Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Evento de Economia Criativa reúne cerca de 150 pessoas no centro da cidade

São Paulo, 11 de agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizou na última quinta (7), o evento “Economia Criativa: da Teoria à Prática – Estratégias Globais para o Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”.
A programação, realizada na Biblioteca Mário de Andrade, reuniu cerca de 150 pessoas que puderam acompanhar quatro painéis com importantes especialistas da área. A iniciativa veio com o objetivo de democratizar os ensinamentos sobre como promover ações de economia criativa através de políticas públicas em grandes centros urbanos.
O estudante de produção cultural, João Agostinho da Silva Filho, é um entusiasta das atividades de economia criativa e marcou presença no evento : “O que estava faltando era uma capacitação nesta área. Então oportunidades como essa auxiliam muito, motivam a querer seguir nesse caminho e a reconhecer a pluralidade que a economia criativa tem”.
Gustavo Curcio, professor da FAUUSP, palestrou no painel: “Cultura e Cidade: Um binômio virtuoso para o desenvolvimento sustentável e inclusivo” e reforçou sobre a importância da inclusão da cultura ao planejamento urbano e o quão relevante é promover encontros que escutem pessoas de diferentes pontos da cidade, para juntos, fortalecer a cultura como ferramenta de desenvolvimento e geração de renda.
Para ele, São Paulo pode ser considerado uma referência na Economia Criativa, devido sua pluralidade cultural já que na mesma cidade convivem várias culturas que se transformam em uma só, a “cultura paulistana”. “ Muitas políticas que vêm sendo implementadas, vem de muitas gerações e agora estão sendo colocadas em prática. Então ver essa real preocupação da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em manter um legado é muito importante.”
Além desta programação, a SMC oferece outras atividades de Economia Criativa que podem ser acessadas pelo site.
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk