Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Biblioteca Castro Alves é reaberta ao público; mais 11 serão reformadas ainda este ano

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, celebrou a reabertura da Biblioteca Pública Municipal Castro Alves no próprio espaço cultural nesta sexta-feira (26). Com isso, a Castro Alves se junta à Biblioteca Aureliano Leite à Biblioteca Roberto Santos e é a terceira biblioteca restaurada e requalificada entregue ao município, dentre as 21 bibliotecas que entrarão em reformas até ano que vem, com 11 delas iniciando as obras ainda este ano e mais duas começando suas melhorias em janeiro de 2026.
Foram mais de 30 intervenções de reforma, entre elas mais acessibilidade e comodidade para Pessoas com Deficiência (PcD). Entre a lista de reformas feitas na Biblioteca Castro Alves, inclui:
- Requalificação do piso ao redor da biblioteca;
- Requalificação da escada que dá acesso ao estacionamento;
- Demolição do muro paliteiro na parte frontal da biblioteca e requalificação dos muros danificados;
- Limpeza da fachada;
- Requalificação elétrica;
- Substituição das luminárias e do forro;
- Iluminação de emergência e implantação do Sistema SPDA;
- Gradis para fechamento frontal da biblioteca;
- Portões no estacionamento e acesso dos pedestres;
- Guarda corpo na lateral direita e fundos da biblioteca;
- Corrimão na escada que dá acesso ao estacionamento;
- Caixa para coleta água de chuva no fundo da biblioteca;
- Requalificação do piso interno, em concreto e acabado com bambolê;
- Piso podo tátil;
- Substituição dos revestimentos das paredes da cozinha, das paredes da área de serviço e das paredes e piso dos banheiros;
- Adaptação de um sanitário PNE.
As próximas a entrar em reforma são as bibliotecas Cora Coralina (já fechada para obras desde o dia 15 de setembro), Menotti Del Picchia (com ordem de início de reformas no dia 29 de setembro) e a Affonso Taunay (fechando a biblioteca no dia 13 de outubro). O pacote visa modernizar as bibliotecas e inclui atualização de infraestrutura e adequação dos espaços para ampliar o conforto dos frequentadores.
Cerimônia de Reinauguração da Biblioteca Castro Alves
A cerimônia de reinauguração da Biblioteca Castro Alves, no Jardim Patente, bairro Sacomã, teve a presença de autoridades e do público da região, incluindo a participação da EMEI Santo Dias, em frente à Castro Alves, e contou com a entrega da placa de reformas e melhorias e uma exploração pelas dependências do equipamento cultural.
Existente desde o dia 6 de novembro de 1988, a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves era especialmente voltada ao público infanto-juvenil. A criação desta biblioteca teve grande repercussão e significado cultural para o bairro, tendo em vista a inexistência de outra nas proximidades. Agora, com suas melhorias, visa promover maior inclusão, acolhimento e difusão de cultura, informação e lazer para a comunidade, como também para todo o público paulistano que assim se fizer presente, atravessando mais gerações.
“Com muita alegria celebramos a entrega das reformas da Biblioteca Castro Alves. O livro é indispensável para a formação social, intelectual e cultural de adultos e crianças, principalmente. Temos como proposta fazer uma campanha maior para promover a literatura, democratizando o acesso entre público, seja ele leitor ou não, e as nossas bibliotecas públicas municipais, conversando mais e se tornando mais atrativas e acolhedoras”, disse o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves conta com salas de leitura, sala de primeira infância e telecentro, além de uma ampla área externa multiuso. Em outubro, a Castro Alves volta a receber programação cultural pelo Biblioteca Viva, revitalizando o seu espaço para trazer cultura e entretenimento a quem mais precisa. A biblioteca conta com aproximadamente 50 mil exemplares entre livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia etc; e abre todas às segundas e sextas, das 09h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk