Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025 | Horário: 10:36
Compartilhe:

Dia dos Músicos é celebrada nas bibliotecas públicas municipais

As apresentações musicais “Os Livros e As Canções” e “Somos” atendem as bibliotecas e ao Bosque de Leitura Parque Lajeado de forma gratuita e livre para todos

São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva uma programação especial do programa Biblioteca Viva para as bibliotecas públicas municipais, em comemoração ao Dia Nacional dos Músicos, no dia 22 de novembro, com a atividade “Os Livros e As Canções” de Evandro Bene & Banda, e “Somos”, de Irmão Black e Fahntastica. São sete apresentações musicais gratuitas e livres para todos os públicos.

Os Livros e As Canções” teve sua estreia na Biblioteca Roberto Santos no dia 13 de novembro e chega para mais seis apresentações: nas bibliotecas José Mauro Vasconcelos (19.11, às 14h), Viriato Corrêa (25.11, às 14h), Álvares de Azevedo (26.11, às 14h), Cassiano Ricardo (27.11, às 14h), Mário Schenberg (28.11, às 14h) e Camila Cerqueira César (29.11, às 13h). A proposta visa unir os livros e a música com um repertório diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura, como “Jubiabá” cantada por Jorge Amado, “Epitáfio”, da banda de rock paulistana Titãs, e “Caçador de mim”, do lendário Milton Nascimento.

Por fim, “Somos” traz uma apresentação única no Bosque de Leitura Parque Lajeado, no dia 29 de novembro, transmitindo ao palco uma narrativa construída a partir de músicas autorais, poemas pulsantes e intervenções performáticas, que percorrem temas como existencialismo, ancestralidade, memória e afeto para refletir sobre o que significa “ser” e “estar” no mundo. O encontro está marcado para às 14h.

Outras atividades musicais figuram nas bibliotecas. Na Álvares de Azevedo, além de receber “Os Livros e As Canções” no dia 26, todos os sábados, incluindo os dias 21 e 28 de novembro, às 14h, realiza uma oficina de pandeiro com Well Martins para todos os públicos. Outra oficina de destaque é a oficina de jogos musicais na Biblioteca Cassiano Ricardo no dia 25 de novembro, das 09h às 10h30, que apresenta e introduz a área de produção de jogos através do desenvolvimento de um jogo de ritmo simples. A Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, tem marcado um “Encontro de Corais Maestro Danilo - Grupo Mosaico” no dia 29 de novembro, das 12h às 13h30, com o grupo de coral cantando músicas marcantes do MPB.

No dia 22 de novembro, o Brasil comemora o Dia dos Músicos, uma data dedicada a quem transforma esta arte tão apaixonante em profissão A música sempre esteve presente na vida dos brasileiros, acompanhando o cotidiano de tantas pessoas, seja marcando momentos de alegria, acolhendo tristezas ou inspirando reflexões. A homenagem é ligada a Santa Cecília, padroeira dos músicos, e reconhece a ampla cadeia que envolve instrumentistas, cantores, compositores, regentes, técnicos e profissionais responsáveis pela criação e produção de instrumentos.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

Escrito por: Enzo Sapio

 

Muita música te espera nos equipamentos culturais municipais

Não é só nas bibliotecas públicas municipais que você pode comemorar o Dia do Músico e encontrar apresentações musicais gratuitas. Nos Centros Culturais e Casas de Cultura, a linguagem sempre está presente.

Nos Centros Culturais, por exemplo, tem a festa Flash Balanço, celebrando as batidas e músicas das décadas de 70, 80, 90 no Centro Cultural Grajaú no dia 22 de novembro às 18h; show de Celsinho Mody no mesmo dia, às 18h, no Centro Cultural da Juventude, ou Rahessa na Vila Itororó, às 19h; e Coral USP no Centro Cultural Olido, às 16h.

Já nas Casas de Cultura, shows como do Grupo Afro Babalotim no feriado no dia 20 de novembro, às 15h, na Casa de Cultura Raul Seixas, e o projeto “Raizes Negras” na Casa de Cultura Hip Hop Leste também no Dia de Consciência Negra, às 14h, esperam o público.

Tudo pode ser conferido com mais detalhes, além de centenas de outras programações, na agenda cultural SP Mais Cultura.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens