Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 3
Terça-feira, 17 de Março de 2026 | Horário: 15:13
Compartilhe:

Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá recebeu coletivos e instituições para estreia da novela “A Nobreza do Amor”

Evento foi realizado nesta segunda (16), exclusivo para convidados
Estreia da novela “A Nobreza do Amor”, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá. Foto: André Bicalho/Divulgação

Por Camila Quaresma

São Paulo, 17 de março de 2026 – O Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá, recebeu nesta segunda (16), a estreia da novela “A Nobreza do Amor”, da Rede Globo, em programação exclusiva para convidados. O local foi escolhido por representar a população negra em São Paulo, já que a novela reforça a conexão entre Brasil e África.

Nós temos tantos negros artistas, autores, produtores que quase nunca são representados na TV aberta. Então, esse evento foi um reconhecimento para essa população”, afirmou Anna Soares, gestora do Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá.

O evento contou com a presença de dos coletivos Afro Bantu e Clandestino, Velha Guarda Vai-Vai, Instituto Luiz Gama, Terreiro Axé Ilê Obá, Velha Guarda da Barroca, Negros em Foco, Zumbi, Maracatu, Grupo Cativeiro, além de secretarias, outros espaços culturais, como o Centro Cultural São Paulo e representantes da Rede Globo.

É muito importante ver parte da população negra de São Paulo representada aqui neste evento que é sobre todos nós, brasileiros, sobre a nossa história”, ressaltou Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo.

Milene Bracone de Lira, que representou o marketing da Rede Globo no espaço, disse que a escolha do CCN para o evento está na tradução do sentimento da novela que fala sobre o povo preto como potência, como rainha e reis, dentro do espaço.

Essa novela é muito diferente de novelas antigas, que sempre tratou o povo preto como escravizado e sofredor. Em “A Nobreza do Amor”, o preto é visto como rainhas e reis africanos e exalta toda a potência dessa cultura maravilhosa”, afirmou Milene.

O evento foi uma parceria entre a Rede Globo, com cessão de espaço pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens