Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Fim de semana nas Bibliotecas têm programação especial da Jornada do Patrimônio, doação de livros, audição de piano e mais
São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva 33 atividades culturais gratuitas no fim de semana, totalmente gratuitas. Como destaque, há as 16 oficinas e roteiros especiais que acontecem nas bibliotecas durante a Jornada do Patrimônio, a feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” na Biblioteca Affonso Taunay e a diversidade de agenda nas bibliotecas Hans Christian Andersen, Álvares de Azevedo, Padre José de Anchieta e Viriato Corrêa para o sábado.
Na zona norte, há na Biblioteca Álvares de Azevedo as oficinas de pandeiro com o professor Well Martins aos sábados, das 14h às 16h, simultaneamente com as aulas de inglês para iniciantes com Andressa Nicacio, das 14h às 15h30, e um sarau exclusivo e inédito das Guardiãs do Silêncio às 10h, com o tema “Anjos”, com atrações de dança, poesia, música e palestras. Rodas de capoeira chegam todos os sábados pela manhã nas bibliotecas Érico Veríssimo (às 11h) e na Padre José de Anchieta (às 09h), sendo que neste sábado (16), a programação do final de semana na Padre José de Anchieta leva um evento de jogos de tabuleiro por seus espaços, a partir das 13h. Enquanto a Biblioteca Menotti Del Picchia oferece um mutirão de RPG com Breno Alves regularmente aos sábados, das 11h às 14h.
Indo para a zona leste, a Biblioteca Ricardo Ramos promove uma roda de conversa e networking sobre Literatura Periférica no sábado (16) às 11h. A biblioteca Hans Christian Andersen, por sua vez, fica como destaque, com o público podendo participar da oficina de Agulha Mágica, às 11h, e de colagem, em especial à Jornada do Patrimônio, às 10h, e um sarau da Academia Contemporânea de Letras também às 11h.
No Centro de São Paulo, as bibliotecas Monteiro Lobato e Raul Bopp abrem seus espaços, às 10h, para aulas de Regência Orquestral e uma roda de conversa sobre a definição de “autoconhecimento ecológico” e conscientização ambiental, respectivamente.
Por fim, na zona oeste, a Biblioteca Mário Schenberg realiza audições de piano com a professora e pianista profissional Silmara Galaverna das 10h às 13h, para todos os pianistas que desejam mostrar seus dotes; e na zona sul, a Biblioteca Viriato Corrêa oferece as oficinas de meditação todos os sábados, das 10h30 às 11h30, e um oficina única de Trovas – poemas autônomos curtos de até quatro versos rimados – às 10h.
Para mais informações e para se inscrever nas atividades, acesse o site oficial da Jornada do Patrimônio e procure por sua atração favorita. Mais informações, fique ligado nas redes sociais e no site institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk