Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025 | Horário: 11:09
Compartilhe:

Cultura e saúde se encontram nas bibliotecas públicas municipais de São Paulo, com oficinas de esportes e práticas corporais

As atividades, livres e gratuitas, oferecem oportunidades acessíveis de movimento, relaxamento e convivência, como aulas de yoga, capoeira, jiu-jítsu, pilates e muito mais.

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, amplia o papel das bibliotecas públicas como espaços de convivência e bem-estar. Além de promover o acesso à leitura e à cultura, esses equipamentos oferecem oficinas voltadas à saúde e ao movimento. As atividades são gratuitas e abertas ao público, incluindo práticas corporais diversas, como imersões de yoga, aulas de capoeira e jiu-jítsu e exercícios de alongamento, que estimulam tanto o corpo quanto a mente, e acontecem em diferentes dias e horários, variando de acordo com a unidade. A proposta é ampliar a oferta de serviços culturais e de lazer das bibliotecas, reunindo em um mesmo espaço ações ligadas à leitura, à formação e ao bem-estar.

Na Biblioteca Menotti Del Picchia, localizada na zona norte, a programação reúne diferentes atividades voltadas à saúde e ao movimento. Entre elas estão as aulas de Capoeira, realizadas às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h30, para crianças a partir de seis anos. A iniciativa é conduzida pelo Instituto Mestre Piaba e apresenta aos participantes os fundamentos da capoeira, unindo ritmo, cultura e prática esportiva. Para participar, é necessário preencher ficha de inscrição, sendo as vagas limitadas. Há também aulas de capoeira nas bibliotecas Padre José de Anchieta - aos sábados, das 09h às 11h, com o mestre Kleber; e na Érico Veríssimo - também todo sábado, a partir das 11h, com o Mestre Menegueti e Vagalume.

Ainda na Menotti, às sextas-feiras, às 8h30, acontece o “Grupo Corpo & Mente”, atividade de classificação livre indicada para pessoas com dor crônica, fibromialgia e ansiedade, além de interessados em práticas de relaxamento. As inscrições e mais informações podem ser obtidas na UBS Vila Santa Maria ou diretamente na recepção da biblioteca. Aos sábados, às 11h, com início em 6 de setembro, a unidade também oferece aulas experimentais de jiu-jítsu com Daniel Cassiano. A atividade tem duração de 50 minutos, é voltada para crianças a partir de 3 anos e disponibiliza 15 vagas.

Na Biblioteca Érico Veríssimo, a atividade em destaque é Danças de Pindorama, conduzida por Eri Sá, às segundas-feiras, às 8h30. Destinada a pessoas a partir de 50 anos, a oficina aborda saberes ancestrais e manifestações da cultura popular, como jongo, ciranda, coco de roda, caboclinho e dança dos arcos, proporcionando encontros voltados à dança e à memória cultural.

A Biblioteca Álvares de Azevedo oferece a Oficina de Tai Chi Pai Lin com Solange Martins, realizada todas às quartas-feiras, às 15h, com duração de 60 minutos. De classificação livre, a prática reúne movimentos suaves e circulares, voltados ao cultivo da mente e do espírito, além de auxiliar na concentração, coordenação motora e combate ao sedentarismo.

Por fim pela zona norte da cidade, a Biblioteca Brito Broca, em Pirituba, em parceria com o CECCO São Domingos, promove encontros de Tai Chi Pai Lin e Dança Circular, todas as quintas-feiras, às 9h, com duração de 120 minutos e classificação livre. A proposta reúne técnicas orientais e danças coletivas que buscam proporcionar bem-estar e integração comunitária.

A Biblioteca Affonso Taunay, na zona leste, oferece aulas de Pilates dentro do seu programa de Práticas Corporais. As sessões são destinadas a pessoas com idade a partir dos 18 anos e acontecem às quartas-feiras, a partir das 13h, e às sextas-feiras, às 9h, com duração de uma hora. A atividade consiste em uma série de exercícios que combinam fortalecimento muscular e alongamento. O principal objetivo é promover maior flexibilidade e disposição física para os participantes.

Na Biblioteca Lenyra Fraccaroli, na zona leste, são oferecidas aulas de Dança em Grupo (Line Dance), às segundas-feiras, às 15h, e às terças-feiras, às 14h, com duração de duas horas. Voltada para jovens, adultos e idosos, a atividade convida os participantes a dançarem alinhados, repetindo movimentos em conjunto, de forma individual e sincronizada.

Já na Biblioteca Mário Schenberg, zona oeste, todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30, o público pode participar das aulas de yoga em parceria com a UBS Vila Ipojuca. A atividade é livre, aberta a todos os interessados, e trabalha posturas, técnicas respiratórias e exercícios de concentração, contribuindo para o equilíbrio físico e emocional, com destaque para os benefícios voltados a adultos e idosos.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Filipe Jaaziel | Revisado e Editado por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens