Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Biblioteca Viva leva música, sarau e circo a bosques e pontos de leitura da capital

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva uma série de apresentações culturais gratuitas pelo programa Biblioteca Viva nos Pontos e Bosques de Leitura nesta semana. A programação reúne música, sarau e circo em atividades voltadas a diferentes públicos, todas com classificação livre. Com apresentações espalhadas nos espaços de leitura e cultura dentro de centros culturais e parques do município, as atividades democratizam o acesso à cultura e transformam diferentes territórios da cidade em espaços de convivência, aprendizado e lazer.
Abrindo a agenda do Biblioteca Viva, o Coletivo Brasa apresenta o espetáculo musical “Sampa”, voltado ao público adulto, com 60 minutos de duração. A proposta é resgatar, preservar e valorizar o repertório paulista, celebrando a obra de compositores como Adoniran Barbosa e Renato Teixeira, além de canções que eternizaram a cidade de São Paulo. O grupo busca manter viva essa linguagem, seja no contexto urbano ou rural, aproximando o público da identidade musical da capital. As próximas apresentações acontecem nesta sexta (26) no Ponto de Leitura Chácara do Jockey e sábado (27) no Ponto de Leitura Parque Piqueri às 14h, e domingo (28), por fim, no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera, às 11h.
Foto da atração "Sampa". (Foto: Divulgação)
Voltado aos adolescentes, o sarau “Peña Oye”, realizado pelo coletivo Oye Latinoamérica, traz um encontro artístico diverso e plural que reúne música, dança, poesia e pintura ao vivo, com espaço aberto ao microfone para quem quiser participar. Inspirado no conceito latino-americano de “peña” — celebração cultural de manifestações coletivas — o evento promove um ambiente de intercâmbio entre imigrantes, periféricos, indígenas, negros, brancos e pessoas LGBTQIA+, em uma jam vibrante de 60 minutos. Então anote aí: o sarau estreia nesta quarta (24) às 15h no Ponto de Leitura Butantã, quinta (25) às 14h no Ponto de Leitura Graciliano Ramos, que segue com o mesmo início de horário na sexta (26) pelo Ponto Praça Bambuzal e termina o ciclo no sábado (27) às 11h no Bosque de Leitura Parque do Trote.
A Biblioteca Viva dos Pontos e Bosques de Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas também inclui a criançada, que terão a oportunidade de mergulhar no espetáculo circense “A Onça e o Bode”, de Adriano Mauriz, com duração de 45 minutos. Inspirado no folheto de cordel de José Costa Leite, a montagem mistura circo, música e literatura popular para narrar a história de uma onça e um bode que, sem perceber, constroem juntos uma casa à beira do rio. Quando o lar fica pronto, nenhum deles aceita abrir mão da moradia, e a convivência forçada dá início a uma série de disputas divertidas.
Foto da atração "A Onça e o Bode". (Foto: Divulgação)
A atração começa nesta terça (23) às 09h30 no Ponto de Leitura Parque São Rafael, e segue na quarta (24) às 10h30 no Ponto de Leitura Jardim LaPenna e às 14h de sexta (26), sábado (27), domingo (28) e no último dia de setembro, no dia 30, no Bosque de Leitura Parque Lajeado, no Ponto Severino do Ramo, no Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi e no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio (respectivamente).
Veja a programação completa do Biblioteca Viva clicando aqui.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
Serviço:
Programação Biblioteca Viva nos Pontos e Bosques de Leitura
Quando: De 23 a 30 de setembro
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos
Múltiplos locais e horários
Atração: Sampa - Coletivo Brasa
Linguagem: Música
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre - Adultos
Sinopse: A partir do desejo do coletivo sobre a necessidade de valorização, preservação e circulação do repertório nacional, para este trabalho se dedicam a um repertório regional, o paulista. Ainda que a cidade de São Paulo ser considerada uma das maiores cidades da América do Sul, onde a globalização causa grandes impactos na cultura popular, o grupo busca trazer no repertório o resgate e preservação de alguns dos mais famosos compositores paulistas como Adoniran Barbosa, Renato Teixeira, entre outros; com a finalidade de manter essa linguagem ainda viva na sociedade paulista, seja da região rural ou urbana. Para além de canções compostas por paulistas, canções de demais compositores que também eternizaram nossa ""Sampa"", estarão incluídas.
Locais:
Ponto de Leitura Chácara do Jockey | sexta-feira, 26 de setembro de 2025, às 14h;
Ponto de Leitura Parque Piqueri | sábado, 27 de setembro de 2025, às 14h;
Bosque de Leitura Parque Ibirapuera | domingo, 28 de setembro de 2025, às 11h.
Atração: Peña Oye - Oye Latinoamérica
Linguagem: Sarau
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre - Adolescentes
Sinopse: A PEÑA OYE é um espaço onde as artes e a diversidade cultural se encontram: artistas imigrantes, periféricos, pretes, indígenas, pardes, lgbtqia+, brancos... Onde apresentamos uma Pintura ao vivo acontecendo ao mesmo tempo que as apresentações musicais, performance de dança e/ou poesia com o acompanhamento instrumental na vibe de uma jam coletiva, além de oferecer um tempo de microfone aberto para toda pessoa que quiser se apresentar.A palavra PEÑA em espanhol é usada em alguns países (Bolivia, Chile, Costa Rica, etc) como nome de um encontro cultural onde se compartilha diversas manifestações artísticas.
Locais:
Ponto de Leitura Butantã | quarta-feira, 24 de setembro de 2025, às 15h
Ponto de Leitura Graciliano Ramos | quinta-feira, 25 de setembro de 2025, às 14h
Ponto de Leitura Praça Bambuzal | sexta-feira, 26 de setembro de 2025, às 14h
Bosque de Leitura Parque do Trote | sábado, 27 de setembro de 2025, às 11h
Atração: A Onça e o Bode - Adriano Mauriz
Linguagem: Circo
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre - Crianças
Sinopse: Elementos do circo, música e cordel são usados para retratar a vida do sertanejo em diálogo com as crianças. O espetáculo é baseado no folheto de cordel de José Costa Leite e relata o curioso caso de uma onça e um bode que tiveram que viver juntos. Sem saber, ambos trabalham simultaneamente na construção de uma casinha à beira do rio. Quando a casa fica pronta, nenhum dos dois quer renunciar ao novo lar, e decidem morar juntos. No entanto, por não saberem conviver em harmonia, ambos vão fazer de tudo para tentar expulsar o morador indesejado.
Locais:
Ponto de Leitura Parque São Rafael | terça-feira, 23 de setembro de 2025, às 09h30
Ponto de Leitura Jardim LaPenna | quarta-feira, 24 de setembro de 2025, às 10h30
Bosque de Leitura Parque Lajeado | sexta-feira, 26 de setembro de 2025, às 14h
Ponto de Leitura Severino do Ramo | sábado, 27 de setembro de 2025, às 14h
Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi | domingo, 28 de setembro de 2025, às 14h
Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio | terça-feira, 30 de setembro de 2025, às 14h
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk