Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2025 | Horário: 15:52
Compartilhe:

Com programação gratuita, bibliotecas públicas municipais comemoram Dia das Crianças e Dia Nacional da Leitura

Por meio do programa Biblioteca Viva, 40 espaços culturais do Sistema Municipal de Bibliotecas, recebem contação, circo, saraus e espetáculos para o público infantojuvenil

São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva 11 atrações culturais gratuitas ao longo do mês em mais de 40 espaços culturais – entre bibliotecas de bairro, centros culturais e pontos e bosques de leitura – que celebram o Dia Nacional da Leitura e o Dia das Crianças, comemorados no próximo domingo (12). As atividades são circulantes, voltadas ao público infantojuvenil e para toda a família.

Para o Dia Nacional da Leitura, a programação cultural do Biblioteca Viva apresenta a contação “Lendas do Norte”, do Coletivo El Sótano, levando ao público três das mais famosas lendas do Norte brasileiro: Boto, Boitatá e Curupira, através de uma mistura envolvente de canções, poesia e teatro, um olhar contemporâneo e em um espaço circular, que lembra as rodas de fogueira onde lendas eram tradicionalmente compartilhadas. Entre sustos, risadas e momentos de encantamento, "Lendas do Norte" convida crianças, adolescentes e adultos a redescobrir a força dessas histórias e perceber que, no fundo, os mitos ainda explicam muito sobre o mundo em que vivemos. O espetáculo acontece na quinta-feira (9), às 14h30, na Biblioteca Vinícius de Moraes, e a partir da próxima semana passa pelas bibliotecas Narbal Fontes (dia 15, às 14h), Nuto Sant'Anna (dia 22, às 14h), Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo (dia 23, às 14h), Castro Alves (dia 24, às 10h), Marcos Rey (dia 29, às 14h), Roberto Santos (dia 30, às 14h), e Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (dia 31, às 14h).

De 15 a 30 de outubro, as bibliotecas recebem o espetáculo musical “Literatura em Rap - Uma Homenagem a Manuel Bandeira”, do Saraund System com o poeta e rapper Fino Dflow, que conecta diversos gêneros musicais como a música eletrônica, o rap, rock e a poesia para homenagear o legado do poeta e crítico literário e de arte modernista, Manuel Bandeira, que completa 57 anos de falecimento no dia 13 de outubro, além de estimular a literatura a partir da união com outras linguagens artísticas. As bibliotecas que recebem a atração são a Brito Broca (no dia 15, às 14h), Milton Santos (dia 16, às 10h), Camila Cerqueira César (dia 18, às 11h), Prefeito Prestes Maia (dia 29, às 10h) e Cassiano Ricardo (dia 30, às 14h).

Há também atividades para as crianças de primeira infância, entre 0 a 6 anos, pelo projeto BebêLêtecas, que promove uma série de atividades culturais nas salas de primeira infância das bibliotecas, criando um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores, todas marcadas às 11h. “Do Conto ao Livro com Sendero Cultural” realiza contação de histórias seguida de mediações de leitura nas bibliotecas Sylvia Orthof, no dia 11, e na Érico Veríssimo, no dia 25; “Engatinhando com as histórias” leva acervo diversificado, brincadeiras e mediadores de leitura no desenvolvimento de proposta, que gira em torno da leitura ser uma grande brincadeira, ocupando os espaços das bibliotecas Malba Tahan, no dia 18 de outubro, e Helena Silveira, dia 25. Por fim, as bibliotecas Paulo Sérgio Duarte Milliet e José Paulo Paes levam atrações únicas das BebeLêtecas “Entre passarinhos” – contação de história dedicada com cenários lúdicos e sensoriais – e “Lendo pra gente miúda” – com mediação de leitura interativa aos pequenos. Na Milliet, a atividade rola nos dias 15 e 22 de outubro, enquanto na José Paulo Paes a contação começa dia 25.


 

Programação de Dia das Crianças com cultura negra e nordestina nos Pontos e Bosques de Leitura

Para os Dia das Crianças, o Biblioteca Viva alia música, cultura negra, slam e literatura com muita diversão e participação do público. As atividades começam nesta quinta (9), com sessões acontecendo inclusive no próprio domingo festivo (12) e se estendem até dia 23 de outubro.

Nos Pontos e Bosques de Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas, a literatura para os pequenos protagonizam as ações, com as contações “Brinquedos e Histórias de Cantar e Encantar” e “Brincadeiras de África”, levando reconhecimento social e histórico da Cultura Afro-Brasileira.

Em “Brinquedos e Histórias de Cantar e Encantar”, leva brincadeiras musicais e corporais da cultura preta brasileira e africana tradicional nos Bosques de Leitura Lions Clube Tucuruvi (dia 9, às 14h), Parque do Trote (no dia 11, às 11h), Parque Anhanguera (dia 12, às 14h), Parque Raposo Tavares (dia 16, às 14h) e Parque Rodrigo de Gásperi (dia 18, às 14h). A contação termina seu ciclo no Ponto de Leitura Jardim LaPenna no dia 21 de outubro, às 14h.

Já “Brincadeiras de África” usa muitas histórias interativas usando brincadeiras criadas pela própria juventude africana entre os países como a Nigéria, Egito, Gana, Moçambique, Tanzânia e Uganda. Venha se divertir às 14h nos Pontos de Leitura Graciliano Ramos (dia 9), Chácara do Jockey (dia 10), Butantã (dia 14), Olido (16) e Severino do Ramo (dia 17), além do Bosque de Leitura Ibirapuera, no dia 11 de outubro.

Há também a atração cultural nordestina “Repente para crianças”, da dupla poetisa Peneira & Sonhador com o violeiro e poeta João Doutor. Os artistas levam a arte do repente, com improviso e criação de versos dentro das métricas clássicas da poesia de repente, como o uso das sextilhas, os decassílabos, o quadrão perguntado, o galope a beira mar e os motes em 7 sílabas. Todos os versos cantados terão como temática a infância e a juventude, sem faltar aquela dose de humor. A atividade circula nos Bosques de Leitura Parque Lajeado (dia 10, às 14h) e Parque do Carmo (dia 18, às 14h) e nos Pontos de Leitura Parque do Piqueri (dia 16, às 14h), Parque São Rafael (dia 21, às 09h30) e Parque Vila do Rodeio (no dia 23 de outubro, às 14h).

Encerrando a programação especial do Biblioteca Viva de outubro, a peça circense “Carimbadores de Sonhos” chega nas bibliotecas contando a história de Alfandegário e Aduaneiro, dois amigos colegas de trabalho em repartições públicas que se juntam e resolvem sair do mundo afora para carimbar aquilo que amam: o folclore brasileiro. A atração te espera nas bibliotecas Lenyra Fraccaroli (dia 15), José Mauro de Vasconcelos (dia 16), Álvaro Guerra (dia 17) e Jamil Almansur Haddad (dia 21), todas às 14h, e na Biblioteca Raul Bopp no dia 22 de outubro, às 10h.


 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.


 

Serviço:

Programação Biblioteca Viva de Outubro

Datas: a partir do dia 09 de outubro

Horários e locais múltiplos

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuitos

Veja o serviço completo das atividades clicando aqui.


 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens