Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Dia do Palhaço é comemorado em 12 bibliotecas e pontos e bosques de leitura nesta semana

Comemorado dia 10 de dezembro, a ação leva ao todo cinco apresentações de circo nos espaços de cultura do Sistema, totalmente gratuitas

São Paulo, dezembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, comemora o Dia do Palhaço com 12 apresentações de circo nas bibliotecas e nos pontos e bosques de leitura da cidade. No próprio dia 10, três atrações diferentes acontecem, pela manhã e pela tarde, tanto na zona norte quanto na zona sul e leste. A programação toda é gratuita e especial para as crianças.

O espetáculo “A Viagem do Jiló”, do Coletivo Les Trespaceiros, faz parte da programação especial do Dia do Palhaço nas bibliotecas, e acompanha a jornada do palhaço Jiló e seu inseparável Cão Caramelo em uma divertida investigação sobre uma fake news em Olinda. Em cena desde o dia 2 de dezembro, o coletivo realiza suas últimas apresentações nos dias 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Cassiano Ricardo; 12 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Viriato Corrêa; e 13 de dezembro, às 11h, na Biblioteca Anne Frank.

Outro grande destaque é “A Mulher Bala”, da Trupe do Fuxico, que mistura circo, humor e empoderamento ao resgatar a história da primeira mulher a se lançar de um canhão. O circo está ao mesmo tempo em atividade, circulando as bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas nos dias: 10 de dezembro, às 09h, na Biblioteca Padre José de Anchieta; 12 de dezembro, às 15h, na Biblioteca Castro Alves; e 16 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Hans Christian Andersen.

Dentro das bibliotecas de bairro, a programação fecha com “Navegantes”, do Coletivo Rué La Companhia – que apresenta uma tripulação de palhaços piratas em uma divertida viagem por ilhas imaginárias nos dias 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Marcos Rey, e 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Érico Veríssimo – e “Temos Vagas”, da Cia Navega Jangada de Teatro – com sua última apresentação agendada para o dia 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Roberto Santos, mostrando uma disputa de palhaçaria entre dois palhaços que disputam o único posto em um circo de rua.

Por fim da agenda especial de Dia do Palhaço, o espetáculo “A Trombeta Apocalíptica” chega aos Bosques de Leitura com a dupla Buiú & Teta, que precisam sobreviver a um cenário de apocalipse, praticamente, entre ter que aturar uma trombeta que berra absurdos ininterruptamente, um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e uma barriga que ronca sem parar. São três apresentações nos bosques Parque Lajeado no dia 13 de dezembro, às 14h; Parque do Carmo, no dia 14 de dezembro, às 14h; e Parque Raposo Tavares, no dia 20 de dezembro, às 14h.

Veja mais da programação do Biblioteca Viva clicando aqui.

 

Festival CidadeCirco chega com apresentações gratuitas de circo em outros cantos da cidade

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo realiza o Festival CidadeCirco nos dias 10 a 14 de dezembro, com programações especiais de circo de coletivos nacionais e internacionais em múltiplos espaços da cidade, como no Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Olido (e o Centro de Memória do Circo, inserido dentro do espaço cultural), Parque do Carmo, Teatro Flávio Império, Circo Social Vila Penteado, Casas de Cultura Raul Seixas e Salvador Ligabue e Mundo do Circo.

Veja mais informações nas redes sociais e no site da Secretaria.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens