes para as praças.
A Subprefeitura do Butantã, reconhece a importância das praças para a recreação de todos na sociedade e por este motivo, mantém as praças conservadas. Entretanto, nem sempre é fácil manter os locais à salvo de problemas corriqueiros. A partir disto, a Subprefeitura conta com ações conjuntas com moradores para manter a harmonia.
Os moradores dos bairros Jardim Londrina, Jardim Taboão e Real Parque, já participaram de ações conjuntas com a Subprefeitura para renovar suas praças e transformá-las em locais mais bonitos. A parceria é beneficiária para ambos, além de estimular a prática da conservação da região.
O crescimento do número de praças adotadas é o resultado de um trabalho em conjunto, onde a sociedade civil e a administração regional plantaram sementes de participação social, para colher gestos de cidadania, que se demonstram na ocupação e manutenção desses espaços públicos.
Atualmente o Butantã é a região com o maior número de praças adotadas da Cidade de São Paulo, tudo isso é graças a população, que tem participado e cuidado de cada pedacinho desses maravilhosos espaços verdes.
Para 2020 convidamos vocês a fazerem parte desta parceria do bem. Participe você também e transforme um local público perto da sua casa em um lugar melhor para a sua comunidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk