Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Bibliotecas Públicas Municipais recebem circo e contação de história pelo programa Biblioteca Viva

São Paulo, setembro de 2025 – Histórias sobre inclusão, tradições populares, poesia e até uma carangueja sonhadora que quer virar música vão tomar conta das bibliotecas públicas municipais de São Paulo ao longo do mês de setembro. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga as novas atividades que integram o programa Biblioteca Viva, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, todas gratuitas e com classificação livre para crianças e famílias.
A programação do Biblioteca Viva de setembro começa com a Cia Arte Raiz, que apresenta “Histórias de Abraçamento”. Acessível em libras, o espetáculo reúne duas narrativas sobre diversidade: “Meu amigo down” – sobre um garoto que deve estar em todos os espaços como qualquer outra criança – e “O mistério das Bocas Mexedeiras” – cuja história desdobra sobre uma menina que se comunica com as mãos e busca ser compreendida. As apresentações acontecem nesta quinta (18) na Biblioteca Paulo Setúbal (dentro do Centro Cultural Vila Formosa), segue no dia 23 na Biblioteca Camila Cerqueira César (Butantã), no dia 24 na Biblioteca Amadeu Amaral (Jardim da Saúde) e na Biblioteca Raul Bopp (Aclimação), dia 25 na Biblioteca José Mauro Vasconcelos (Parque Edu Chaves) e, por fim, no último dia de setembro (30) na Biblioteca Jayme Cortez (dentro do Centro Cultural da Juventude) e na Biblioteca Padre José de Anchieta (Perus).
Também circula pela cidade a Cia Oyá ô, com a contação “Histórias de Baobá”, que narra a curiosidade da menina Nyelete e seus aprendizados com o avô sobre os Baobás, as estrelas e a vida em comunidade. As sessões acontecem na quinta (18) de setembro na Biblioteca Paulo Duarte (dentro do Centro de Culturas Negras), na sexta (19) na Biblioteca Érico Veríssimo (Parada de Taipas), dia 23 na Biblioteca Clarice Lispector (Siciliano), 24 na Biblioteca Malba Tahan (Jardim Susana/Veleiros) e no dia 25 de setembro na Biblioteca Roberto Santos (Ipiranga).
Histórias de um Abraçamento, com recurso de libras. (Foto: Reprodução)
A Cia Canto de Omiô leva às bibliotecas “No Mangue tem Frevo”, história da carangueja Chica e seu inseparável amigo Josué em busca do sonho de mostrar talento em um grande evento. O espetáculo será apresentado nesta quarta (18) na Biblioteca Marcos Rey (Campo Limpo), nesta sexta (19) na Biblioteca Gilberto Freyre (Sapopemba), neste sábado (20) na Biblioteca Anne Frank (dentro do Centro Cultural da Diversidade), dia 24 na Biblioteca Raimundo de Menezes e no dia 25 na Biblioteca Pedro Nava (Mandaqui).
Outro destaque é a intervenção “Praia Literária", do Movimento Vem Brincar Cacuriá, que transforma o espaço da biblioteca em uma festa com músicas, cantigas, brincadeiras, bolhas de sabão e muita criatividade. A atração passa pela Biblioteca Mário Schenberg (Lapa) na quinta (18), pela Biblioteca Afonso Schmidt (Freguesia do Ó) na sexta (19), pela Biblioteca Narbal Fontes (Santana) no dia 23 de setembro, pela Biblioteca Milton Santos (Aricanduva) no dia 24, Biblioteca Vinicius de Moraes (Itaquera) no dia 25, e no dia 30 de setembro pela Biblioteca Anne Frank.
Encerrando o mês de programação do Biblioteca Viva, a Cia Circo de Trapo apresenta o espetáculo de circo “Circo de Poesias", com o palhaço Marcolão, um apaixonado pelas poesias de Marco Antonio Ponce, que mistura versos, canções e palhaçadas em um espetáculo divertido e poético. As apresentações acontecem no dia 18 de setembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros) e segue ao longo do circuito para as bibliotecas da zona leste: dia 19 na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera), dia 25 na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Tatuapé), dia 26/09 na Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester) e 27 de setembro na Biblioteca Ricardo Ramos (Vila Prudente).
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk