Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 6 de Novembro de 2025 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Estátua de Zumbi dos Palmares é temporariamente transferida para o Largo do Paissandu

A escultura ficará no local até a conclusão das obras do Triângulo Histórico
Foto: Divulgação

São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, informa que a estátua de Zumbi dos Palmares foi temporariamente transferida para o Largo do Paissandu. A mudança ocorreu devido ao período de obras de requalificação do Triângulo Histórico.

No último domingo (2), um ato simbólico, com missa campal e cortejo, que reuniu cerca de 100 munícipes, retirou a escultura e a levou até a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paiçandu. Na Praça Antônio Prado, será instalada uma placa informando que após a conclusão das obras, a estátua retornará.

A ação foi realizada em parceria da SP Obras, com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a Subprefeitura da Sé, e Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.


Requalificação do Centro
O Centro Histórico da Cidade de São Paulo vem recebendo conjunto de ações de revitalização, que inclui o restauro do Viaduto Santa Ifigênia, concluído em 2024, e a revitalização do Viaduto do Chá, prevista para 2026. As ações têm como objetivo valorizar a região central, garantindo mais segurança, mobilidade e acessibilidade à população.

O Calçadão do Triângulo Histórico, espaço onde ficava a estátua de Zumbi Dos Palmares, recebe dentro das requalificação, reforma dos calçadões e calçadas, instalação de novo mobiliário urbano e sinalização turística, nova iluminação funcional e cênica, além da modernização da infraestrutura subterrânea.

Saiba mais:
https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/w/missa-campal-e-cortejo-celebram-o-dia-de-finados-com-resgate-da-ancestralidade-negra-no-centro-de-sp

Escritor por: Giovanna Leite Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 21 Casas de Cultura, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens