Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
FBC faz palestra gratuita na Biblioteca Mário de Andrade neste domingo (21)

São Paulo, 16 de setembro de 2025 – Neste domingo (21), às 16h, na Biblioteca Mário de Andrade, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, apresenta mais uma edição da temporada 2025 do projeto Sons e Letras, em que artistas compositores de diversas vertentes compartilham suas trajetórias criativas. A estrela dessa vez é o rapper mineiro FBC que compartilha caminhadas, poesias, histórias sobre sua vida e trabalhos artísticos com a mediação do jornalista paraense Arthur Nogueira.
Carinhosamente conhecido como Padrim, o músico recebe o público da BMA para conhecer seus processos de composição, suas influências na música e como ele conecta o som e as letras. Recentemente, o artista lançou o álbum “Assaltos e Batidas” que apresenta várias vozes das favelas, passando por diversos personagens. O projeto conta também, com um curta-metragem que costura as faixas em uma narrativa audiovisual.
Em 2023, explorava temas existenciais e beats futuristas no álbum “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar para Outro Planeta”. Obra escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte como um dos 50 melhores álbuns nacionais do ano. Dois anos antes, junto com o DJ mineiro, VHOOR, fez o disco “Baile” que lançou hits como “Delírios”, “De Kenner” e “Se Tá Solteira”. Este trabalho celebra o “baile da UFFÉ”, sigla que representa a união da fé e da força das comunidades de Belo Horizonte.
Sobre o mediador Arthur Nogueira
Nasceu em Belém, em 1988. É cantor, compositor, produtor musical, curador e jornalista. Lançou seis álbuns próprios, entre os quais “Sem medo nem esperança” (2015) e “Brasileiro profundo” (2022). Compôs melodias para versos de grandes nomes do mundo, como Antonio Cicero, Alice Ruiz, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira. É o produtor musical dos álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto. Produziu e apresentou a série “Canto poesia: poetas na canção popular do Brasil” (2023), na Rádio Cultura Brasil.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Culturas, Centros Culturais, Teatros e Bibliotecas da Prefeitura.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - sem necessidade de retirar ingresso
Atração: Sons & Letras | FBC e Arthur Nogueira
Palestras e Debates
Quando: Domingo (21) às 16h
Onde: Auditório Rubens Borba de Moraes na Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94 - República
Duração: 2h
Sinopse: FBC é um dos artistas mais inventivos do rap brasileiro. Com letras afiadas e uma presença de palco marcante, ele construiu uma trajetória que transita por diferentes sonoridades e experiências de quem vive nas ruas, sempre olhando adiante. Estourou nacionalmente com músicas como “Se Tá Solteira” e “De Kenner” e já colaborou com nomes importantes como Djonga, Don L e Ana Frango Elétrico.
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk