Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Setembro em Festa: Bibliotecas comemoram aniversário de inauguração com atividades gratuitas e livres

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, entra em ritmo de festa com o aniversário de inauguração de cinco bibliotecas públicas municipais que acontecem neste mês. Como uma boa festa, a diversão está garantida ao público, com programações especiais gratuitas em cada unidade, para todas as idades e ao longo de setembro.
Na zona norte, a Biblioteca Álvares de Azevedo, na Vila Maria, se destaca com uma comemoração dupla. Comemorando 75 anos desde que foi aberta ao público e os 194 anos do patrono da biblioteca, as comemorações já estão rolando a todo vapor, com direito a dança cigana na última quarta (3), uma edição da feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” em parceria com o CECCO Trote na sexta passada (5) e uma oficina de desenhos nesta terça (9).
Para esta semana, a equipe de bibliotecários e jovens monitores da Álvares de Azevedo convidam, na quarta (10), à mediação de leitura “Prêmio Tartaruga” com Niko Leão de Andrade, às 14h; e na quinta (11), para um “Aulão de Zumba” para maiores de 18 anos, às 09h, e a oficina “Não Só Desenhos” com Lucas Oliveira Romualdo às 14h, para maiores de 14 anos com interesse em aprender a desenhar personagens, expressões faciais e mais. Para o “Prêmio Tartaruga”, há ainda mais duas novas edições ao longo do mês: no dia 17 de setembro, às 10h, e no dia 24 de setembro, às 14h.
Na próxima semana, a Biblioteca Álvares de Azevedo realiza uma palestra sobre reciclagem junto com o Instituto Casa Viva no dia 16, às 10h; e no dia 19, às 09h, com aulas que exploram os tipos de dança para movimentar o corpo e a consciência, em parceria com a NCI Vovó Maria José. Encerrando a programação especial de aniversário, no dia 23 de setembro às 15h, a atividade “Flores, Canções e Poemas” leva músicas, jogos e brincadeiras promovidas por Jamil Jorge para o público; e no dia 25 de setembro, a partir das 10h, a feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” fecha com chave de ouro distribuindo até dois livros gratuitamente por pessoa na praça da biblioteca.
Pegue, Leve e Leia especial
Além da Álvares de Azevedo, outras duas bibliotecas aniversariantes, desta vez da zona leste, farão suas feiras de doação de livros comemorativas: a Ricardo Ramos (Vila Prudente) e a Paulo Sérgio Duarte Milliet (Vila Regente Feijó), ambas comemorando 59 anos de existência.
Começando nesta quarta (10), a Ricardo Ramos promove a tradicional feira de doação de livros entre às 10h e 16h, com mais de 150 livros que podem ser pegos gratuitamente por qualquer um. Enquanto a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet realiza sua feira no dia 26 de setembro, na mesma faixa de horário e com a mesma faixa de títulos separados participantes.
Exposições Históricas
Já parou para pensar que cada biblioteca perto de sua casa tem uma história para contar? As Bibliotecas Públicas Municipais da cidade, administradas pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, possui décadas de atividades literárias e culturais e de encontros com incontáveis munícipes, coletivos, artistas, educadores e outros, que usaram as dependências destes espaços para encontros, expressões, partilhas, conhecimento e entretenimento.
Pensando nas sucessivas transformações que presenciaram, as Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Vila Regente Feijó) e Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo (Tatuapé) estão com exposições abertas que falam sobre suas respectivas histórias e trabalho frente à cultura e à leitura da cidade, com fotos e registros internos servindo como fios condutores.
A exposição “Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet – 71 anos” mostra, além de fotos antigas do espaço, antes mesmo da inauguração, poesias do patrono - o jovem Paulo Sérgio Duarte Milliet - e matérias de jornais que mostram ações do espaço em épocas passadas. A mostra fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 14h.
Por sua vez, a biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo conta com uma curadoria de fotos e registros antigos da biblioteca, tanto fisicamente quanto digitalmente, desde a década de 60 até os dias atuais. A exposição fica das 10h às 15h nos corredores do espaço
Oficinas
Fechando a série de atividades culturais e especiais de aniversário das bibliotecas em setembro, gratuitas e livres para o público interessado, há oficinas que configuram o calendário mensal, levando diversas linguagens como o artesanato, terapias comunitárias e yogas, aulas de idiomas e dinâmicas de dança e movimentação corporal.
Entre os destaques, está a Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (Parque Edu Chaves), recém-completada 34 anos de existência, que realiza todas as quartas-feiras a contação de história “Hoje Não Quero Banana” com Sandra Brasil com o público infantojuvenil presente, às 14h; e prepara ainda duas dinâmicas únicas ao longo de setembro: uma oficina de customização de panos de prato usando frutas como carimbos naturais no dia 12 às 09h15, e a ocupação “Caminhada pela vida” do grupo Abraça Edu Chaves no dia 27 às 08h, em especial ao Setembro Amarelo e ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência para espalhar a mensagem de inclusão e união.
A Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester), outra aniversariante do mês, com mais 59 anos de atividade, não deixa a desejar e conta com oficinas regulares de segunda a sexta, em múltiplos horários. Às segundas, a Lenyra recebe Oficinas de Memória às 09h45, em parceria com a UBS Vila Nova Manchester, e Oficinas de Line Dance para jovens, adultos e idosos às 15h e também nas terças às 14h. De terça à sexta, sempre às 10h, mediações de leitura para crianças com bibliotecários e jovens monitores da biblioteca tomam conta do espaço, com proposta de apresentar um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. Por fim, nas quintas, a Lenyra Fraccaroli recebe uma Oficina de Crochê às 15h, com foco em desenvolver habilidades manuais e coletivas e a motricidade fina.
Outras recomendações ficam com a Ricardo Ramos – com oficinas de literatura e imersão todas as quintas com a psicopedagoga Betina Serson às 11h, oficinas de técnicas corporais de circo nos dias 13, às 11h, e 19 de setembro, às 15h; e uma oficina de literatura periférica no dia 20 de setembro, às 11h, com o MC Renovo do Coletivo InComum, focado na observação do cotidiano como matéria prima para a escrita de poesias e versos para narrativas periféricas – e com a Álvares de Azevedo – trazendo as oficinas de Tai Chi Pai Lin todas as quartas às 15h, oficina de pandeiro nos sábados às 14h e aulas de inglês “Saindo do Zero” toda sexta às 14h, para maiores de 14 anos, além de uma terapia comunitária com as psicólogas Suzidália Brito e Maria de Lourdes neste sábado (13) às 10h, para pessoas com mais de 16 anos.
Você pode conferir mais informações das atividades listadas e checar outras programações das bibliotecas públicas municipais pelo site.
Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Aniversário das Bibliotecas Públicas Municipais
Datas: Dos dias 3 a 30 de setembro
Entrada: Gratuita
Horários e classificação indicativa múltiplos
Locais:
Biblioteca Álvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n° - Vila Maria Alta
Biblioteca José Mauro de Vasconcelos - Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100 - Parque Edu Chaves
Biblioteca Ricardo Ramos - Pça. do Centenário de Vila Prudente, 25 - Vila Prudente
Biblioteca Professor Paulo Sérgio Duarte Milliet - Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó
Biblioteca Lenyra Fraccaroli - Praça Haroldo Daltro, 451 - Vila Nova Manchester
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk