Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A História (Ainda) Escrita: Livros que completam 100 anos de existência podem ser lidos gratuitamente no BiblioSP Digital

São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, disponibilizam livros que completam centenário em 2025 na BiblioSP Digital, plataforma de e-books da municipalidade totalmente gratuita com 17 mil títulos estrangeiros e nacionais no acervo. Entre materiais e nomes contemporâneos, os leitores cadastrados também encontram pioneiros autores, entre eles F. Scott Fitzgerald, Franz Kafka, Fernando Pessoa, Machado de Assis, William Shakespeare, Oswald de Andrade, Camões e Oswald de Andrade.
“O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald; “O Processo / Der Prozess”, de Franz Kafka; “Mrs Dalloway”, de Virginia Woolf; “In our time”, de Ernest Hemingway; “O Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa (sob o heterônimo de Alberto Caeiro); “Pau-brasil”, de Oswald de Andrade; e “Os cantos”, de Ezra Pound, são livros centenários que podem ser lidos no BiblioSP Digital gratuitamente.
Alguns títulos, como “In our Time”, têm dentro da plataforma a opção de dicionário para consultas de palavras desconhecidas; já em “O Grande Gatsby”, há uma versão bilingue em português e inglês para os mais dominantes ou estudiosos. E se, por acaso, a organização e estruturação de cada editora é levado em conta pelo leitor, o BiblioSP Digital oferece diferentes edições de um mesmo título, sejam elas de diferentes publicações ou edições especiais/comemorativas, para suprir essa necessidade. Os cadastrados na plataforma podem escolher para leitura quatro versões de “Mrs. Dalloway”, “O Processo” e “O Grande Gatsby”.
“Se em um ano, tanto nós quanto o mundo ficamos suscetíveis a mudanças e transformações, imagina um século inteiro?! É muito interessante que a BiblioSP Digital forneça esse tipo de material e acesso às pessoas. Não só por serem grandes clássicos da literatura, mas também para estudo, curiosidade e conhecimento do que o nosso país era como sociedade”, disse Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo
Os Centenários de 2026 também estão na BiblioSP Digital
Com cerca de 40 dias para a passagem de bastão de 2025 para 2026, os novos centenários do pedaço também estão com espaço na BiblioSP Digital. Entre os títulos disponíveis gratuitamente, incluem a leitura online de “O Presidente Negro”, de Monteiro Lobato, “O Assassinato de Roger Ackroyd”, de Agatha Christie, “O futuro de uma ilusão” e outros textos de Sigmund Freud, e “O Sol Também se Levanta”, outro do escritor norte-americano Ernest Hemingway.
BiblioSP Digital conta com recursos de acessibilidade e personalização
A plataforma do BiblioSP Digital conta com um menu de acessibilidade amplo com permissão para variados ajustes de leitura, desde configurações mais simples, como contraste (contraste da luz, escuro e cores invertidas), aumento do tamanho do texto em quatro níveis, entrelinha e espaçamento, tipo de página (página dupla, única ou rolagem) e alinhamento, a recursos pensados em promover maior acessibilidade a pessoas disléxicas e surdas. Além de parte do acervo da plataforma dedicado a audiobooks, pessoas com dislexia podem habilitar a mudança da fonte do texto para uma especial à condição, com maior distanciamento, menos estilizada e com maior negrito.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Escrito por: Enzo Sapio
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
