Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Música nas bibliotecas
Aidée Cristina
Nascida em São Paulo e vinda de família Pernambucana, Aidée Cristina, sempre esteve junto aos ritmos brasileiros como percussionista, compositora e integrante da banda Samba de Rainha. Em 2016 reuniu todas as suas influências musicais também abrangendo o baião, o carimbó, o maracatu, o xaxado, para dar corpo ao projeto intitulado Aidée Cristina e a Base Regional, desta vez, apresentando-se como intérprete e cantora. No repertório deste projeto, leva o público a passear sobre o cancioneiro nacional visitando canções de ponta a ponta do país, ora cantando baiões de Luiz Gonzaga, forro de Dominguinhos, ora trazendo canções do recôncavo baiano, de Jackson do Pandeiro, contemporâneos como Marisa Monte, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e duas pinceladas de músicas autorais cheias de balanço, sempre com arranjos focados no ritmo esfuziante do Brasileiro Regional. Classificação indicativa: Livre. Música. Duração: 50 min.
Dia 5 de junho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 19 de junho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de junho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 29 de junho às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Apresentação Regência Orquestral: Tango
Ao final de cada período da formação os músicos da Regência Orquestral realizam uma apresentação especial aberta ao público no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. Neste mês a apresentação terá como tema o expressivo e elegante ritmo do Tango. Classificação Indicativa: Livre
Dia 29 de junho às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Beatriz Rodarte
Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. Atuou como cantora e pandeirista em grupos como: Banda Flor do Samba, Tambor Mineiro, Banda Pendulum e Harém da Imaginação e foi ser idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil. Ao longo da sua trajetória teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE), Cláudio Venturini, Laiza Moraes, Marcus Viana, Gabriel Guedes entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 26 de junho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Biblioteca in Concert – 7ª edição
Audição dos alunos de Fagote e Viola do Curso Livre de Instrumento da Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Coordenação dos professores Antonio Carlos de Mello Pereira, formado em viola e regência pela Universidade São Judas Tadeu, é Mestre em música pela UNICAMP e Ronaldo Pacheco, que estudou com Afonso Venturieri.
Dia 15 de junho às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Café Conserto e Lanternagem
Café Conserto e Lanternagem traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, cocos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre. Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 11 de junho às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 19 de junho às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Corais na Biblioteca Alceu: Coral da ADC Mercedes-Benz
Dando continuidade ao projeto "Corais na Biblioteca Alceu Amoroso Lima", recebemos o Coral da ADC Mercedes-Benz, formado em novembro de 2002, com funcionários da Mercedes-Benz. Hoje, as pessoas interessadas em canto Coral podem participar, sem restrições. Os ensaios são realizados às 2as.feiras, das 17h45 às 19h15, no Clube da Mercedes-Benz, em Diadema. Há alguns anos a regência é de responsabilidade de Reinaldo Sanches, acompanhado da pianista Sandra Flores, com apoio de Marcelo Rios e Márcia Roque na coordenação.
Dia 15 de junho às 16h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Corais na Biblioteca Alceu: Grupo Mosaico
Dando continuidade ao projeto "Corais na Biblioteca Alceu Amoroso Lima", recebemos o Grupo Mosaico, um coral formado, em sua grande maioria, por cantores e ex-cantores do Coral UNIFESP, CORALUSP e profissionais ou estudantes de música. Inicialmente concebido e dirigido por Eduardo Fernandes, também funciona como laboratório para que seus integrantes possam atuar como monitores, arranjadores, instrumentistas, solistas e regentes. Atualmente, o grupo inicia um novo ciclo, contando com novos integrantes e sob a regência de Luís Anselmi. Seu repertório tem como foco principal a Música Popular Brasileira, em arranjos corais consagrados ou experimentais e inéditos. Milagres do Povo, de Caetano Veloso, dá nome ao atual repertório, que reúne canções brasileiras de diferentes vertentes da relação do ser humano com o sagrado. Entre os destaques do programa estão Sentinela (Milton Nascimento / Fernando Brant), com arranjo feito especialmente para o Grupo Mosaico por um de seus integrantes, Leilor Miranda, e a inédita Xirê de Oxum, composta pelo regente Luís Anselmi.
Dia 9 de junho às 11 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Coral Infantil
Com a Prof.ª Karen Bock. Classificação indicativa: 5 anos.
Terças-feiras às 17h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Felipe Soares Trio
O instrumentista e compositor Felipe Soares traz o projeto “Fole na Estrada”, com músicas e histórias sobre sanfoneiros que percorreram diferentes lugares e estilos musicais, contribuindo com novas sonoridades para a música brasileira. Faz um passeio pela música de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho, incluindo clássicos do choro e da música instrumental nordestina, além de composições autorais e outros estilos. Nesta edição, o projeto "Fole na Estrada” conta com as participações do violonista Gustavo Marques e da percussionista Priscila Brigante, integrando a formação do Trio. Classificação indicativa: Livre. Trio Sanfona, violão e percussão. Duração: 50 min.
Dia 5 de junho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 26 de junho às 11h - Biblioteca Milton Santos
Jazz na Viriato
A Biblioteca Viriato Corrêa apresenta o projeto Música Instrumental na Biblioteca, que visa dar ao público uma nova abordagem de seu espaço trazendo a música instrumental brasileira e o jazz em um conceito intimista. Liderado pelo trombonista Roney Stella e convidados, além da música os artistas explanam comentários sobre obras, autores e ritmos executados.
Dia 19 de junho às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa
Mangueigarapé
Construído com base na música indígena e negra, o show “MPEB – Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro” dá ênfase à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, através de um repertório autoral e de outros autores, onde o expectador é envolvido nesse magnetismo sonoro e conscientizador que mescla as realidades do nordestino trabalhador às culturas, sons e ruídos da metrópole de São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Música e Cultura Popular. Duração: 50 min.
Dia 26 de junho às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Maracatu de Baque Virado
O espetáculo consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente Recife, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas. Durante o espetáculo, a Cia Porto de Luanda mostra seu repertório com composições inspiradas no folguedo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de junho às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 2 de junho às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 4 de junho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 6 de junho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 8 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 11 de junho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de junho às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 28 de junho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 29 de junho às 11h - Biblioteca Belmonte
Nando Luz - Acenando com Bandeira
Poemas de Manuel Bandeira musicados pelo cantor e compositor baiano Nando Luz, que une sua música à poesia do poeta pernambucano Manuel Bandeira. A proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor é incentivar e estimular o público em geral. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia de Manuel Bandeira através do processo de interatividade música/poesia. Classificação indicativa: Livre - Música e poesia. Duração: 50 min.
Dia 5 de junho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 14 de junho às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Quinteto Metal Arte
O Quinteto Metal Arte, vem mostrar que certas composições extravasam a questão temporal e são bem aceitas em qualquer época. Apresentamos neste concerto quatro compositores que apesar de sua vida ter se dado em momentos diferentes, não deixam de ter relação entre si. O mesmo acontece com o jovem compositor brasileiro Wellington das Mercês que retrata um cenário da cultura Brasileira. A intenção é deixar claro que na música não há barreiras quando se trata de boas obras e consequentemente excelentes interpretações. Classificação indicativa: Livre. Música de Câmara Erudita e Popular. Duração: 50 min
Dia 18 de junho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de junho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 26 de junho às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Rap Plus Size
“Rap Plus Size” é um álbum de Hip-Hop, que traz as próprias referências femininas como participações especiais, focando em artistas feministas com posicionamento político definido, literalmente de peso da música brasileira, tais como: Rubia RPW, Tássia Reis, Banda DaviDariloco, Souto MC, Preta Rara, Gabi Niaray e Luana Hansen (que também produziu uma faixa do disco). Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 13 de junho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 18 de junho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de junho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 29 de junho às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de junho às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 15 de junho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes. Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros na Biblioteca. Duração: 180 min.
Dias 1º, 8, 15 e 22 de junho às 10h e às 13h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Trio Marrom
Trio Marrom, formado por Curisco, Zé Luiz e Café, traz o autêntico forró de pé de serra e é conhecido pela ótima harmonização tradicional e por seus integrantes já terem tocado com ícones do forró como Dominguinhos, Anastácia, Zeca Baleiro, Bicho de Pé. O trio possui três álbuns e por onde passa, mostra o melhor do seu trabalho, com a simplicidade e talento. As composições, em sua maioria, são próprias e retratam toda a cultura nordestina, suas raízes e ricas histórias. Com o objetivo de contribuir com o rico repertório Brasileiro, o Trio Marrom compõe e toca os ritmos envolventes desta vertente dançante e alegre que traz, na tristeza e simplicidade da vida dura do cidadão nordestino suas principais marcas. Classificação indicativa: Livre. Forró. Duração: 60 min.
Dia 5 de junho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 12 de junho às 9h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 19 de junho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 26 de junho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 28 de junho às 14h30 - Biblioteca Vicente Carvalho
Verde Lins e Pena Branca
Verde Lins e Pena Branca são hoje a dupla de embolada mais famosa de São Paulo. Nasceram na mesma cidade (Usina de Barreiros – PE) onde trabalharam na roça e, por uma dessas grandes ironias do destino, conheceram-se em São Paulo, onde colecionam sucessos e muita história pra contar. No repertório, além das emboladas criadas de improviso, cantam músicas de seus discos, músicas populares e do folclore nordestino. A primeira dupla de embolada a gravar um disco neste estilo em São Paulo em 1994. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 5 de junho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 19 de junho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 26 de junho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk