Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Do papel para as telas: histórias que inspiraram grandes estreias do cinema de julho podem ser lidas gratuitamente

Julho chega com estreias muito aguardadas nas telas — e os livros e quadrinhos que deram origem a essas histórias podem ser lidos gratuitamente nas bibliotecas da cidade ou pela plataforma digital.

São Paulo, 14 de julho de 2025  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, destaca os livros e quadrinhos que serviram de inspiração para quatro grandes estreias de julho nas telas: “Superman” (DC Studios/Warner Bros. Discovery), “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” (Marvel Studios/Walt Disney Company), a nova temporada de “Sandman” (Netflix) e o live-action de “Como Treinar o Seu Dragão”. As obras originais — citadas como referência por diretores e criadores — estão disponíveis gratuitamente nas Bibliotecas Públicas Municipais e na plataforma BiblioSP Digital, convidando o público a explorar, reler ou descobrir as histórias que inspiraram essas adaptações de sucesso.

Estreando nesta quinta-feira (10), “Superman” é o primeiro filme com selo da DC Studios, comandada por Peter Safran e James Gunn - sendo este último o roteirista e diretor do filme, estrelado por David Corenswet. Trazendo um Homem de Aço “mais esperançoso em um mundo cruel”, segundo Gunn, quadrinhos, como “Superman: O Último Filho”, “O Que Aconteceu ao Homem de Aço” e “A morte do Superman” foram lembrados pelo cineasta como pontos de origem criativa para o desenvolvimento do filme.

Podendo serem lidos no local ou emprestados, “Superman: O Último Filho” tem disponível nas bibliotecas Brito Broca (zona norte), Érico Veríssimo (zona norte), Narbal Fontes (zona norte), Cassiano Ricardo (zona leste), Mário Schenberg (zona oeste), Monteiro Lobato (centro), Paulo Duarte (zona sul) e Prefeito Prestes Maia (zona sul). “O Que Aconteceu ao Homem de Aço” está na Biblioteca Paulo Setúbal (zona leste), e “A morte do Superman” na Biblioteca Cassiano Ricardo (zona leste). Todos os três quadrinhos, ainda, têm exemplares nas bibliotecas Adelpha Figueiredo (zona leste) e Álvares de Azevedo (zona norte), além da Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo (centro) - esta última com um acervo dedicado e com relíquias de HQs, tanto nacional quanto estrangeiro, inclusive contendo inspirações mais marcantes, como os quadrinhos do “O Reino do Amanhã” e “Grandes Astros: Superman”.

Ainda no universo da DC, "The Sandman" é uma série de quadrinhos da DC Comics adaptada para a Netflix, baseada na obra de Neil Gaiman, que gira em torno de Morpheus, o Senhor dos Sonhos, e suas aventuras entre mundos. A produção ganhou destaque por sua abordagem sombria e filosófica, e está em sua última temporada. A nova fase foi dividida em três volumes: o Volume 1, já disponível com seis episódios; o Volume 2, que estreia em 24 de julho com mais cinco capítulos; e um episódio final, programado para 31 de julho.

Os volumes da série em quadrinhos também estão disponíveis nas Bibliotecas Públicas Municipais. “Prelúdios e Noturnos” pode ser encontrado nas bibliotecas Milton Santos (zona leste), Monteiro Lobato (centro), Jayme Cortez (zona norte), Castro Alves (zona sul) e Paulo Duarte (zona sul). “A Casa de Bonecas” está nas bibliotecas Milton Santos (zona leste), Lenyra Fraccaroli (zona leste) e Helena Silveira (zona sul). Já “Noites Sem Fim” está disponível nas bibliotecas Adelpha Figueiredo (zona leste), Mário Schenberg (zona oeste) e Sylvia Orthof (zona norte). Muito além desses títulos, as bibliotecas públicas municipais possuem em seu acervo toda a cronologia da obra disponível para empréstimo, sendo uma excelente oportunidade para mergulhar nesse universo onírico e sombrio que vem conquistando leitores e espectadores.

Migrando ao Universo Cinematográfico da Marvel, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” é a primeira adaptação do grupo sob comando criativo da Marvel. O filme, comandado por Matt Sharkman, se passa na década de 60, ano em que foi criado os personagens, com muitas referências não só de época, mas também dos próprios quadrinhos da família. Em entrevista à Variety, o diretor comentou que a coleção “Quarteto Fantástico: Consertar Tudo”, do quadrinista Richard Hickman, foram influentes para a adaptação, que chega aos cinemas no dia 25 de julho - tanto que Sharkman assina o prefácio da coleção. “Quarteto Fantástico: Consertar Tudo” está disponível gratuitamente e online pela plataforma BiblioSP Digital, podendo ser lido em qualquer lugar e hora.

Outros arcos da Primeira Grande Família da Marvel estão disponíveis nos acervos das bibliotecas públicas municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), tais como o “Quarteto fantástico: Ponto de origem”, na Gibiteca Henfil do CCSP, e a coleção “Os maiores clássicos do Quarteto Fantástico”, reunindo histórias originalmente publicadas dos números 256 a 260, na Gibiteca da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

Outro destaque, “Como Treinar o Seu Dragão” voltou a ganhar destaque com o lançamento do live-action em 2025, baseado no livro homônimo da autora inglesa Cressida Cowell. A obra, publicada em 2010 e ilustrada pela própria autora, acompanha as aventuras de Soluço, um jovem viking que, contrariando as tradições de seu povo, desenvolve uma conexão única com os dragões, tornando-se conhecido como “o encantador de dragões”. A nova adaptação para os cinemas, assim como o livro, explora temas como amizade, coragem, empatia e a superação de preconceitos, e vem conquistando o público nas bilheterias. Além do live-action, a história já conta com uma trilogia de animações amplamente aclamadas.

Para quem deseja ir além das telas, o livro “Como Treinar o Seu Dragão” pode ser lido no local ou emprestado em diversas bibliotecas da capital. Ele está disponível na Affonso Taunay (zona leste), Afonso Schmidt (zona norte), Alceu Amoroso Lima (zona oeste), Roberto Santos (zona sul) e Monteiro Lobato (centro). Ao todo, 20 bibliotecas públicas da rede do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) possuem exemplares da obra em seus acervos. Além desse título, outros livros da autora Cressida Cowell também estão disponíveis para empréstimo, oferecendo uma imersão ainda mais rica no universo dos vikings e dragões.

 

Gibitecas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Gibiteca presente na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. (Foto: Divulgação)
 

Os interessados por este gênero, que completou 156 anos em 2025, não só encontram variados títulos de quadrinhos, graphic novels e mangás, como também podem encontrar com facilidade equipamentos com um acervo especializado. São eles: a Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo, e a gibiteca da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, ambas na região central, além da biblioteca digital BiblioSP,  para maratonar os milhares de exemplares disponíveis.

A Gibiteca Henfil tem um catálogo com mais de 10 mil títulos, entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ, com um espaço totalmente dedicado a zines – impresso artístico de formato livre e independente, sucesso nos anos 60 e 70.  Entre as raridades, um fac-símile da primeira revista do Superman, a primeira revista da Mônica (criação de Mauricio de Sousa) e até alguns exemplares da ‘Tico Tico’, a primeira revista a publicar quadrinhos no país.  A Gibiteca funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados de fim de semana, das 10h às 18h. Os leitores podem emprestar até dez HQs, entre os exemplares circulantes.

Na Vila Buarque, a gibiteca da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato conta com mais de 4.400 exemplares de quadrinhos e mais de 2.300 coleções de gibis e mangás, além de boardgames e locais de leitura imersivos para os frequentadores. O espaço fica em frente à área de convivência da biblioteca e ao lado da sala juvenil para crianças. Seu horário de funcionamento é o mesmo da biblioteca infantojuvenil Monteiro-Lobato: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e sábados das 10h às 14h.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens