Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025 | Horário: 15:33
Compartilhe:

Biblioteca Hans Christian Andersen promove Semana Especial com programação cultural diversificada

Programação reúne teatro, oficinas, rodas de leitura, sarau e festa literária para todas as idades na zona leste da capital
Flor e um desenho de flor

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, realiza uma semana especial na Biblioteca Hans Christian Andersen, localizada no Tatuapé, zona leste da capital, com uma programação voltada à promoção da leitura, da arte e da convivência cultural.

Entre os destaques está o espetáculo “O Silêncio das Cores”, da artista Lúcia Bissoto, que apresenta uma narrativa sensível e envolvente por meio de personagens, bonecos e cenários, voltada para públicos de todas as idades, prevista para o dia 29 de agosto às 10h. A programação também inclui oficinas práticas, como a Oficina de Pintura em Aquarela com Fernanda Renate, todas as sextas-feiras às 15h, voltada ao desenvolvimento da expressão artística, e a Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores, aos sábados a partir das 11h, que ensina técnicas manuais para a criação de peças artesanais.

No campo da literatura, o Clube de Leitura Secreto promove um encontro online para discutir o livro Kindred, da renomada autora Octavia Butler, obra presente em diversas bibliotecas públicas, no dia 28 de agosto às 20h, de forma online. Já o projeto Primeiras Leituras, conduzido por Renata Rossi, propõe rodas de leitura voltadas para crianças e suas famílias, incentivando o contato com os livros desde a primeira infância, marcado para sábado (30), às 11h30.

Também no sábado (30), das 10h às 14h, tem a realização da FliHans – Festa Literária da Hans, evento tradicional que reúne autores, atividades culturais e atrações diversas em celebração à literatura. Outro grande destaque é o IV Festival Literatura Jovem PUC-SP, que chega à Hans com um dia inteiro de atividades dedicadas à literatura feita por e para jovens. A programação inclui debates, leituras, oficinas e momentos de inspiração voltados a novos autores e leitores em formação, fortalecendo o protagonismo juvenil no cenário literário.

A iniciativa reforça o papel das bibliotecas como espaços vivos de cultura, formação e encontro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Clique aqui para conferir a programação da Biblioteca.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens