Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
3ª Semana do Dicas de Leitura tem como tema o Amor, Corpo e Liberdade de Jorge Amado

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, apresenta a terceira semana do guia mensal “Dicas de Leitura”, ativo desde 2011 e que oferece títulos tanto nos acervos físicos das bibliotecas administradas pela CSMB quanto na plataforma BiblioSP Digital. Nesta semana, o destaque é o tema Amor, Corpo e Liberdade, em que Jorge Amado constrói personagens marcantes que desafiam padrões morais, rompem convenções sociais e vivem intensamente suas paixões. Mais do que cenas de sedução, suas narrativas expõem afetos que resistem, corpos que falam e identidades que se afirmam, refletindo a liberdade como um ato de coragem em meio às opressões do cotidiano.
Abrindo as indicações da semana, “O compadre de Ogum” narra a história de Benedita, prostituta que entrega seu bebê ao negro Massu, declarando-o pai da criança. Para o batismo, Massu escolhe a madrinha, mas enfrenta dificuldades na escolha do padrinho até que consulta os orixás, e Ogum decide apadrinhar o menino. A revelação movimenta a comunidade boêmia de Salvador, envolvendo mães de santo, prostitutas e jogadores em preparativos cheios de humor, confusão e religiosidade. Publicado originalmente em Os pastores da noite, o conto mistura lirismo, crítica social e espiritualidade afro-brasileira.
Disponível em: Anne Frank; Sérgio Milliet; Mário de Andrade; Belmonte; Pedro Nava; Rubens Borba Alves de Moraes.
Na sequência, “Gabriela, Cravo e Canela” apresenta o romance entre o sírio Nacib e a sensual Gabriela, ambientado na Ilhéus dos anos 1920, período de transformações impulsionadas pelo cacau. Gabriela, com sua liberdade e espontaneidade, abala os costumes patriarcais, questionando a violência legitimada contra mulheres em nome da honra. Entre o conservadorismo e o progresso, Jorge Amado cria uma de suas personagens mais icônicas, em uma narrativa que combina crítica social, lirismo e humor, consolidando-se como clássico da literatura brasileira e sucesso internacional.
Disponível em: José de Anchieta, Pe.; Adelpha Figueiredo; Milton Santos.
Encerrando as indicações, “O amor do soldado”, única peça teatral de Jorge Amado, resgata o intenso romance entre o poeta abolicionista Castro Alves e a atriz Eugênia Câmara. Escrita em 1944 para Bibi Ferreira, a obra acompanha os últimos anos de Castro Alves (1866-1870), em meio à luta contra a escravidão e pela queda da monarquia. Com diálogos ágeis, versos célebres e a presença de um narrador que interage com o público, Jorge Amado constrói uma peça inovadora, que também traça paralelos entre o abolicionismo e a resistência ao nazifascismo. Publicada em livro no centenário do poeta, a obra une paixão, política e liberdade em uma dramaturgia singular.
Disponível em: Mário de Andrade; Viriato Corrêa; Sérgio Milliet; Paulo Setúbal; Monteiro Lobato.
Todas as obras indicadas nesta semana estão disponíveis para empréstimo nos acervos físicos das bibliotecas públicas municipais e também em formato digital pela plataforma BiblioSP Digital.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk