Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025 | Horário: 21:03
Compartilhe:

Eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa atraem turistas para a Cidade de São Paulo

Visitantes de outros estados e países frequentam a a capital em busca de atrações e movimentam turismo e economia
Foto de turista na Virada Cultural 2025 - Foto: Arquivo SMC

São Paulo, setembro de 2025 – Neste sábado (27) é celebrado o Dia Nacional do Turismo, e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa os eventos culturais movimentam o turismo na cidade de São Paulo. Com programações diversas, para todos os tipos de públicos, os grandes eventos culturais gratuitos se destacam e impulsionam diferentes setores da capital.

A Virada Cultural, principal evento da SMC, completou 20 anos em 2025. Com programações gratuitas em todos os pontos da cidade, o evento mobiliza multidões em todas as regiões. Neste ano, 9,5% do público eram turistas. Entre os dados da pesquisa realizada pela Spturis, mais de 80% afirmaram que a percepção sobre São Paulo melhorou após o evento. Reforçando sua função de democratizar a cultura, 83,9% dos participantes afirmaram que não teriam acesso a essa programação se não fosse durante o festival e a aprovação foi de 99%, segundo o Datafolha.

Com o Carnaval de rua o cenário não é diferente. Em 2025, o público de turistas cresceu 73,7% em relação a 2024, reunindo brasileiros e estrangeiros nos “bloquinhos”. Além disso, o evento movimentou principalmente os setores de alimentação, passeios culturais, entretenimento e comércio, com gasto médio de R$1.140 por visitante.

Encerrando o calendário de eventos na cidade, o Réveillon na Paulista transforma o coração da cidade com shows e celebrações para a chegada do próximo ano. A última edição recebeu turistas de todo o Brasil e de países como Alemanha, Argentina e Estados Unidos. Mesmo com a competitividade em eventos realizados no final do ano, a economia segue sendo movimentada em São Paulo na ocasião, gerando um gasto médio de R$1.670 por visitante. A satisfação do público é alta e a maioria pretende voltar na próxima edição.

Grandes eventos como a Virada Cultural, o Carnaval e o Réveillon fortalecem a cena cultural paulistana, mas também impulsionam o turismo, evidenciando um trabalho intersecretarial. Além desses eventos, durante todos os dias e em várias regiões da cidade nossos equipamentos culturais estão recebendo programação.” afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

 

collections
Galeria de imagens