Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Feiras de livros começam nesta semana em bibliotecas da zona norte, leste e oeste da cidade

São Paulo, 17 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, levam feiras de troca e doação de livros nas bibliotecas públicas municipais da pasta, em múltiplos horários e entre os dias 18 e 26 de julho. As bibliotecas Nuto Sant’Anna (zona norte), Cora Coralina (zona leste) e Jovina Rocha Álvares (zona leste) realizam uma feira de doação de livros, enquanto uma feira de troca de livros acontece na biblioteca Álvaro Guerra (zona oeste). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro participante da atividade. Uma pessoa pode pegar até dois livros, desde os gêneros de fantasia e ficção a autobiográficos, romances e quadrinhos.
Começando nesta sexta (18), das 10h às 15h30, e sábado (19), 11h às 13h30, a feira de doação da Nuto Sant’Anna, em Santana, zona norte de São Paulo, conta com mais de 150 livros disponíveis. Na próxima sexta (25), as bibliotecas da zona leste Cora Coralina, em Guaianases, e Jovina Rocha Álvares, na Artur Alvim, abrem suas portas e realizam a sua feira de doação de livros. Na Cora, a atividade começa a partir das 09h e continua até o horário normal de fechamento da biblioteca; na Jovina, o “Pegue, Leve e Leia” compreende das 08h às 15h.
Por fim, na zona oeste da cidade, mais precisamente no bairro de Pinheiros, a Biblioteca Álvaro Guerra propõe uma nova forma de estímulo literário com sua Feira de Troca de Livros, incentivando desapegos e uma maior circulação de livros e de seus leitores. O participante poderá levar a mesma quantidade de livros que trouxer, independentemente de semelhanças entre os títulos. A atividade fica na Sala de Reuniões, anexa ao Espaço de Leitura da Biblioteca, das 10h às 14h.
As feiras estão sujeitas a alteração de horário e local, que serão comunicadas brevemente nos canais de comunicação. Caso termine a quantidade de livros para distribuição das feiras de “Pegue, Leve e Leia”, as bibliotecas pode encerrar as atividades antes do horário previsto, recomendado chegar cedo ao local. A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Sexta (18) e sábado (19)
Biblioteca Nuto Sant’Anna
Atração: Pegue, Leva e Leia
Data: 18/07 das 10h às 15h30; 19/07 das 11h às 13h30
Horário: a partir das 09h
Dentro da Biblioteca
Endereço: Endereço: Praça Tenório de Aguiar, 32 - Jardim São Paulo | CEP - 02044-080
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer. Serão distribuídos mais de 150 livros.
Sexta (25)
Biblioteca Cora Coralina
Atração: Pegue, Leva e Leia
Data: 25/07
Horário: a partir das 09h
Dentro da Biblioteca
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases | CEP - 08412-000
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Pegue, Leve e Leia
25/07 das 08h às 15h
Dentro da Biblioteca
Endereço: Av. Padre Francisco de Toledo, 331 - Conj. Habitacional Padre Manoel da Nóbrega | CEP - 03590-120
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Diversos títulos estarão disponíveis na entrada da biblioteca, podendo levar até 02 livros por pessoa. Venha garantir o seu exemplar!
Obs. Caso termine a quantidade de livros para distribuição , encerraremos antes do horário previsto
Sábado (26)
Biblioteca Álvaro Guerra
Feira de Troca de Livros
Data: 26/07 das 10h às 14h
Local: Sala de Reuniões anexa ao Espaço de Leitura da Biblioteca Álvaro Guerra
Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 1919 - Pinheiros | CEP - 05419-001
Classificação: Livre
Sinopse: A proposta é simples e inclusiva: o participante poderá levar a mesma quantidade de livros que trouxer, independentemente de semelhanças entre os títulos. Pretendemos estimular o desapego literário e, principalmente, o prazer da descoberta de novas leituras, sem a preocupação com critérios rígidos de troca. Ressalto que o objetivo da ação não é aumentar o acervo da biblioteca, pois recebemos doações regularmente, mas sim, incentivar a circulação de livros e de leitores. Os livros estarão organizados nas mesas, separados por temas e faixas etárias, para facilitar a escolha.
Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk