Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
BiblioSP Digital tem cerca de 17 mil títulos disponíveis às vésperas de seu segundo aniversário

Seleção de livros da plataforma (print screen do site)
Por Marcelo Lustosa
São Paulo, abril de 2026 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apresenta o BiblioSP Digital que está às vésperas de comemorar dois anos desde seu lançamento em 18 de Junho. O projeto disponibiliza gratuitamente livros digitais aos usuários de todos os equipamentos do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo. Assim, o serviço democratiza o acesso à leitura com um acervo diversificado que ultrapassa a marca de 17 mil títulos.
Para acessar, basta entrar no link e seguir o tutorial de como fazer sua conta, aqui. É possível acessar também pelo aplicativo “Árvore”, disponível para iOS e Android. Após o login, o leitor pode explorar as coleções e aproveitar o melhor do acervo municipal de casa.
Exemplos de livros muito acessados do começo de 2026 são: “Coisa de rico” de Michel Alcoforado; “Um defeito de cor” de Ana Maria Gonçalves; “Torto arado” de Itamar Vieira Junior; “Para pensar e escrever melhor” de Leandro Karnal e “A cabeça do santo” de Socorro Acioli
Além disso, estão presentes também clássicos da literatura como: Franz Kafka, Fernando Pessoa, F. Scott Fitzgerald, William Shakespeare, Machado de Assis e muitos outros. Sem contar os best-sellers presentes na plataforma como: “O diário de Anne Frank”, de Anne Frank; “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói e diversos livros do Sherlock Holmes.
A iniciativa visa ampliar o alcance da leitura para além das paredes das bibliotecas físicas, permitindo que os cidadãos acessem e-books e audiolivros diretamente em seus smartphones, tablets ou computadores. Com um catálogo que é atualizado constantemente, a BiblioSP Digital reúne até materiais para vestibulares e edições bilíngues.
A plataforma permite a disponibilidade 24 horas por dia e a facilidade de navegação. O usuário pode personalizar sua experiência de leitura ajustando o tamanho da fonte e o tipo de texto.
“Precisamos de políticas permanentes para que toda hora seja uma boa opção ler algo novo. A BiblioSP é um exemplo disso: títulos que chegaram a custar mais de R$ 30 em promoções estão disponíveis gratuitamente para qualquer cidadão”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Totó Parente.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
BiblioSP Digital: https://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
