Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025 | Horário: 20:22
Compartilhe:

Confira os destaques da semana nas Bibliotecas Públicas (01 - 06.12)

Dezembro chega com circo, samba e muita leitura na primeira semana de programação cultural do último mês do ano!

 

São Paulo, dezembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, inicia o último mês do ano com uma agenda cultural rica, focada em bem-estar, inclusão e literatura, além de promover o acesso gratuito a obras. O estímulo à leitura se destaca com o "Pegue Leve e Leia" na Biblioteca Milton Santos na terça-feira, dia 2 de dezembro, das 11h às 15h, com a distribuição de aproximadamente 100 livros gratuitamente.

A programação de oficinas e encontros também é variada. Para o público sênior, a Biblioteca Lenyra Fraccaroli oferece a "Oficina de Memória" na segunda-feira, dia 1º, às 9h45, em parceria com a UBS Vila Nova Manchester. Na quarta-feira, dia 3, a Biblioteca Raul Bopp promove a "Oficina de Escrita Para Mulheres", às 15h, visando despertar a criatividade e a confiança na escrita. Já no sábado, dia 6, a Biblioteca Álvares de Azevedo realiza o "Sarau dos Imortais", às 11h, um encontro de artistas locais com microfone aberto para diversas apresentações culturais

Programação Biblioteca Viva:

A programação do Programa Biblioteca Viva inicia dezembro com espetáculos de circo e música em diversas unidades. Na terça-feira, dia 2, a Biblioteca Belmonte apresenta "A MULHER BALA", às 10h, e o show “FestERE Convida Samba Pemba” anima a Biblioteca Milton Santos, às 10h. Já na quarta-feira, dia 3, o público infantil confere "A Viagem do Jiló" na Biblioteca Álvares de Azevedo, às 14h.

Confira a programação completa dos dias 01 a 06 de Dezembro.

 

Segunda-Feira, 01 de Dezembro:

Cassiano Ricardo (Zona Leste)

Nome do evento: ESPAÇO BIBLIOTECH - Projeto Techkids

Quando: Segundas-feiras das 09h às 10h30 e 14h às 15h30. Quartas- feiras das 14h às 16h.

Duração: 8 a 10 meses

Classificação: 7 a 12 anos

Sinopse: O TechKids é um projeto voltado para crianças de 7 a 12 anos, com o objetivo de desenvolver habilidades digitais de forma inclusiva e educativa.

 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Danças de Pindorama - com Eri Sá

Quando: Todas às segundas-feiras, às 8h30

Classificação: 50+

Sinopse: A atividade é desenvolvida levando-se em conta os saberes ancestrais e o vasto universo da cultura popular; brincarão com os pés de dança das manifestações: jongo, ciranda, coco de roda, caboclinho e dança dos arcos. Serão encontros dançantes para potencializar a nossa história com a dança e com as memórias

 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PROGRAMA VOCACIONAL – ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS EM TEATRO

Quando: Todas as segundas, 14h às 17h

Classificação: +14 anos

Sinopse: O Programa Vocacional oferece encontros de formação e prática teatral voltados para jovens e adultos interessados em desenvolver suas habilidades artísticas. Por meio de jogos, exercícios e processos criativos, os participantes exploram a linguagem do teatro em um espaço coletivo de experimentação, expressão e aprendizado.

 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Dança em Grupo (Line dance)

Quando: Segundas às 15h e terças-feiras, às 14h | Duração de 2 horas

Classificação: Jovens, Adultos e Idosos

Sinopse: Line dance (Passinho) é um tipo de dança onde um grupo de pessoas dançam alinhadas umas com as outras, e todas elas fazem os mesmos movimentos individualmente.

 

Nome do evento: Oficina de Memória

Quando: Segundas às 9h45 | Duração 60 min

Classificação indicativa: 60+

Sinopse: Em parceria com a UBS Vila Nova Manchester a oficina objetiva estimular a melhora da memória e do desenvolvimento das funções cognitivas do idoso, incentivando a prática de exercícios que estimulem a memória e a adoção de um estilo de vida mais saudável e benéfico.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Exposição “Fluxo e Transição” - Com Marco Antonio Claro Pereira

Quando: De outubro à dezembro.

Classificação: Livre

Sinopse: A mostra Fluxo e Transição revela uma arte simples, orgânica e testemunhal. Em suas telas, o artista traduz fragmentos de si e de sua visão de mundo, convidando o público a refletir sobre o movimento da vida e as delicadas transições que nos atravessam. Marco Antonio Claro Pereira, é um apaixonado por comunicação e cultura. Toca alguns instrumentos como piano, saxofone e guitarra. É publicitário e gosta de pintar nas horas vagas. Teve aulas com o amigo e artista visual, Luiz Cavalli. Pinta seus quadros com fortes pinceladas e cores intensas. Sua forte ligação com a natureza, com o mar e com as matas, transparecem em suas telas.

 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Inglês - com a professora Márcia do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda segunda-feira às 10h| Duração 1 hora.

Classificação +60

Sinopse: Aulas da língua inglesa para ser utilizada em várias situações do dia a dia

 

Afonso Schmidt (Zona Norte)

Nome do evento: EXPOSIÇÃO: “Us mitos” - EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Quando: De seg à sex, das 8h às 17h, sáb das 10h às 14h

Duração: Permanente

Classificação: Livre

Sinopse: A exposição “Us Mitus¨ foi montada de forma colaborativa por professor e estudantes da EMEF Prof Maria Aparecida Rodrigues Cintra. É um desdobramento do projeto: “Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar”

 

Castro Alves (Zona Sul)

Nome do evento: Dança Circular - com a UBS Vila Arapuá

Quando: Todas as segundas-feiras, das 08h30 às 09h30

Classificação: Livre

Sinopse: Em roda, damos as mãos e nos conectamos com o ritmo, com o outro e com nós mesmos. A Dança Circular é uma prática coletiva que valoriza a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. Inspirada em danças tradicionais de diversos povos, essa atividade convida à vivência da união, da alegria e da presença, por meio de movimentos simples e significativos. Uma experiência de acolhimento e celebração da vida, onde cada passo é um convite à harmonia.

 

Roberto Santos (Zona Sul)

Nome do evento: Piá

Quando: Segundas das 10h às 12h e das 13h às 15h

Classificação indicativa:  6 a 13 anos

Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!

 

Belmonte (Zona Sul)

Nome do evento: No colo do livro com os livros ao colo - com  Ivani Magalhães

Quando: 01.12, às 14h | Duração 50 min

Classificação: Livre - Primeira Infância

Sinopse: Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós e tios. A sala da primeira infância transforma-se em um quarto de brinquedos, onde várias duplas (bebês e acompanhantes) interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar.

 

Terça-Feira, 02 de Dezembro:

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: VOCACIONAL - Teatro

Quando: Todas as terças-feiras às 14h | Duração: 180 min

Classificação: 14 anos

Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura, Wellington traz sua experiência para a criação teatral, onde os participantes poderão explorar o universo do teatro e dar vida a suas próprias produções. Venha no dia para conhecer, se inscrever e participar.

 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIAPI – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Quando: Todas as terças, 10h às 12h

Classificação: 0 a 6 anos + responsáveis

Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacion Voltado para bebês e crianças de 0 a 6 anos junto de seus responsáveis, o PIAPI é um espaço de descobertas e convivência através da arte. Com atividades lúdicas, musicais e expressivas, o programa estimula a criatividade, a imaginação e o vínculo afetivo entre adultos e crianças, transformando o encontro em uma experiência de aprendizado e encantamento.

 

Nome do evento: CURSO DE INGLÊS COM TEACHER MÁRCIA

Quando: Todas as terças, às 10h | Duração: 60 min

Classificação: +14 anos

Sinopse: O curso básico oferece aos participantes a oportunidade de se aproximar do vocabulário, aprimorar a compreensão e praticar a conversação em inglês de maneira leve e interativa. Em um ambiente coletivo de aprendizado, os encontros estimulam a autonomia e a confiança no uso da língua inglesa no dia a dia.

 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Mediação de Leitura

Quando: Terças às sextas, às 10h | Duração 40 min

Classificação: Crianças (3 a 12 anos)

Sinopse: Funcionários e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.

 

Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)

Nome do evento: Clube de Leitura

Quando: Todas as terças-feiras, às 10h | Duração 60 min

Classificação: + 14

Sinopse: Você gostaria de participar de um Clube de Leitura, mas não tem tempo para ler um livro previamente? Então venha ler conosco uma poesia, uma crônica ou um conto! A leitura é feita em conjunto, na hora, aqui na biblioteca.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Retalhos de Memória

Quando: Todas as terças-feiras, das 09h às 11h.

Classificação: acima de 16 anos.

Sinopse: Você sempre gostou de arte e artesanato, e gostaria de encontrar semanalmente com pessoas com a mesma paixão? Então esse é o lugar certo, os encontros de costura e artesanato são um espaço criativo das artesãs do bairro em que todas trocam saberes sobre arte, costuras, bordados etc. Não é necessário ter conhecimento prévio.

 

Roberto Santos (Zona Sul)

Nome do evento: Piá- Programa de Iniciação Artística

Quando: Terças das 10h às 12 h e das 13h às 15h.

Classificação indicativa:  6 a 13 anos

Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!

 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Coral - com a professora Rachel do Instituto Pinheiro .

Quando: Toda terça-feira às 14h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Alunos aprendem a desenvolver habilidades vocais como afinação , ritmo , cantando em harmonia e em grupo.

 

Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes (Zona Leste)

Nome do evento: Histórias Encantadas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 2 de dezembro às 14h30

Sinopse: Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Belmonte  (Zona Sul)

Nome do evento: A MULHER BALA  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 02 de de dezembro às 10h

Sinopse: Uma mistura de circo, humor e empoderamento! A palhaça Funúncia, cheia de atitude, decide se lançar de um canhão em um feito incrível. Com mágicas de fogo cintilantes, números de equilíbrio que desafiam a gravidade e acrobacias de tirar o fôlego, ela encanta o público enquanto enfrenta as trapalhadas do desastrado Serafim.   espetáculo "A Mulher Bala", da artista Priscila Senegalho, é uma homenagem a Zazel - Rosa Matilda Richter, a primeira pessoa a subir em um canhão para projetar pessoas. Criando a "Bala humana", o número se tornou conhecido em circos de todo o mundo, mas logo ganhou outro nome - "Homem Bala" - inviabilizando a criadora dessa modalidade.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Jamil Almansur Haddad (Zona Leste)

Nome do evento: A Viagem do Jiló (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 2 de dezembro às 14h

Sinopse: Jiló está de malas prontas e bike equipada rumo a investigar a “tal fake news” de que a maior festa do Brasil, o carnaval de Olinda, não existe mais. Logo no início do trajeto ele ganha como parceiro um Cão Caramelo, aparentemente comum, mas que vai se revelando pouco a pouco muito importante para tornar essa viagem mais diversa, leve e, claro, divertida! O espetáculo é uma grande homenagem a identidade plural brasileira, mesclando o circo tradicional com números clássicos, explorando a musicalidade original e técnicas do teatro de animação e bonecos, que dão vida à personagens inimagináveis.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Jayme Cortez (Zona Norte)

Nome do evento: Navegantes (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 2 de dezembro às 14h

Sinopse: Uma tripulação de palhaços piratas segue em sua embarcação musical, navegando com seu mapa. Os navegantes buscam pequenos pergaminhos contendo pistas misteriosas. Essas são suas bússolas para uma incrível viagem literária e de palhaço. Juntos, convidam as pessoas para acompanharem essa embarcação que passa por ilhas peculiares como: a Ilha Malabarista, a Ilha do Conhecimento e a Ilha das Acrobacias. Nesse universo tão vasto, o público é convidado para mergulhar e se divertir com essa atrapalhada embarcação

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Nuto Sant'anna (Zona Norte)

Nome do evento: Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 2 de dezembro às 14h

Sinopse: Nosso show musical aborda um pouco da influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo. Destaca o legado de Luiz Gonzaga como fonte de inspiração para artistas nordestinos e representante do forró. O objetivo do show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" é apresentar e valorizar a história desses artistas e sua contribuição para a música brasileira, com foco na cultura nordestina, além de celebrar as festas juninas.Dominguinhos foi fortemente influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e essa mistura de ritmos se tornou uma marca registrada da música nordestina. Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina no Brasil e no mundo, enquanto Dominguinhos seguiu seus passos e se tornou um dos grandes representantes do forró.

 

Biblioteca Milton Santos (Zona Leste)

Nome do evento: FestERE Convida Samba Pemba (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 2 de dezembro às 10h

Sinopse: O FestERE apresenta uma celebração à ancestralidade, à literatura e à musicalidade afro-brasileira com a apresentação do grupo Samba Pemba. Formado por músicos de diferentes origens, o grupo leva ao palco a essência do samba raiz, resgatando histórias, ritmos e memórias que atravessam gerações. Com um repertório que exalta a potência do samba enquanto expressão de resistência e conexão, o evento é um convite para vivenciar a tradição de forma pulsante e coletiva. Um encontro que une música, afeto e memória em uma roda de samba vibrante e contagiante.

 

Nome do evento: Pegue Leve e Leia

Quando: 02.12, das 11h às 15h

Classificação indicativa: livre

Sinopse: É uma ação que promove a distribuição gratuita de livros, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Serão distribuídas aproximadamente 100 obras e cada pessoa poderá retirar até 2 livros.

 

Quarta-Feira, 03 de Dezembro:

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina Tai Chi Pai Lin - com Solange Martins

Quando: Toda quarta-feira às 15h | Duração:60 min

Classificação indicativa: livre

Sinopse: Através de movimentos suaves e circulares. São práticas de cultivo da mente e do espírito. É uma alternativa mais suave para sair do sedentarismo. Além disso, melhora a concentração e a coordenação motora.

 

Affonso Taunay (Zona Leste)

Nome do evento: Projeto Octo

Quando: Todas as quartas-feiras, às 9h

Classificação: Livre

Sinopse: Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelham ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Não é preciso ter conhecimento em croché. O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais

 

Nome do evento: Práticas corporais

Quando: Todas as quartas-feiras a partir das 13h e sextas-feiras às 9h | Duração 60 min

Classificação: 18+

Sinopse: Os exercícios melhoram a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. O alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.

 

Nome do evento: Mediação de leitura

Quando: Todas as quartas-feira das 10h às 12h

Classificação: 1º infância e jovens

Sinopse: A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência das crianças e jovens. É também uma fonte de diversão e alegria; proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores, além de ajudar a trabalhar as emoções das crianças e dos jovens.

 

Paulo Duarte (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de artesanato - com Silvana Barbosa

Quando: Todas as quartas-feiras das 15h às 17h

Sinopse: Silvana Barbosa ensina tricô, crochê e pintura em tecido para frequentadores da biblioteca. Silvana Barbosa é artesã e frequentadora da Paulo Duarte.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Oficina de Escrita Para Mulheres - com Sandra Nedopetalski

Quando: Todas as quartas, às 15h | Duração 90 min

Sinopse: O objetivo dos encontros é fazer com que as participantes se sintam confiantes e mais à vontade ao escrever. Por meio de algumas técnicas e exercícios, a oficina pretende despertar a criatividade e o prazer da escrita. Tragam papel e caneta!

 

Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)

Nome do evento: Oficina de Memória - com a  Profª Maria Lucia Martuscelli Beger

Quando: Toda quarta-feira,  às 14h | Duração 120 min

Classificação: + 60

Sinopse: A professora Maria Lúcia pratica exercícios para aprimorar a memória e propõem discussões para o bem envelhecer. É só chegar, vem com a gente!

 

Biblioteca Helena Silveira (Zona Sul)

Nome do evento: A casa do porco-espinho (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 10h

Sinopse: "A casa do porco-espinho" é um livro-poema do iugoslavo Branko Copic, publicado pela primeira vez na Iugoslávia em 1951. Ele conta a história de um porco-espinho, Nino, e seu profundo amor pelo seu humilde lar. Ele vive em uma floresta com diversos outros animais, como a Raposa, o Lobo, o Urso e o Javali, que não entendem o porquê de Nino ser tão apegado à sua simples e modesta casa. Os animais decidem acompanhar Nino em sua jornada, colorindo-a com intrigas e confusões, e conduzindo o público por uma reflexão acerca da importância de, com trabalho e a companhia de bons amigos, transformar uma casa em um lar.

 

Biblioteca Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: Histórias Encantadas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 10h

Sinopse: Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação.

 

BIblioteca Álvares de Azevedo (Zona Norte) 

Nome do evento: A Viagem do Jiló (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 14h

Sinopse: Jiló está de malas prontas e bike equipada rumo a investigar a “tal fake news” de que a maior festa do Brasil, o carnaval de Olinda, não existe mais. Logo no início do trajeto ele ganha como parceiro um Cão Caramelo, aparentemente comum, mas que vai se revelando pouco a pouco muito importante para tornar essa viagem mais diversa, leve e, claro, divertida! O espetáculo é uma grande homenagem a identidade plural brasileira, mesclando o circo tradicional com números clássicos, explorando uma musicalidade original e técnicas do teatro de animação e bonecos, que dão vida à personagens inimagináveis.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Raul Bopp (Zona Sul)

Nome do evento: Navegantes (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 10h

Sinopse: Uma tripulação de palhaços piratas segue em sua embarcação musical, navegando com seu mapa. Os navegantes buscam pequenos pergaminhos contendo pistas misteriosas. Essas são suas bússolas para uma incrível viagem literária e de palhaço. Juntos, convidam as pessoas para acompanharem essa embarcação que passa por ilhas peculiares como: a Ilha Malabarística, a Ilha do Conhecimento e a Ilha das Acrobacias. Nesse universo tão vasto, o público é convidado para mergulhar e se divertir com essa atrapalhada embarcação

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Amadeu Amaral (Zona Sul)

Nome do evento: Temos Vagas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 14h

Sinopse: Um antigo circo anuncia: “TEMOS VAGAS”, a partir de então, dois palhaços (um jornaleiro e um artista) disputam essa vaga (que não se sabe ainda para qual função será), inicia-se a engraçada disputa pela vaga, tentando realizar comicamente diversos números clássicos de circo, como: O Homem mais forte do mundo”; A Mulher Barbada; O Grande Mágico; entre outros. Afinal, quem será o dono da vaga?

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)

Nome do evento: Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 10h

Sinopse: Nosso show musical aborda um pouco da influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo. Destaca o legado de Luiz Gonzaga como fonte de inspiração para artistas nordestinos e representante do forró. O objetivo do show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" é apresentar e valorizar a história desses artistas e sua contribuição para a música brasileira, com foco na cultura nordestina, além de celebrar as festas juninas.Dominguinhos foi fortemente influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e essa mistura de ritmos se tornou uma marca registrada da música nordestina. Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina no Brasil e no mundo, enquanto Dominguinhos seguiu seus passos e se tornou um dos grandes representantes do forró.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: FestERE Convida Samba Pemba (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 3 de dezembro às 14h

Sinopse: O FestERE apresenta uma celebração à ancestralidade, à literatura e à musicalidade afro-brasileira com a apresentação do grupo Samba Pemba. Formado por músicos de diferentes origens, o grupo leva ao palco a essência do samba raiz, resgatando histórias, ritmos e memórias que atravessam gerações. Com um repertório que exalta a potência do samba enquanto expressão de resistência e conexão, o evento é um convite para vivenciar a tradição de forma pulsante e coletiva. Um encontro que une música, afeto e memória em uma roda de samba vibrante e contagiante.

 

Quinta-Feira, 04 de Dezembro:

Ricardo Ramos (Zona Leste)

Nome do evento: TEMPO DE BRINCAR, TEMPO DE CUIDAR - Com Betina Serson

Quando: Todas as quintas, às 11h | Duração: 40 min

Classificação: Pais e filhos de 6 meses a 5 anos

Sinopse: Este é um convite da biblioteca para você pai ou mãe com filhos de 6 meses a 5 anos. Venha para uma oficina com a psicopedagoga Betina Serson. Teremos história, atividades com materiais do dia a dia e muita diversão. Esperamos vocês!!!!

 

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular

Quando: Todas as quintas-feiras, às 9h | Duração: 120 min

Classificação: livre

Sinopse: A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular.

 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Arteterapia

Quando: Todas às quintas-feiras, às 14h

Classificação:18+

Sinopse: Atividades de bordado, pintura em tecido, crochê entre outras artes manuais com a equipe da UBS Elísio Teixeira Leite.

 

Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: Oficina de Crochê

Quando: Quintas às 15h | Duração 120 min

Classificação: Jovens, Adultos e Idosos

Sinopse: A oficina tem como objetivo desenvolver habilidades manuais e a motricidade fina, além de estimular a criatividade das participantes e a interação no grupo através de trocas de experiências.

 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Redes Sociais - com o professor Ricardo do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda quinta - feira das 13:30h às 15:00h | Duração 1:30h

Classificação: +60

Sinopse: Idosos aprendem a utilizar adequadamente as funções básicas do celular e a internet, com dicas de segurança, usos de aplicativos e segurança digital.

 

Castro Alves (Zona Sul)

Nome do evento: Tai Chi Pai Lin - com a UBS Vila Arapuá

Quando: Todas as quintas-feiras, das 08h30 às 09h30

Classificação: Livre

Sinopse: Uma jornada suave e profunda de reconexão com o corpo, a mente e a energia vital. O Tai Chi Pai Lin é uma prática corporal de origem oriental que combina movimentos lentos, respiração consciente e meditação ativa, promovendo equilíbrio, saúde e serenidade. Com raízes na sabedoria taoísta, essa atividade estimula o fluxo do Chi (energia vital), fortalece o sistema imunológico e favorece o autoconhecimento. Ideal para todas as idades, o Tai Chi Pai Lin convida ao cultivo da presença, da leveza e da harmonia interior.

 

Biblioteca Malba Tahan (Zona Sul)

Nome do evento: Histórias Encantadas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)

Nome do evento: A MULHER BALA  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de de dezembro às 13h30

Sinopse: Uma mistura de circo, humor e empoderamento! A palhaça Funúncia, cheia de atitude, decide se lançar de um canhão em um feito incrível. Com mágicas de fogo cintilantes, números de equilíbrio que desafiam a gravidade e acrobacias de tirar o fôlego, ela encanta o público enquanto enfrenta as trapalhadas do desastrado Serafim.   espetáculo "A Mulher Bala", da artista Priscila Senegalho, é uma homenagem a Zazel - Rosa Matilda Richter, a primeira pessoa a subir em um canhão para projetar pessoas. Criando a "Bala humana", o número se tornou conhecido em circos de todo o mundo, mas logo ganhou outro nome - "Homem Bala" - inviabilizando a criadora dessa modalidade.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Afonso Schmidt (Zona Norte)

Nome do evento: A Viagem do Jiló  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: Jiló está de malas prontas e bike equipada rumo a investigar a “tal fake news” de que a maior festa do Brasil, o carnaval de Olinda, não existe mais. Logo no início do trajeto ele ganha como parceiro um Cão Caramelo, aparentemente comum, mas que vai se revelando pouco a pouco muito importante para tornar essa viagem mais diversa, leve e, claro, divertida! O espetáculo é uma grande homenagem a identidade plural brasileira, mesclando o circo tradicional com números clássicos, explorando uma musicalidade original e técnicas do teatro de animação e bonecos, que dão vida à personagens inimagináveis.

 

Biblioteca Narbal Fontes (Zona Norte)

Nome do evento: Navegantes (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: Uma tripulação de palhaços piratas segue em sua embarcação musical, navegando com seu mapa. Os navegantes buscam pequenos pergaminhos contendo pistas misteriosas. Essas são suas bússolas para uma incrível viagem literária e de palhaço. Juntos, convidam as pessoas para acompanharem essa embarcação que passa por ilhas peculiares como: a Ilha Malabarista, a Ilha do Conhecimento e a Ilha das Acrobacias. Nesse universo tão vasto, o público é convidado para mergulhar e se divertir com essa atrapalhada embarcação

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Ponto de Leitura Ponto de Leitura Butantã  (Zona Oeste)

Nome do evento: Corpo Estória (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 10h

Sinopse: As histórias desapareceram da velha cabaça que as guardava. Para resgatá-las, os griôs convocam o público a mergulhar numa aventura onde dança, música e oralidade tornam-se chaves para recuperar a memória ancestral. Em Corpo Estória, cada canto e cada movimento revelam encantarias da cultura popular brasileira, transformando todos em brincantes de uma grande festa.

 

Biblioteca Pedro Nava (Zona Norte)

Nome do evento: Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: Nosso show musical aborda um pouco da influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo. Destaca o legado de Luiz Gonzaga como fonte de inspiração para artistas nordestinos e representante do forró. O objetivo do show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" é apresentar e valorizar a história desses artistas e sua contribuição para a música brasileira, com foco na cultura nordestina, além de celebrar as festas juninas.Dominguinhos foi fortemente influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e essa mistura de ritmos se tornou uma marca registrada da música nordestina. Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina no Brasil e no mundo, enquanto Dominguinhos seguiu seus passos e se tornou um dos grandes representantes do forró.

 

Biblioteca Paulo Duarte (Zona Sul)

Nome do evento: FestERE Convida Samba Pemba (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: O FestERE apresenta uma celebração à ancestralidade, à literatura e à musicalidade afro-brasileira com a apresentação do grupo Samba Pemba. Formado por músicos de diferentes origens, o grupo leva ao palco a essência do samba raiz, resgatando histórias, ritmos e memórias que atravessam gerações. Com um repertório que exalta a potência do samba enquanto expressão de resistência e conexão, o evento é um convite para vivenciar a tradição de forma pulsante e coletiva. Um encontro que une música, afeto e memória em uma roda de samba vibrante e contagiante.

 

Biblioteca Sylvia Orthof (Zona Norte)

Nome do evento: Samba e mania da Gente (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 14h

Sinopse: Grupo Pegada de gorila tem como objetivo atingir todas as idades com repertório dançante e eclético dentro da nossa virtude do samba. Apresentando as novas músicas do novo álbum Juntos até o arroz secar que já está disponível nas plataformas digitais.

Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos

 

Ponto de Leitura Parque Piqueri (Zona Leste)

Nome do evento: Vila Arte do Brincar - estímulo à leitura (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 4 de dezembro às 10h

Sinopse: Vila Arte do Brincar mescla recreação infantil com contação de história, cenografia, perna de pau, música, pintura de rosto realizada por arte educadores profissionais em uma intervenção artística repleta de estímulos e interações lúdicas.

 

Sexta-Feira, 05 de Dezembro:

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina Saindo do Zero - com a Profª Andressa Nicácio

Quando: Toda sexta-feira, às 14h | Duração 90 min

Classificação: +14

Sinopse: Para quem já estudou inglês, já tem alguma noção e quer reforçar o que já sabe ou retomar os estudos.

 

Affonso Taunay (Zona Leste)

Nome do evento: Oficina de inglês

Quando: Todas as sextas-feiras das 10h às 11h

Classificação: jovens/adultos/3º idade

Sinopse: A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado.

 

Nome do evento: Contação de histórias e mediação de leitura com o time da Taunay (ONLINE)

Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30

Classificação: Primeira Infância

Sinopse: O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, presencialmente e online, como dica de leituras para favorecer essa familiaridade com os livros

 

Brito Broca (Zona Norte)

Nome do evento: Clube de Leitura Juventude Literária

Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30 | Duração: 60 min

Classificação: 13 a 19 anos

Sinopse: Com o intuito de estimular a aproximação com as diversas formas de literatura e escrita, o projeto “Juventude Literária”, foi criado com participação de jovens em acompanhamento no CAPS IJ Pirituba/Jaraguá, com a proposta de encontros presenciais e semanais às sextas-feiras e aberto para toda comunidade. Venha participar deste Clube de Leitura em plena construção com essa juventude. Esta é uma ação do CAPS Infantojuvenil em com a parceria da Biblioteca Brito Broca.

 

Cassiano Ricardo (Zona Leste)

Nome do evento: Projeto Tech 60+

Quando: Sextas-feiras das 10h às 12h e 14h às 16h

Duração: 8 a 10 meses

Classificação: 60+

Sinopse: O Tech 60+ é um projeto voltado para a alfabetização digital de pessoas idosas, abordando tanto o uso de computadores quanto de celulares.

 

Érico Veríssimo (Zona Norte)

Nome do evento: Encontro das Amigas da Biblioteca

Quando: Todas as sextas-feiras, às 14h - Duração: 2h

Sinopse: Encontros semanais, sob a coordenação da voluntária Maria José de Figueiredo, que busca o desenvolvimento de atividades manuais, troca de experiências e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade.

 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIÁ - Programa de Iniciação Artística

Quando: Todas as sextas, das 10h às 12h e das 15h às 17h

Classificação: 6 - 13 anos

Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!

 

Mário Schenberg (Zona Oeste)

Nome do evento: Yoga - SMS - UBS Vila Ipojuca

Quando: Todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30.

Classificação: Livre - Adultos (atividade aberta a todos os interessados)

Sinopse: A yoga é uma atividade completa e envolve práticas posturais e respiratórias, exercícios de contração muscular e concentração, além de propiciar o equilíbrio das emoções, ajuda, também, no controle sobre o corpo e pensamentos, esse conjunto resulta em vários benefícios, principalmente, para o idoso.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: Bordado Livre (Bordados Literários)

Quando: Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Sinopse: O bordado livre é uma técnica de costura artística que permite a criação de desenhos a partir de pontos simples, usando diversos tipos de tecidos e linhas. Se quer conhecer mais dessa prática mas não sabe por onde começar a gente te ajudar.

 

Nome do evento: Vocacional Teatro (Inscrições abertas)

Quando: Todas as sextas, das 09h30 às 12h30.

Classificação: 14 anos | Vagas limitadas | Atividades Gratuitas

Inscrições abertas: https://forms.gle/J3gujp92nJPTnrxL9

Sinopse: A Biblioteca Raul Bopp convida o público a se inscrever no Programa Vocacional – Teatro, uma oportunidade gratuita voltada para quem deseja explorar suas potencialidades artísticas, desenvolver habilidades cênicas e mergulhar no universo do teatro. As inscrições já estão abertas. O programa é voltado para pessoas a partir de 14 anos, com ou sem experiência anterior em teatro. As atividades têm como foco o desenvolvimento da expressão artística, a criação coletiva e a vivência de processos criativos por meio de jogos teatrais, improvisações e exercícios de interpretação.

 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Oficina de Espanhol - com o professor Diego do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda sexta-feira às 10h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Idosos aprendem a utilizar a língua espanhola através de canções tornando o aprendizado fácil e lúdico.

 

Nome do evento: Oficina de Criatividade - com a professora Beth do Instituto Pinheiro.

Quando: Toda sexta-feira às 15h | Duração 1 hora

Classificação +60

Sinopse: Aulas práticas utilizando diversos materiais para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos idosos. Os participantes devem entrar em contato com o Instituto Pinheiro e fazer a inscrição para as oficinas:Endereço: Rua Afonso Celso, 552 – CJ. 54 – Vila Mariana – São Paulo – SPTelefone: (11) 5904-1958 /(11) 94197-8050 (Whatsapp)

 

Biblioteca José Paulo Paes (Zona Leste)

Nome do evento: Histórias Encantadas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 15h

Sinopse: Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Monteiro Lobato (Centro)

Nome do evento: A MULHER BALA  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de de dezembro às 14h

Sinopse: Uma mistura de circo, humor e empoderamento! A palhaça Denúncia, cheia de atitude, decide se lançar de um canhão em um feito incrível. Com mágicas de fogo cintilantes, números de equilíbrio que desafiam a gravidade e acrobacias de tirar o fôlego, ela encanta o público enquanto enfrenta as trapalhadas do desastrado Serafim.   espetáculo "A Mulher Bala", da artista Priscila Senegalho, é uma homenagem a Zazel - Rosa Matilda Richter, a primeira pessoa a subir em um canhão para projetar pessoas. Criando a "Bala humana", o número se tornou conhecido em circos de todo o mundo, mas logo ganhou outro nome - "Homem Bala" - inviabilizando a criadora dessa modalidade.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Raimundo de Menezes (Zona Leste)

Nome do evento: A Viagem do Jiló  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 14h30

Sinopse: Jiló está de malas prontas e bike equipada rumo a investigar a “tal fake news” de que a maior festa do Brasil, o carnaval de Olinda, não existe mais. Logo no início do trajeto ele ganha como parceiro um Cão Caramelo, aparentemente comum, mas que vai se revelando pouco a pouco muito importante para tornar essa viagem mais diversa, leve e, claro, divertida! O espetáculo é uma grande homenagem a identidade plural brasileira, mesclando o circo tradicional com números clássicos, explorando a musicalidade original e técnicas do teatro de animação e bonecos, que dão vida à personagens inimagináveis.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Ponto de Leitura Graciliano Ramos (Zona Sul)

Nome do evento: Corpo Estória  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 14h

Sinopse: As histórias desapareceram da velha cabaça que as guardava. Para resgatá-las, os griôs convocam o público a mergulhar numa aventura onde dança, música e oralidade tornam-se chaves para recuperar a memória ancestral. Em Corpo Estória, cada canto e cada movimento revelam encantarias da cultura popular brasileira, transformando todos em brincantes de uma grande festa.

 

Biblioteca José Mauro Vasconcelos (Zona Norte)

Nome do evento: Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 14h

Sinopse: Nosso show musical aborda um pouco da influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo. Destaca o legado de Luiz Gonzaga como fonte de inspiração para artistas nordestinos e representante do forró. O objetivo do show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" é apresentar e valorizar a história desses artistas e sua contribuição para a música brasileira, com foco na cultura nordestina, além de celebrar as festas juninas.Dominguinhos foi fortemente influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e essa mistura de ritmos se tornou uma marca registrada da música nordestina. Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina no Brasil e no mundo, enquanto Dominguinhos seguiu seus passos e se tornou um dos grandes representantes do forró.

 

Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)

Nome do evento: FestERE Convida Samba Pemba  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 14h

Sinopse: O FestERE apresenta uma celebração à ancestralidade, à literatura e à musicalidade afro-brasileira com a apresentação do grupo Samba Pemba. Formado por músicos de diferentes origens, o grupo leva ao palco a essência do samba raiz, resgatando histórias, ritmos e memórias que atravessam gerações. Com um repertório que exalta a potência do samba enquanto expressão de resistência e conexão, o evento é um convite para vivenciar a tradição de forma pulsante e coletiva. Um encontro que une música, afeto e memória em uma roda de samba vibrante e contagiante.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Ponto de Leitura Parque São Rafael (Zona Leste)

Nome do evento: FestERE Convida Samba Pemba  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 5 de dezembro às 10h

Sinopse: Vila Arte do Brincar mescla recreação infantil com contação de história, cenografia, perna de pau, música, pintura de rosto realizada por arte educadores profissionais em uma intervenção artística repleta de estímulos e interações lúdicas.

Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 240 minutos

 

Sábado, 06 de Dezembro:

Álvares de Azevedo (Zona Norte)

Nome do evento: Oficina de Pandeiro - com Well Martins

Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min

Classificação: + 14

Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.

 

Nome do evento: Oficina de Dança do ventre - com Aya Rodrigues

Quando: Sábados às 10h | Duração: 60 min

Classificação: 16 +

Sinopse: Venha despertar os seus sentidos e se reconectar com o seu feminino

 

Nome do evento: Oficina de Pandeiro - com Well Martins

Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min

Classificação: + 14

Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.

 

Hans Christian Andersen (Zona Leste)

Nome do evento: PIÁ Programa de Iniciação Artística

Quando: Todos os sábados, das 10h às 12h e 12h às 14h

Classificação indicativa: 6 - 13 anos

Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!

 

Nome do evento: Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores

Quando: Todos os sábados, às 11h | Duração: 150 min

Classificação indicativa: + 07 anos | 10 vagas

Sinopse: Aprenda o segredo dessa arte e fabrique lindas peças

 

Narbal Fontes (Zona Norte)

Nome do evento: Capoeira na Narbal

Quando: Aos sábados, das 10h às 11h30

Classificação: Livre

Sinopse: A oficina de capoeira é voltada para a prática corporal e, além disso abrange diversos aspectos, tais como: história da prática, músicas, respeito, disciplina e socialização.

 

Raul Bopp (Centro)

Nome do evento: “ACOLHER COM HISTÓRIAS - DIREITO, PALAVRA E ESCUTA”. (CURSO)

Quando: Sábados, das 10h às 13h

Classificação: acima de 16 anos.

Sinopse: A formação Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta busca valorizar a literatura nos processos de educação em direitos humanos, promovendo o acolhimento através da escuta, da palavra e da diversidade cultural. Com encontros presenciais aos sábados, das 10h às 13h, na Biblioteca Raul Bopp (Parque da Aclimação), a programação reúne convidados que trazem experiências potentes em áreas como literatura, diversidade em sala de aula, interculturalidade, respeito às diferenças e inclusão de pessoas com deficiência. Atividade gratuita + certificado

Inscrições: https://forms.gle/ojZ9WMr1UuKZtBg39

 

Nome do evento: Mala dos Saberes Deslocados (mediação de leitura) - PROAC com Cia Luarnoar

Quando: 6.11, às 11h | Duração: 50 min

Classificação: Livre

Sinopse: Intervenção itinerante que reúne obras literárias que tratam da temática do refúgio, apresentadas em formato de álbum de fotos (uma das poucas lembranças que as pessoas em situação de refúgio podem trazer consigo) e ambientadas com paisagem sonora. Essa atividade faz parte do Projeto “A Biblioteca Pública Abraçando todos Públicos”, PROAC Modernização de Bibliotecas, contemplado pela Cia Luarnoar.

 

Viriato Corrêa (Zona Sul)

Nome do evento: Meditação

Quando: Sábados das 10:30h às 11:30

Classificação: Livre

Sinopse: O professor Kevin orienta os participantes utilizando os ensinamentos da Sahaja Yoga. Sem inscrições é só estar presente e participar.

 

Biblioteca Camila Cerqueira César (Zona Oeste)

Nome do evento: Histórias Encantadas (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 11h

Classificação: Livre

Sinopse: Espetáculo interativo com histórias divertidas que fazem parte das infâncias desta e de outras gerações, como “O sapo bocarrão”, “O caso do bolinho” e o “O grande rabanete”. A plateia será convidada a dramatizar as histórias, narradas de forma lúdica e dinâmica. Com ritmo e movimento, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras cantadas darão um colorido especial a esta apresentação.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Biblioteca Sylvia Orthof (Zona Norte)

Nome do evento: A MULHER BALA  (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 11h

Classificação: Livre

Sinopse: Uma mistura de circo, humor e empoderamento! A palhaça Funúncia, cheia de atitude, decide se lançar de um canhão em um feito incrível. Com mágicas de fogo cintilantes, números de equilíbrio que desafiam a gravidade e acrobacias de tirar o fôlego, ela encanta o público enquanto enfrenta as trapalhadas do desastrado Serafim.   espetáculo "A Mulher Bala", da artista Priscila Senegalho, é uma homenagem a Zazel - Rosa Matilda Richter, a primeira pessoa a subir em um canhão para projetar pessoas. Criando a "Bala humana", o número se tornou conhecido em circos de todo o mundo, mas logo ganhou outro nome - "Homem Bala" - inviabilizando a criadora dessa modalidade.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Bosque de Leitura Parque Rodrigo Gásperi (Zona Norte)

Nome do evento: A Trombeta Apocalíptica   (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 14h

Classificação: Livre

Sinopse: Os palhaços Buiú e Teta chegam na cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos Vai Que Sobra. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos

 

Ponto de Leitura Severino do Ramo (Zona Leste)

Nome do evento: Corpo Estória   (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 14h

Classificação: Livre

Sinopse: As histórias desapareceram da velha cabaça que as guardava. Para resgatá-las, os griôs convocam o público a mergulhar numa aventura onde dança, música e oralidade tornam-se chaves para recuperar a memória ancestral. Em Corpo Estória, cada canto e cada movimento revelam encantarias da cultura popular brasileira, transformando todos em brincantes de uma grande festa.

Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 50 minutos

Bosque de Leitura Parque do Carmo (Zona Leste)

Nome do evento: Samba no Ponto (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 14h

Classificação: Livre

Sinopse: Uma roda de samba ao ar livre, protagonizada por mulheres, toma forma como espaço de celebração, resistência e pertencimento. Entre vozes, batuques e corpos em movimento, o público é convidado a mergulhar na força feminina que mantém viva a tradição do samba, reafirmando a presença das mulheres nessa tradição. A roda se transforma em um encontro de gerações, onde memória, música e ancestralidade se entrelaçam para reafirmar que o samba é também lugar de mulheres.

Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos

Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares (Zona Oeste)

Nome do evento: Samba e mania da Gente (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 14h

Classificação: Livre

Sinopse: O Grupo Pegada de gorila tem como objetivo atingir todas as idades com repertório dançante e eclético dentro da nossa virtude do samba. Apresentando as novas músicas do novo álbum Juntos até o arroz secar que já está disponível nas plataformas digitais.

Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos

Bosque de Leitura Parque Anhanguera (Zona Norte)

Nome do evento: Somos (BIBLIOTECA VIVA)

Quando: Dia 6 de dezembro às 14h

Classificação: Livre

Sinopse: O espetáculo “Somos” é um encontro poético-musical que celebra a força das palavras e a ancestralidade. Protagonizado pelos artistas Fahntastica e Irmão Black. Conhecidos por sua presença vibrante e seu canto visceral, cujas vozes ressoam como um manifesto vivo. A apresentação transcende os limites do palco e convida o público a refletir sobre identidade, pertencimento e resistência. “Somos” traz ao palco uma narrativa construída a partir de músicas autorais, poemas pulsantes e intervenções performáticas que percorrem temas como existencialismo, memória e afeto. Entre melodias, versos e silêncios carregados de significado, a dupla constrói um território simbólico onde a arte é o fio que une histórias individuais e coletivas. Com um formato intimista e ao mesmo tempo potente, o espetáculo evoca um mergulho no que significa “ser” e “estar” no mundo” – juntos, na luta, na dor e na celebração da vida.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens