Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Ações de Feira de Doação e Troca de Livros acontecem nas Bibliotecas da cidade

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, divulga um conjunto de oportunidades incríveis para você renovar a sua estante ainda em setembro, seja aumentando ou atualizando a sua coleção. As bibliotecas da cidade realizam simultaneamente feiras de troca e doação de livros, com participação livre e gratuita. A programação está sujeita a alteração.
Se sua prateleira já está cheia e você deseja embarcar em novas histórias, então participe das feiras de troca de livros na Álvaro Guerra (Pinheiros) e na Mário de Andrade (República). Todas serão realizadas no sábado (27), das 10h às 14h na Álvaro Guerra e das 14h às 17h no Saguão da Estátua da Mário de Andrade – com as bancas, inclusive, organizadas por categorias como literatura brasileira, estrangeira, infantojuvenil, HQs, mangás e mais. Para ambas, os únicos critérios para a participação das feiras de troca são levar um livro em bom estado e a mesma quantidade de títulos que trouxer para a ação, será proporcional a quantidade de livros que podem ser resgatados. Somente é válido os livros que estarão na banca das bibliotecas.
As feiras de troca de livros tem como objetivo principal promover a circulação de obras, evitando descartes e disseminando informação, leitura e cultura para todos os interessados. Para participar, é necessário trazer livros em ótimo estado, sem páginas rasgadas, manchas proeminentes ou qualquer avaria ou deformidade que atrapalhe a leitura do material, e não serão aceitos livros técnicos ou acadêmicos. Gêneros literários podem se misturar à vontade, podendo trocar seu livro de fantasia por um novo de romance, ou até o seu livro estrangeiro por algum clássico brasileiro.
Feiras de Doação de Livros pela zona leste e sul
Agora, se você for do time do “quanto mais livros, melhor”, utilize não só este sábado (27), como também esta sexta (26) e o dia 30 de setembro para pegar até dois livros pelo projeto “Pegue, Leve e Leia”, das Bibliotecas Públicas Municipais da cidade.
A feira de doação acontece nesta sexta (26), predominantemente, pela zona leste, nas bibliotecas Jovina Rocha Álvares Pessoa (Conj. Habitacional Padre Manoel da Nóbrega, das 08h às 15h), Paulo Sérgio Duarte Milliet (Vila Regente Feijó, das 10h às 16h) e Raimundo de Menezes (com a feira sendo realizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, em São Miguel Paulista, a partir das 10h30).
No sábado (27), a Biblioteca Gilberto Freyre (Parque Luis Mucciolo) e uma parceria entre as bibliotecas Camila Cerqueira César e Roberto Santos realizam suas feiras. Na Gilberto, a doação de livros acontece das 10h às 16h, enquanto a parceria entre a Camila e a Roberto Santos dura das 13h até às 18h, fruto do festival cultural “Solta o Som e Abre o Livro”, cuja edição acontece na Biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga.
Veja mais informações sobre o “Pegue, Leve e Leia” e mais detalhes de cada ação pelo link.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk