Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Dezembro na Biblioteca Mário de Andrade
Programação | Dezembro 2025
Endereços:
Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94 - República
Hemeroteca Mário de Andrade - R. Dr. Bráulio Gomes, 139 - República
EXPOSIÇÕES
EXPOSIÇÃO| DO LIVRO AO MUSEU: MAM SÃO PAULO NA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Período: 4 de outubro (sábado) a 7 de dezembro (domingo)
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h (*O horário de funcionamento da Hemeroteca é das 10h às 17h)
Espaço: Espaço Tula Pilar Ferreira e Hemeroteca
Sobre: Com curadoria de Cauê Alves e Pedro Nery, como parte das celebrações do centenário da Biblioteca Mário de Andrade, a BMA e o Museu de Arte Moderna apresentam duas mostras que que resgatam a relação fundadora entre as instituições e sua contribuição para a consolidação da arte moderna no Brasil.
-
Na Biblioteca Mário de Andrade, a coletiva "Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade" reúne livros raros e obras das décadas de 1940 e 1950, período em que a arte moderna se consolidava no país.
-
Na Hemeroteca, a mostra "Fotografia e vanguarda do MAM São Paulo" evidencia as tensões que marcaram a produção moderna brasileira e revela como a fotografia dialogou com os movimentos de vanguarda.
EXPOSIÇÃO| CENTENÁRIO “PAU BRASIL”
Período: 13 de novembro (quinta-feira) a 19 de dezembro (sexta-feira)
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Espaço: Hall da Consolação
Sobre: A montagem estabelece um diálogo direto com os fac-símiles produzidos em fine art dos desenhos da artista expostos no espaço, pertencentes à Coleção de Artes do CCSP. Obra a quatro mãos realizada pelo casal que Mário de Andrade apelidou de Tarsiwald, “Pau-Brasil” é considerado o primeiro livro de artista da literatura nacional, ou seja, teria sido, há cem anos, o primeiro livro-objeto brasileiro. Na exposição, o livro, tomado como central, se irradia por outras produções saídas do encontro Tarsila/Oswald, tão inspirado, para evidenciar o alcance de sua mútua influência no contexto coletivo dos modernistas.
EXPOSIÇÃO| MULHERES NO SAMBA, DIÁLOGO COM O CLUBE DE LEITURA TEREZA DE BENGUELA
Período: 10 de novembro (segunda-feira) a 19 de dezembro (quarta-feira)
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Espaço: Hall da Consolação
Sobre: A Exposição "Matriarcado: A importância das mulheres negras para o surgimento e cultivo do samba no Brasil" é uma ramificação do Clube de Leitura Tereza de Benguela que faz a curadoria e mediação de leitura de autoras negras latino americanas e caribenhas. Em reverência à oralidade e à presença feminina no samba, a literatura permeia pelas letras muitas vezes compostas em casas de candomblé e umbanda; embaladas por encantarias, orixás e santos na levada percussiva característica da ancestralidade negra que segue em movimento. Os livros e trechos selecionados buscam evidenciar a contribuição das mulheres negras nessa história: da elementar tia Ciata, yalorixá registrada como Hilária Batista de Almeida, Clementina de Jesus, dona Ivone Lara, entre outras frequentadoras das rodas, reuniões e eventos.
EXPOSIÇÃO| BRASIL | FRANÇA
Período: 29 de novembro (sábado) a 26 de março (quinta-feira)
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Espaço: Sala de Exposições (3º Andar)
Sobre: A exposição reúne livros de artistas residentes da M.A.L.A, apresentados em Paris ao longo de 2025, e obras de nomes franceses de grande relevância, como Catherine André, Motoko Tachikawa, Tony Soulié e Bernard Gabriel Lafabrie, que chegam ao Brasil em diálogo com essa experiência.
VISITAS MEDIADAS
VISITA MEDIADA COM INTÉRPRETE DE LIBRAS
Data: 2 de dezembro (terça-feira), das 14h às 16h
Sobre: Percurso acessível pelos espaços da Biblioteca com mediação em LIBRAS.
Ponto de Encontro: Saguão da Estátua
EVENTOS
QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Data: 03 de dezembro (terça-feira), às 19h.
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes
Sobre: Composto por Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola), Mathieu Dufour e Andreas Wittmann (oboístas) e Rafael Cesario (violoncelo), o conjunto reúne músicos de destaque internacional, premiados diversas vezes pelo Carlos Gomes e pela APCA. Nesta apresentação, o quarteto reafirma sua excelência artística e sua trajetória de referência na música de concerto brasileira.
MASTERCLASS | HISTÓRICO DO TEATRO BRASILEIRO LGBTQIAPN+
Data: 4 de dezembro (quinta-feira), às 19h
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes
Sobre: A palestra apresenta um panorama histórico e crítico da presença e evolução das temáticas LGBT+ no teatro nacional, do século XX ao XXI. A atividade, ministrada por Lufe Steffen, integra o projeto Bichas do Brasil e propõe reflexão sobre arte, representatividade e transformação social no cenário teatral brasileiro.
LANÇAMENTO DO LIVRO “AQUI NÃO TEM SILÊNCIO”, DE FELIPE MOROZONI
Data: 6 de dezembro (sábado), às 15h
Espaço: Terraço (3º Andar)
Sobre: O fotógrafo e artivista Felipe Morozini lança Aqui não tem silêncio, livro que celebra seus 25 anos de carreira e reúne 300 imagens de seu vasto arquivo. O lançamento conta com venda de exemplares no local.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL BIBLIOTECAS E MEIO AMBIENTE
Data: 8 de dezembro (segunda-feira), às 19h
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes e Terraço (3º andar)
Sobre: Voltado a profissionais e estudantes da área, o seminário internacional Bibliotecas Verdes aborda o acesso à informação ambiental, os impactos da crise climática e práticas que transformam bibliotecas em agentes socioambientais.
ABERTURA | PRÊMIO OCEANOS
Data: 9 de dezembro (terça-feira), às 19h30
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes
GRUPO DE CÂMARA DA ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
Data: 15 de dezembro (segunda-feira), às 19h30
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes
LANÇAMENTO DO LIVRO “GERAES, A ARTE BARROCA EM MINAS”, DE ANGELO OSWALDO DE ARAÚJO SANTOS
Data: 16 de dezembro (terça-feira), às 19h30
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes
Sobre: Apresentando ao público uma seleção inédita de 17 ensaios do autor sobre o barroco mineiro , reunindo quatro décadas de textos, a obra explora religiosidade popular, influências estéticas, preservação do patrimônio e a originalidade de artistas como Aleijadinho. Arte visual por excelência, o livro retrata o barroco com iconografia cuidadosamente selecionada e acrescenta a inspiradora reflexão do escritor e crítico de arte Silviano Santiago, que assina a apresentação.
DPH | CAPELA DOS AFLITOS
Data: 17 de dezembro (quarta-feira), às 10h
Espaço: Auditório Rubens Borba de Moraes e Terraço (3º andar)
A Biblioteca estará em recesso no período de 22 de dezembro a 2 de janeiro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
