Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025 | Horário: 20:00
Compartilhe:

Dia de Malala: confira livros gratuitos da ativista para ler online

No sábado (12), Malala Yousafzai completa 28 anos; Títulos também são encontrados nas 54 bibliotecas públicas municipais

São Paulo, 12 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), celebra o aniversário da ativista social e cultural Malala Yousafzai, que completa 28 anos neste sábado (12).

Malala, a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, é reconhecida mundialmente por sua luta em defesa dos direitos das mulheres e do acesso à educação para todos. Sua história está registrada em diversos livros — de autoria própria ou escritos por jornalistas e escritores — e estão disponíveis gratuitamente tanto na plataforma online BiblioSP Digital quanto nas 54 bibliotecas públicas municipais administradas pela CSMB.

Entre os títulos acessíveis está “Malala e seu lápis mágico” (Companhia das Letrinhas, 2018), que conta uma versão de sua história voltada para público infantil, com ilustrações delicadas de Kerascoët e tradução de Lígia Azevedo.

A partir do desejo de infância de ter um lápis mágico para mudar o mundo ao seu redor, Malala narra sua trajetória desde a infância no Paquistão até o enfrentamento à repressão ao direito das meninas à educação. Seu primeiro livro infantil mostra que até os sonhos mais simples podem se transformar em ferramentas poderosas de mudança

Outra obra disponível é a biografia da ativista: “Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã” (Companhia das Letras, 2013), que retrata a infância de Malala no vale do Swat, no Paquistão, e o atentado que sofreu em 2012, quando foi baleada por extremistas do Talibã por defender o direito das meninas à educação e sobreviveu, se tornando símbolo global da luta pacífica por direitos humanos.

O título, escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, está disponível também em braile, nas bibliotecas Álvares de Azevedo, Mário Schenberg, Paulo Setúbal, Sérgio Buarque de Holanda e Louis Braille, no Centro Cultural São Paulo. A versão em áudio também integra o catálogo acessível do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), assim como sua versão digital na BiblioSP Digital.

 

Livros gratuitos e online pelo BiblioSP Digital

A trajetória de Malala Yousafzai também está disponível em formato e-book de graça, na plataforma BiblioSP Digital, com quatro obras infantojuvenis.

  • “A história de Malala Yousafzai: inspirando novos leitores" (Astral Cultural, 2021) apresenta a ativista desde a infância como uma criança comum que usou sua voz para provocar mudanças globais.
     
  • “Todo dia é dia de Malala” (Melhoramentos, 2015) reúne cartas de admiração e solidariedade escritas por meninas de diferentes partes do mundo, acompanhadas de fotografias emocionantes.
     
  • “Malala: uma menina muito corajosa” (Verus, 2018) traz uma edição dupla com as histórias de Malala e Iqbal — duas crianças paquistanesas que desafiaram injustiças em nome do futuro.
     
  • “Eu sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo" (Seguinte, 2015) é a versão juvenil da autobiografia, narrada em primeira pessoa pela própria ativista.
     

A BiblioSP Digital — plataforma online do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) — promove o acesso democrático à leitura e reúne mais de 17 mil títulos, entre literatura brasileira e estrangeira, atlas, obras acadêmicas, histórias em quadrinhos e outros gêneros e subgêneros.Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, podem ser encontradas no site da CSMB e pela rede social oficial. Acompanhe também as redes sociais da secretaria e o site oficial para mais informações sobre cultura em São Paulo.

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Camila Quaresma

collections
Galeria de imagens