Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Centro Cultural Santo Amaro faz festival para terceira idade nesta quarta (17)

São Paulo, 16 de setembro de 2025 – O Centro Cultural Santo Amaro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, apresenta nesta quarta (17), o Festival Terceiro Sinal para celebrar o Dia do Idoso (01/10), com apresentações de dança e mesas de debates, a partir das 14h, com o tema “Envelhecer é viver”.
O evento abre com uma fala de Elton Victor, responsável pela coordenação cultural da Fundação Julita, que atende crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas em vulnerabilidade social, e também criador e organizador do Festival, seguido por uma apresentação de dança contemporânea com o grupo da mesma fundação, às 14h20.
Às 14h30 inicia a principal atração do dia, um fórum de discussão com convidados que vão trazer reflexões e experiências sobre o envelhecimento como um processo vivo e experienciado por todos. A conversa propõe um olhar sensível sobre a longevidade, valorizando as trajetórias individuais e os saberes construídos ao longo da vida.
Mama Darling, uma Drag Queen criada por Fernando Magrin, de 61 anos, é um dos convidados que participa do fórum de discussão. Magrin, fundador do bloco de carnaval MinhoQueens, foi um executivo da American Airlines que, aos 51, deixou a carreira corporativa para se dedicar à arte Drag e à inclusão.
Sandra Regina Gomes é outra convidada que tem vasta experiência em estudos sobre o envelhecimento sendo docente em cursos de pós-graduação em Gerontologia e referência na formulação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa no Brasil já tendo atuado em diversas instâncias públicas, incluindo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Prefeitura de São Paulo.
Também participa da conversa Flávia Zanatta, nutricionista e cozinheira chefe com foco em auxiliar pessoas na terceira idade a terem uma alimentação equilibrada e natural que pode prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. O evento encerra às 17h, com uma apresentação de dança Carimbó, com o grupo da Fundação Julita.
Serviço
Atração: Festival Terceiro Sinal: “Envelhecer e viver”
Onde: Centro Cultural Santo Amaro - Av. São João,822 - Santo Amaro
Quando: quarta (17), das 14h às 18h
Programação:
14h | Fala institucional Com Elton Victor
14h20 | Apresentação de dança contemporânea com o grupo de dança da Fundação Julita
14h30 | Fórum de discussão com Sandra Regina Gomes, Flávia Zanatta e Mama Darling
17h | Encerramento com apresentação de Carimbó, com o grupo de dança da Fundação Julita.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk