Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Dia Mundial do Idoso: Prefeitura realiza atividades culturais gratuitas especiais para a terceira idade

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, prepara uma programação cultural dedicada à terceira idade entre os dias 26 e 30 de setembro nas bibliotecas públicas, centros culturais e casas de cultura do município, em celebração ao Dia Mundial do Idoso, comemorado em 27 de setembro. Com atividades que vão do exercício físico à expressão artística, a lista de atividades culturais ressalta a importância da manutenção dos direitos fundamentais da pessoa idosa e o papel da cultura como instrumento de inclusão, saúde e cidadania. Todas as atividades são gratuitas e livres de inscrição, e estão sujeitas a alteração.
Nos Centros Culturais, a programação selecionada para o Dia Mundial do Idoso escancara os desafios e vivências da longevidade por meio do teatro e das artes cênicas. No próprio sábado (27), às 20h, o Teatro Flávio Império (Cangaíba) recebe a peça “Quando Ismália Enlouqueceu”, uma comédia dramática musicada que reflete sobre os anseios da terceira idade a partir de poemas do romantismo e parnasianismo. No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 18h, o Centro Cultural Grajaú apresenta “Ifigênia à Brasileira”, espetáculo que traz ao palco uma protagonista octogenária em diálogo crítico e bem-humorado com a realidade atual.
Já nas Casas de Cultura, é a vez da música e do teatro de rua. Na sexta (26), às 15h, a Casa de Cultura São Mateus recebe o grupo Trovadores de Maria; no dia 27, às 11h, a Casa de Cultura Júlio Guerra recebe ainda o espetáculo de rua “DesAtos; às 14h, a Casa de Cultura Júlio Guerra (Santo Amaro) apresenta o espetáculo “Paulinha entre Amigos”, enquanto às 20h a Casa de Cultura São Mateus recebe Rick Batista cantando sucessos de Amado Batista.
Por fim, no domingo (28), a Casa de Cultura Hip Hop Sul recebe “Preta Dourada – Zeferina” às 13h30, espetáculo que mistura música e resistência em uma potente celebração de ancestralidade; e, para encerrar a programação do Dia Mundial do Idoso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, às 14h, a Casa de Cultura Manoel Mendonça (Santo Amaro) realiza o tradicional baile Sertanejo Mix, Jovens e Eternos, voltado especialmente ao público idoso.
Bibliotecas predominam com aulas, encontros e oficinas de memória
Nas bibliotecas públicas municipais, a programação contempla desde rodas de conversa até práticas corporais e oficinas que estimulam a memória e a criatividade.
Começando pela zona sul, o destaque fica na Biblioteca Viriato Corrêa (Vila Clementino), que às segundas, às 10h, tem uma oficina de inglês; às terças, às 14h, uma oficina de coral; às quintas, das 13h30 às 15h, aulas de redes sociais; às sextas, às 10h, uma oficina de espanhol, e às 15h, atividades de criatividade – todas as oficinas são dedicadas à terceira idade e realizadas pelo Instituto Pinheiro.
Outras atividades marcantes são: a Oficina de Memória, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), às quartas, às 14h, com professora Maria Lucia praticando exercícios que servem para aprimorar a memória e propõem discussões para o bem envelhecimento; e na Biblioteca Raul Bopp (Aclimação), com a Oficina de Escrita para Mulheres às quartas, às 15h, encontros de crochê “Retalhos de Memória”, às terças, das 9h às 11h, e o grupo de Bordado Livre às sextas, das 14h30 às 16h30.
Pela zona norte, no dia 26, às 14h30, a Biblioteca Álvares de Azevedo (Vila Maria Alta) promove o Fórum da Pessoa Idosa, espaço de debate sobre direitos e inclusão. Oficinas de Tai Chi Pai Lin ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, às 15h, na mesma unidade, e às quintas, às 9h, na Biblioteca Brito Broca (Jardim Santo Elias). Já a Biblioteca Érico Veríssimo (Elísio Teixeira Leite) recebe sempre às segundas-feiras, às 8h30, a atividade “Danças de Pindorama”, enquanto a Biblioteca Menotti Del Picchia (Vila Barbosa) sedia, às terças e quintas, das 10h às 11h15, o projeto Viver Melhor, com exercícios de fortalecimento físico e cognitivo.
A programação também inclui encontros tradicionais, como o grupo Amigos do Fidalgo, ativo há mais de 30 anos, que se reúne todas as quintas-feiras, às 14h, na Biblioteca Sylvia Orthof (Tucuruvi), e oficinas que unem saberes e práticas, como crochê e memória na Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester), sempre às quintas, às 15h, e às segundas, às 9h45, respectivamente.
Na Biblioteca Affonso Taunay (Mooca), às quartas, às 9h, voluntários participam do Projeto Octo, que confecciona polvos de crochê destinados a bebês prematuros. No mesmo local, práticas corporais acontecem às quartas, às 13h, e sextas, às 9h, e a oficina de inglês, às sextas, das 10h às 11h.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Serviço: Programação para Terceira Idade
Quando: de 26 a 30 de setembro
Classificação: 60+
Ingressos: Gratuitos
Horários e Locais múltiplos
Programação:
BIBLIOTECAS
Fórum da Pessoa Idosa
26/09 às 14h30
Biblioteca Alvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n° - Vila Maria Alta
Classificação: Livre
É um espaço de debate e discussão sobre temas relevantes para a população idosa, com o objetivo de promover a inclusão, garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida
Oficina Tai Chi Pai Lin
Quando *1: Toda quarta-feira às 15h
Local *1: Biblioteca Alvares de Azevedo, com Solange Martins - Praça Joaquim José da Nova, s/n° - Vila Maria Alta
Quando *2: toda quinta, às 09h
Local *2: Biblioteca Brito Broca, com o CECCO São Domingos - Av. Mutinga, 1.425 - Jardim Santo Elias
Através de movimentos suaves e circulares. São práticas de cultivo da mente e do espírito. É uma alternativa mais suave para sair do sedentarismo. Além disso, melhora a concentração e a coordenação motora.
Danças de Pindorama - com Eri Sá
Todas às segundas-feiras, às 8h30
Biblioteca Érico Veríssimo - Rua Diógenes Dourado, 101 - Conjunto Residencial Elisio Teixeira Leite
Classificação: 50+
A atividade é desenvolvida levando-se em conta os saberes ancestrais e o vasto universo da cultura popular; brincarão com os pés de dança das manifestações: jongo, ciranda, coco de roda, caboclinho e dança dos arcos. Serão encontros dançantes para potencializar a nossa história com a dança e com as memórias.
Projeto Viver Melhor | Instituto Teko Porã
Terças e Quintas, das 10h às 11h15
Biblioteca Menotti Del Picchia - Rua São Romualdo, 382 - Vila Barbosa
Através das atividades físicas, ajudamos as pessoas a melhorar seu condicionamento físico, a força, o cognitivo, o equilíbrio, a flexibilidade e agilidade e ter uma vida mais saudável
Amigos do Fidalgo
Toda quinta, às 14h
Biblioteca Sylvia Orthof - Avenida Tucuruvi, 808 – Tucuruvi
Classificação: 60+
Grupo de terceira idade com mais de 30 anos de história. Com programações como: canto, dança, passeios e sarau
Oficina de Memória
Segundas às 9h45
Biblioteca Lenyra Fraccaroli - Praça Haroldo Daltro, 451 - Vila Nova Manchester
Classificação indicativa: 60+
Em parceria com a UBS Vila Nova Manchester a oficina objetiva estimular a melhora da memória e do desenvolvimento das funções cognitivas do idoso, incentivando a prática de exercícios que estimulem a memória e a adoção de um estilo de vida mais saudável e benéfico.
Oficina de Crochê
Quintas às 15h
Biblioteca Lenyra Fraccaroli - Praça Haroldo Daltro, 451 - Vila Nova Manchester
A oficina tem como objetivo desenvolver habilidades manuais e a motricidade fina, além de estimular a criatividade das participantes e a interação no grupo através de trocas de experiências
Projeto Octo
Todas as quartas-feiras, às 9h
Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549 - Mooca
Sinopse: Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelharem ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Não é preciso ter conhecimento em croché. O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais
Práticas corporais
Todas as quartas-feiras a partir das 13h e sextas-feiras às 9h
Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549 - Mooca
Sinopse: Os exercícios melhoram a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. O alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.
Oficina de inglês
Todas as sextas-feiras das 10h às 11h
Classificação: jovens/adultos/3º idade
Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549 - Mooca
Sinopse: A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado.
Oficina de Inglês - com a professora Márcia do Instituto Pinheiro.
Toda segunda-feira às 10h| Duração 1 hora.
Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Classificação +60
Aulas da língua inglesa para ser utilizada em várias situações do dia a dia.
Oficina de Coral - com a professora Rachel do Instituto Pinheiro .
Toda terça-feira às 14h | Duração 1 hora
Classificação +60
Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Alunos aprendem a desenvolver habilidades vocais como afinação , ritmo , cantando em harmonia e em grupo.
Oficina de Redes Sociais - com o professor Ricardo do Instituto Pinheiro.
Toda quinta - feira das 13:30h às 15:00h | Duração 1:30h
Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Classificação +60
Idosos aprendem a utilizar adequadamente as funções básicas do celular e a internet, com dicas de segurança, usos de aplicativos e segurança digital.
Oficina de Espanhol - com o professor Diego do Instituto Pinheiro.
Toda sexta-feira às 10h | Duração 1 hora
Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Classificação +60
Idosos aprendem a utilizar a língua espanhola através de canções tornando o aprendizado fácil e lúdico.
Oficina de Criatividade - com a professora Beth do Instituto Pinheiro.
Toda sexta-feira às 15h | Duração 1 hora
Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Classificação +60
Aulas práticas utilizando diversos materiais para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos idosos.
Oficina de Memória - com a Profª Maria Lucia Martuscelli Beger
Toda quarta-feira, às 14h | Duração 120 min
Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
Classificação: + 60
A professora Maria Lucia pratica exercícios para aprimorar a memória e propõem discussões para o bem envelhecer. É só chegar, vem com a gente!
Oficina de Escrita Para Mulheres - com Sandra Nedopetalski
Todas as quartas, às 15h | Duração 90 min
Biblioteca Raul Bopp - Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação
O objetivo dos encontros é fazer com que as participantes se sintam confiantes e mais à vontade ao escrever. Por meio de algumas técnicas e exercícios, a oficina pretende despertar a criatividade e o prazer da escrita. Tragam papel e caneta!
Retalhos de Memória (aulas de crochê)
Todas as terças-feiras, das 09h às 11h
Biblioteca Raul Bopp - Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação
Você sempre gostou de arte e artesanato, e gostaria de encontrar semanalmente com pessoas com a mesma paixão? Então esse é o lugar certo, os encontros de costura e artesanato são um espaço criativo das artesãs do bairro em que todas trocam saberes sobre arte, costuras, bordados etc. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Bordado Livre (Bordados Literários)
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Biblioteca Raul Bopp - Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação
O bordado livre é uma técnica de costura artística que permite a criação de desenhos a partir de pontos simples, usando diversos tipos de tecidos e linhas. Se quer conhecer mais dessa prática mas não sabe por onde começar a gente te ajudar.
CENTROS CULTURAIS
Quando Ismália Enlouqueceu- Música
Quando: 27/09/2025, às 20h
Local: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
A peça teatral "Quando Ismália Enlouqueceu" com direção de Fernando Cardoso e direção musical de Tato Fischer, é uma comédia dramática musicada que reflete sobre os costumes e anseios da terceira idade e utiliza versões musicais de poemas do romantismo e parnasianismo brasileiro.
Ifigênia à Brasileira | Semana da Longevidade - Teatro
Quando: 27/09/2025, às 18h
Local: Centro Cultural Grajaú - Rua Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América
Sinopse: Ifigênia é uma historiadora de 80 anos esquecida em uma instituição psiquiátrica. Vítima de depressão catatônica, que a condenou a um silêncio que durou décadas, acaba sendo despertada de seu estado por um jovem médico. Ela ressurge no palco para contar suas histórias de vida e trazer segredos do seu passado. Com um discurso crítico e humor ácido, vai tecer comentários sobre como percebe nossa realidade e nossas questões atuais
CASAS DE CULTURA
Atração: Trovadores de Maria - Música
Quando: 26/09 (Sexta-feira) às 15h
Onde: CCM São Mateus - R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança, São Paulo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: uma experiência de encontro com a cultura viva, cheia de emoção e encanto. Os Trovadores de Maria não só tocam; eles celebram, invocam e encantam, criando uma atmosfera onde a música se torna um altar e a alegria, uma oração.
Prepare-se para uma noite de música e devoção com os Trovadores de Maria, um trio de cavaleiros que transforma fé em arte. Mais do que um grupo musical, Morel, Ethan e Pablo formam uma verdadeira irmandade, unida pela paixão pela música e pela devoção a Maria Santíssima.
Paulinha entre amigos - Forró
Quando: 27/09/2025, às 14h
Local: Casa de Cultura Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro, São Paulo
Sinopse: O espetáculo sertanejo "Entre Amigos"", tem se destacado, oferecendo ao público uma experiência musical que resgata e celebra a riqueza da música sertaneja. Paulinha, com sua voz marcante e presença de palco envolvente, guia um grupo de talentosos músicos que incluem Oliveira, Ivan, Leninha, Magrini, Jane e Fernando.
Atração: Rick Batista canta Amado Batista - Música/Brega
Quando: 27/09 (Sábado) às 20h
Onde: CCM São Mateus - R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança, São Paulo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Prepare-se para uma noite de muita emoção e nostalgia no CEU São Mateus, com a apresentação de Rick Batista. Em um show que é uma verdadeira homenagem, Rick interpreta os grandes sucessos que marcaram a consagrada carreira de seu pai, o lendário Amado Batista.
Com uma voz forte e uma presença de palco carismática, Rick não apenas revive os clássicos, mas também explora outros ritmos, como o forró e o sertanejo. É uma apresentação que mistura a familiaridade das canções que todos conhecem com a energia de novos estilos.
Atração: DesAtos - Cia Engendrada - Teatro de Rua
Quando: 27/09/2025 às 11h
Local: Casa de Cultura Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro, São Paulo
Passando por personagens impactantes das obras de Shakespeare, os artistas se vestem de velhas histórias para contar do presente e o que se estende desde os tempos antigos, DesAtando alguns nós.
Atração: Sertanejo Mix, jovens e eternos / Baile Cida - Sertanejo/Modão Sertanejo
Quando: 28/09/2025, às 14h
Local: Casa de Cultura Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, n°434 - Santo Amaro
Sinopse: Sertanejo Mix: Jovens e Eternos é um tradicional baile sertanejo voltado para a terceira idade, realizado há anos na Casa de Cultura Manoel Mendonça. O evento reúne os amantes do sertanejo de todas as épocas, proporcionando uma noite cheia de música, dança e nostalgia. É o momento perfeito para reviver bons tempos, encontrar amigos e celebrar a juventude de espírito que nunca se perde!
Zeferina - Preta Dourada - Música/Trap
Quando: 28/09/2025 às 13h30
Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro, São Paulo
Sinopse: O espetáculo musical da Preta Dourada é uma celebração vibrante e potente da ancestralidade, da diversidade e da força feminina preta. Com referências que vão do Hip Hop ao Pagodão, passando pelo Trap, Samba, Jazz e Brega, a artista encarna sua musicalidade em uma performance que mistura o sagrado e o profano. Banhada em ouro e dendê, Preta Dourada traz ao palco a voz das periferias, abordando temas como afeto, militância, fé e resistência. Entre ritmos pulsantes e versos afiados, a narrativa conecta São Paulo, Pernambuco e Maranhão em uma conexão ancestral que transcende fronteiras e paradigmas.Empoderada, mãe e avó periférica, ela transforma sua corpa política não normativa em um símbolo de transformação e pertencimento, convidando o público a um mergulho sensorial e reflexivo sobre o feminino preto LGBTQIAPN+ e suas urgências cotidianas.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 16 Pontos de Leitura e 13 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk