Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025 | Horário: 17:58
Compartilhe:

Caravana do Futebol Feminino chega na cidade com apoio da Prefeitura de São Paulo

Exposição interativa acontece entre os dias 18 e 24 de agosto
Caravana Futebol Feminino. Foto: Divulgação

São Paulo, 18 de agosto de 2025 – Na preparação para a Copa do Mundo Feminina em 2027, que pela primeira vez será sediada no Brasil, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apoia a realização da “Caravana do Futebol Feminino”. A ação interativa acontece dentro da Mercado Livre Arena Pacaembu, de 18 a 24 de agosto, das 09h às 19h, sendo segunda a partir das 12h e domingo até as 12h, de forma totalmente gratuita.

O projeto tem como objetivo mobilizar a população para a Copa do Mundo Feminina 2027. A ideia é de que cada vez mais as pessoas tenham contato com o futebol feminino e passem a acompanhar e apoiá-lo, além de ser um caminho para que jovens meninas se sintam motivadas e incentivadas a seguirem o sonho de ser atleta profissional.

A ação vem acontecendo desde junho e passará por 24 cidades brasileiras, com expectativa de impactar mais de 30 mil pessoas. Em cada parada, haverá oficinas, jogos, ativações especiais e encontro com jogadoras e influenciadoras do meio.

No formato de caminhão, o projeto tem uma estrutura tecnológica, oferecendo uma experiência imersiva e educativa para público de todas as idades, através de cinco ativações.

Na entrada, já é possível participar da “Photo Opportunity – Você com as estrelas”, cabine de fotos onde o público seleciona até quatro jogadoras da seleção brasileira e cria uma foto ao lado delas.

Comandada por inteligência artificial, a “Cabine IA - Amiga Virtual” prepara uma espécie de quiz com perguntas sobre a seleção e a história do futebol feminino no país.

A instalação inspirada em jogos clássicos de vídeogame também compõe a programação. O “Super Pong – Jogo colaborativo” reúne grupos de oito pessoas que podem jogar um campo visual utilizando controles físicos.

Vídeos curtos e impactantes sobre o futebol feminino serão exibidos durante todo o tempo através da “Experiência Audiovisual – Histórias do Futebol”. A instalação promete impactar e promover consciência sobre a importância do apoio às categorias femininas.

Além das atividades internas, o evento também oferece ativações que variam com o dia, como apresentações culturais, exposições, transmissão ao vivo de jogos, momentos de encontro com atletas convidados e ativações em escolas, praças, projetos sociais e clubes de base.

Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite


Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens