Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Bibliotecas Públicas Municipais recebem exposições em setembro

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, ao longo do mês de setembro nas bibliotecas públicas municipais, recebe uma programação especial de exposições que celebram a memória, a arte, a história e a cultura em suas múltiplas formas. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população de produções artísticas e históricas diversas, valorizando tanto a criação contemporânea quanto o patrimônio cultural da cidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sujeitas a alteração de horários.
Na Biblioteca Mário Schenberg, localizada na Lapa, segue em cartaz até o dia 31 de outubro a exposição “Perfume: História & Arte”, que teve início no final de agosto. Com curadoria de Sueli Nemen Rocha, a mostra propõe uma experiência única ao explorar as relações históricas, culturais e artísticas do perfume, reunindo elementos que vão muito além da perfumaria tradicional. A programação inclui palestras, workshops e laboratórios olfativos, além de mais de mil frascos de perfumes nacionais e internacionais em exibição, nos quais o público pode compreender melhor a riqueza de significados que os aromas carregam ao longo dos séculos, com as próximas atividades previstas a partir do dia 16 de setembro. Leia mais informações clicando aqui.
Pela zona leste, a Biblioteca Raimundo de Menezes abre suas portas, desde o dia 2 de setembro, para a “Exposição de Aniversário de São Miguel Paulista”. Em homenagem aos 463 anos do bairro, celebrados no dia 29 de setembro, a mostra reúne registros, imagens e informações históricas que resgatam a memória da região. A proposta é destacar os pontos culturais e sociais que marcaram a trajetória de São Miguel Paulista, um dos bairros mais tradicionais da cidade, reconhecido por sua relevância para a formação da identidade paulistana. De tabela, o público pode conhecer a história por trás da própria biblioteca e sua atuação cultural e literária no bairro.
No mesmo período, pela região, a Biblioteca Affonso Taunay, na Mooca, recebe, até o dia 7 de outubro, a exposição “200 DO 7 – Releitura dos 200 anos", atividade que entrou nas comemorações do Dia da Independência do Brasil. A mostra reúne onze artistas do graffiti que apresentam versões contemporâneas e plurais da famosa pintura de óleo sobre a tela “Independência ou Morte”, pintada em 1888 por Pedro Américo. O trabalho dos grafiteiros e grafiteiras Sow, P.P.Silva, Mel Zabunov, Chuck, Pneu, Rodrigo, Preto TNA, Vinil Colante, Negana, AFolego e Liz oferece novas perspectivas sobre um dos principais símbolos da Independência do Brasil, transportando para as telas a estética, as técnicas e a força criativa da arte urbana. Essa combinação resulta em uma exposição que conecta passado e presente, convidando o público a refletir sobre a história sob a ótica da contemporaneidade. O horário de funcionamento é das 08h às 17h de segunda a sexta, e de sábado das 10h às 14h.
Encerrando a programação de setembro, a Biblioteca Afonso Schmidt mantém até o dia 30 a exposição “Us Mitus”, fruto de um trabalho colaborativo realizado por professores e estudantes da EMEF Marc. A mostra nasceu como um desdobramento do projeto “Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar” e apresenta ao público diferentes interpretações que relacionam a tradição literária com a vivência dos alunos.
Há ainda a exposição diária “Exposição Multissensorial de Elementos Naturais” do Instituto Árvores Vivas na Biblioteca Camila Cerqueira César, zona oeste da cidade, no dia 17 de setembro, das 14h às 15h. Com proposta sensorial, o Instituto tem como objetivo explorar as diferentes nuances da natureza para muito além da vista, com mais momentos de contato com a flora a partir pelo toque, cheiro e olfato. Mostrando a sensibilidade e a delicadeza da natureza, a exposição permite que o público enxergue uma nova relação entre natureza e cidade.
Exposições de Aniversário das Bibliotecas
A Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet celebra seus 71 anos de existência com uma mostra que revisita sete décadas de dedicação à leitura e à cultura. A exposição reúne fotografias desde a década de 1960, poesias de seu patrono e recortes de jornais que registraram a presença e a importância da biblioteca ao longo dos anos, reforçando sua relevância histórica para a comunidade e destacando o papel fundamental da biblioteca como espaço de convivência, aprendizado e preservação da memória cultural da cidade.
Outro espaço em ritmo de festa, também no Tatuapé, é a Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo, com uma exposição de fotos históricas das 10h às 15h. O público poderá conferir esse passeio visual no corredor de entrada e na Sala de Leitura, em uma oportunidade de valorizar a memória da biblioteca e de reconhecer sua presença no cotidiano da comunidade ao longo das últimas décadas.
Confira a programação completa de aniversário destas e de outras três bibliotecas aniversariantes clicando aqui.
“As bibliotecas públicas são espaços vivos, que vão muito além do empréstimo de livros. Elas viram pontos de encontro, descontração, descobertas e de manifestação cultural. Ao receber exposições com temas variados, desde história, arte urbana até o universo sensorial do perfume, ampliamos ainda mais o alcance cultural desses espaços culturais a quem mais precisa e a quem interesse”, afirma Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Serviço:
BIBLIOTECA CAMILA CERQUEIRA CÉSAR
Atração: Instituto Árvores Vivas – Exposição Multissensorial de Elementos Naturais - Instituto Árvores Vivas
Quando: 17/09 – 14h
Onde: Rua Valdemar Sanches, 41 - Vila Gomes
Duração: Aproximadamente 60 min
Classificação indicativa: Livre
Breve sinopse: Uma experiência sensorial que convida o público a explorar formas, texturas e aromas de elementos naturais, despertando novas percepções sobre a relação entre natureza e cidade.
BIBLIOTECA AFONSO SCHMIDT
Atração: Us Mitus - Exposição
Quando: até o dia 30 de setembro | segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado das 10h às 14h
Local: Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Freguesia do Ó/Brasilândia
Classificação: Livre
Sinopse: Também está rolando a exposição "Us Mitus", montada de forma colaborativa por professores e estudantes da @emefmarc, que foi um desdobramento do projeto "Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquício do Romantismo no cotidiano escolar".
BIBLIOTECA PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET
Atração: Exposição Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet – 71 anos
Quando: até dia 30/09 | segunda a sexta, das 9h às 18h, sábado, das 10h às 14h
Local: Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó
Classificação: +10
Sinopse: No dia 07 de setembro a Biblioteca Pública Municipal Paulo Sérgio Duarte Milliet completará 71 anos! Para comemorar o nosso aniversário, preparamos uma exposição com fotos antigas (desde a década de 60), poesias do nosso patrono, o jovem Paulo Sérgio, e matérias de jornais onde nossa biblioteca figurou! Venha conferir essas 7 décadas de funcionamento da nossa biblioteca!
BIBLIOTECA RAIMUNDO DE MENEZES
Atração: Exposição de Aniversário de São Miguel Paulista
Quando: 02/09/25 até 30/09/25 | segunda a sexta, das 09h às 18h, e sábado, das 10h às 14h
Local: Av. Nordestina, 780 - Vila Americana
Classificação: Livre
Sinopse: Em comemoração aos 465 anos do Bairro de São Miguel Paulista, no dia 29/09/2025, durante o mês de setembro a equipe da biblioteca fará uma exposição com a história do bairro, destacando os principais pontos históricos e lugares interessantes para a sociedade e cultura.
BIBLIOTECA AFFONSO TAUNAY
Atração: Exposição: “"200 DO 7” - Releitura dos 200 anos.
Quando: De 03 de setembro à 07 de outubro 2025 | segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado, das 10h às 14h.
Local: Rua Taquari, 549 - Mooca
Classificação: Livre
Sinopse: Nesta mostra, celebraremos releituras da obra "Independência ou Morte", originalmente pintada por Pedro Américo. Ao todo, são 11 telas de impressionantes releituras que estarão em exibição na Biblioteca, no período de 03 de setembro à 07 de outubro 2025. Os talentosos grafiteiros e grafiteiras responsáveis por transformar as técnicas do graffiti, suas experiências e rica bagagem cultural dos muros para essas telas são: Sow, P.P.Silva, Mel Zabunov, Chuck, Pneu, Rodrigo, Preto TNA, Vinil Colante, Negana, AFolego e Liz. Cada um desses artistas contribui com sua visão única, oferecendo uma perspectiva contemporânea à obra clássica de Pedro Américo. A exposição '200 do 7' promete uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os visitantes. Instagram Grafiteiros: Sow – @sow84 P.P.Silva – @paulo.pedrodasilva.37 Mel Zabunov – @mel.zabunov Chuck - @cleberoliveira1981 Pneu - @tiagof113 Rodrigo – @rograffitioficial Preto TNA – @pretotna Vinil Colante – @vinilcolante Negana – @_negana_ AFolego - @afolego Liz - @arte.liz
BIBLIOTECA PROF. ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO
Atração: Exposição de Fotos Históricas da Biblioteca, desde os anos 1960 até os dias atuais.
Quando: até 30/09 - das 10h às 15h
Local: Rua Restinga, 136 - Tatuapé
Duração: 300 minutos (5h)
Classificação indicativa: Livre.
Breve sinopse: Um passeio visual pela história da Biblioteca através dos anos.
BIBLIOTECA MÁRIO SCHENBERG
Atração: Exposição Perfume História & Arte
Quando: De 29/8 a 31/10 | segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Local: Rua Catão, 611 - Vila Romana
Classificação: Livre
Sinopse: O evento é aberto a profissionais, estudantes, educadores e demais interessados na cultura e na indústria do perfume. A Biblioteca Pública Municipal Mário Schenberg, localizada na Lapa, recebe a partir de 29 de agosto de 2025 a exposição Perfume: História & Arte. O evento ficará em cartaz até 31 de outubro, com entrada gratuita e uma programação que inclui palestras, workshops e laboratórios olfativos. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. Com a curadoria de Sueli Nemen Rocha, a proposta da exposição é valorizar a relação histórica, cultural e artística do perfume, reunindo experiências sensoriais e promovendo reflexões sobre o universo da perfumaria.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 83 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk