Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Assista de graça na Spcine Play: quatro filmes do Festival Internacional de Cinema do Uruguai

São Paulo, 01 de julho de 2025 – Entre os dias 1º e 15 de julho, a Spcine Play, primeira plataforma de streaming pública do Brasil, disponibiliza uma seleção de filmes da programação da 43ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai.
A seleção de filmes que estarão disponíveis na Spcine Play durante o Festival foi montada pela Cinemateca Uruguaia, que integrou a 43ª edição do Festival, ocorrido em abril de 2025, em Montevidéu, no Uruguai. A programação contou com 209 filmes de 65 países.
Sobre o acordo
A iniciativa faz parte da primeira ação do Acordo de Cooperação Técnica Montevidéu – São Paulo, firmado em dezembro de 2024, pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Spcine e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com a Prefeitura de Montevidéu, por meio do Departamento de Cultura e Montevideo Audiovisual.
O objetivo é fortalecer o setor audiovisual na América do Sul, além de destacar a importância do cinema e de produções cinematográficas como ferramentas para o desenvolvimento cultural e educacional. Além de ser um passo significativo para consolidar ambas as cidades como referências internacionais na produção, distribuição e exibição do audiovisual latino-americano.
A programação
O primeiro filme que integra a programação é “El Reciclaje”, de Tomás Píriz. O filme venceu a categoria de Melhor Curta Uruguaio e conta a história de uma mulher solitária que se prepara para receber o filho que não vê a tempo, quando de repente recebe uma mensagem inesperada avisando que ele não virá mais. De forma inesperada ela conhece seu vizinho, que parece muito seu filho. A coincidência causa grande confusão e o pontapé inicial dessa nova relação.
Dirigido por Juan Ignacio Ramos, o curta Falco mostra a vida de Pedro, que após saber do acidente de seu pai, planeja visitá-lo. No entanto, sentindo-se sobrecarregado, ele vaga pela noite montevideana, encontrando personagens excêntricos que o perturbam ainda mais. A produção também pode ser assistida de forma gratuita no aplicativo.
Baseado no romance de Marguerite Duras, La enfermedad de la muerte chega para contribuir com a programação. O longa-metragem, dirigido pela uruguaia Gabriela Guillermo, mostra um homem que sofre de um mal terrível: a impotência de amar. Em uma tentativa desesperada de sobrevivência, ele aluga por algumas noites uma jovem, no corpo da qual espera encontrar essa vida que lhe escapa, que já se foi ou que talvez nunca tenha tido.
Fechando a seleção de filmes, Infância, mostra Olivia, uma menina de oito anos em uma festa de aniversário infantil que se depara com uma televisão ligada. Através do telejornal, descobre uma realidade muito diferente da sua. Dois mundos contemporâneos parecem incompatíveis, embora seus protagonistas possam ser os mesmos.
Todas as obras ficam na plataforma até o dia 15 de julho ou até completarem 800 visualizações cada.
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre o acordo de cooperação
Em dezembro de 2024, a Spcine e a Prefeitura de Montevidéu, por meio de seu Departamento de Cultura e do Montevideo Audiovisual – responsável por promover e desenvolver políticas públicas para o setor audiovisual na cidade –, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de impulsionar e fortalecer o setor audiovisual na América do Sul.
Esse acordo, que se insere no contexto das relações de irmandade entre as cidades de São Paulo e Montevidéu, representa um passo significativo rumo à consolidação de ambas como referências internacionais na produção, distribuição e difusão do audiovisual latino-americano.
Sobre a Spcine Play
Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma pública de streaming do Brasil e tem como missão democratizar o acesso ao cinema. Com uma programação selecionada e gratuita, oferece ao público filmes e séries que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil, por meio do site, aplicativo mobile e Smart TVs.
O catálogo reúne raridades de grandes nomes do cinema brasileiro, além de títulos das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo. O acervo inclui produções que representam diferentes vozes e perspectivas, garantindo um espaço verdadeiramente democrático.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk