Casa Civil
Prefeitura sanciona lei que autoriza contratação de operações de crédito para investimentos
O Prefeito Ricardo Nunes sancionou nesta sexta (02) a Lei 18.315/25, de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura a contratar operações de crédito para financiar a execução de projetos de investimento no Município de São Paulo.
O Projeto de Lei 1063/25 foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo nesta quinta (02), por 45 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção.
O texto, que altera a Lei 17.254/2019, promove ajustes pontuais na legislação, com o objetivo de adequá-la às exigências federais para garantias em empréstimos, sem modificar os valores já autorizados anteriormente.
A proposta viabiliza a contratação de parte dos R$ 7,5 bilhões por meio de crédito externo, caso essa modalidade ofereça melhores condições de custo e prazo no financiamento. Permite, ainda, que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atualmente vinculado à União como garantia, possa ser oferecido diretamente à instituição financeira credora em operações internas. Essa contragarantia poderá ser usada de forma complementar para cobrir obrigações não atendidas pela União, conforme previsto em contrato.
Pela justificativa da proposta, a Secretaria Municipal da Fazenda entende que a alteração é necessária, já que a redação atual da lei gera entendimento equivocado, quando exige oferecer o FPM como garantia em operações de crédito externas. Essa correção confere segurança jurídica na interpretação da lei e viabiliza novas propostas de financiamento para a cidade de São Paulo.
O projeto também determina que a Prefeitura desenvolva uma Política de Gestão de Riscos específica para operações internacionais, com foco na mensuração da exposição do orçamento municipal às variações cambiais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk